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Gustavo Katibian

[Resolvido] Desabilitar botão após clicar.

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Bom galera, estou fazendo uma página em flash simples...

 

Estou com dificuldades nos botões, vou tentar explicar, são três imagens do botão:

 

1. Imagem normal

2. Imagem quando passa o mouse no botão

3. Imagem quando o botão é desativado

 

Eu quero que quando a pessoa clicar no botão, a imagem 3 fique, ou seja, a imagem do botão desativado fique, como eu posso fazer isso?

 

Eu fiz assim, coloquei nos 4 button assim:

 

1. Primeira imagem: Botão normal

2. Segunda imagem: Imagem quando passa o mouse no botão

3. Terceira imagem: Imagem quando o botão é desativado

4. Quarta imagem: Imagem quando o botão é desativado

 

Está nessa ordem, alguém poderia me ajudar?

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??????????

Boiei...

 

você criou um botão com com F8 e no view colocou essa imagem, over colocou a segunda imagem, no click colocou a terceira imagem e na area colocou a mesma terceira imagem?????

Ou você fez um movie clip e fez isso?

 

Explica direito isso ai.

 

Pq button tem 4 propriedades diferentes

São elas

View, over, click e area

 

As que você consegue ver são só as 3 primeiras a 4 e só a area clicavel do botão

 

Então explica isso ai para a galera poder lhe ajudar melhor.

Mas basicamente vai ser algo usando gotoAndStop no frame do MC que você quer que ele fique parado... relacionado a uma condição

 

Abraços

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Então, exatamente, eu fiz um Button com o F8...

 

Um exemplo:

  • View = Imagem Postada
  • Over = Imagem Postada
  • Click = Imagem Postada
  • Area = Imagem Postada

Então eu quero que quando o usuário clique, a imagem do botão desativado fique fixa, ou seja, a imagem de Click e área.

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Ai você tem que criar um movieclip e adicionar esse estado em um frame, e quando o cara clicar você manda ir e parar nesse frame.

E o Estado Area é somente a area clicavel não é visivel pro usuario.

Abs

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O google sabe :)

 

E fazer frame 1 = imagem 1

frame 2 = imagem 2

frame 3 = imagem 3

frame 4 = imagem 4

bt.onRollOver = function(){
 this.gotoAndStop(2);
}

bt.onRelease = function(){
 this.gotoAndStop(3);
}

Siga a regra e a lógica para os demais

 

Detalhe isso já foi mais de uma vez explicado aqui... com direito a video aula no imasters.com.br

Google neles rapaz.

 

Abraços

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Poxa cara, vou te falar a verdade, eu só péssimo em flash, não sei nada quase e nem pretendo seguir carreira nisso, apenas quero aprender a fazer isso, não têm como você explicar de uma forma que eu possa entender?

 

-

 

Certo, coloquei as imagem nos 4 frames, pega esse action e coloca em cada frame?

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http://www.pontoflas...tema=4&post=507

http://www.pontoflas...tema=4&post=466

http://www.pontoflas...tema=4&post=461

http://www.pontoflas...tema=4&post=443

http://www.pontoflas...tema=4&post=434

Bom eu aprendi com os milhões de exemplos desse site.

E assim como você quando achei esse site ai... eu não sabia porcaria alguma.

Então baixe os exemplos veja como são feitos e tente fazer igual.

Tem varios tipos de menus diferentes http://www.pontoflas..._ind.php?tema=4

 

Só entrar aqui e sair clicando em tudo e ver um +/- como você quer... baixa fla vê como foi feito e ai reproduza.

Eu ia passar para você um tópico que respondo como faz passo a passo... mas o search ta bixado... então deixa pra lá.

 

Abraços

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Fiz o que você disse e encontrei um botão que eu pude editar para o meu uso.

 

O problema é o seguinte, na FLA dele ele funciona, mas quando eu transferi pra minha página, o mesmo não funciona.

 

O botão é composto por 2 Layers, uma do botão (da area, area do botão) e da animação do botão, ou seja, ao clicar muda para o desativado.

 

A layer do botão (a que está com o F8 Button), têm este action:

on (release) {
	if (Number(/button:down) == 0) {
		tellTarget ("/button") {
			gotoAndPlay("start");
		}
	}
}

A layer de baixo (a layer com MC, onde está mudando o botão) ao abrir o MC ela fica assim:

Imagem Postada

 

button no caso é o nome que eu coloquei no Instace Name.

 

Até ai tudo bem, no FLA dele funciona, mas quando transferi para a minha página, ele não funciona... Ele dá este erro:

 

Location:
Scene=Scene 1, layer=Layer 18, frame=1, Line 2

Description:
Unexpected '/' encoutered

Source
if (Number(/button:down)== 0){

Eu acho que é por causa daquela " / ", mas se eu tirar, da mesma força ele não funciona...

 

Tentei colocar as 2 layers do botão dentro de outro MC, não vai...

 

O que estou fazendo de errado?

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Novas versões não entendem esse código porque é codigo utilizado com AS 1 ou AS 2 antigo.

 

O que você faz é substituir isso: tellTarget ("/button") por um sem barra

 

Ou fazer this.tellTarget(){ gotoAndPlay("start") };

 

Melhor faça assim:

on (release) {
 if (this._currentFrame == 0) {
 this.gotoAndPlay("start");
 }
}

Acredito que vá fazer o mesmo efeito que você quer e o que ele fez ;)

O start ali é o nome do frame... caso n queira colocar nome no frame, simplesmente de o numero do frame como referencia no lugar... sem aspas.

 

Abraços

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Eu usei esse código:

on (release) {
		tellTarget ("button") {
			gotoAndPlay("start");
	}
}

E funcionou...

 

Agora aprendi como fazer, agradeço muito a sua ajuda, se não fosse você eu não teria conseguido.

 

Muito obrigado mesmo!

 

Abraços.

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