Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zoaldyeck

Visualg Algoritmo Decaimento Radioativo

Recommended Posts

Sou novo aqui e não estou conseguindo fazer esse algoritmo, se vocês puderem me ajudar.

"Uma pessoa possui No núcleos radioativos em seu corpo. Durante um pequeno intervalo de tempo At , a probabilidade de que um destes núcleos decairá é cAt , em que c é uma constante. Supondo que não sejam adquiridos novos núcleos radioativos, o número de núcleos perdidos após o intervalo de tempo At pode ser estimado por N1=No-N2cAt em que N2 é estimado por N2=No-(NocAt)/2. Use estas expressões para escrever um programa que lhe dirá quantos núcleos foram perdidos entre um tempo t1 e t2, considerando N subintervalos de tempo."

Obs: At = Delta T = t2-t1 - O usuario digita t2 e t1.

c = constante que o usuario digita.

N = subintervalos que o usuario digita tambem.

No = número de núcleos inicial que o usuario digita.

Aparentemente é apenas aplicação de fórmula, mas eu não estou conseguindo emplementar esse esquema de subintervalos, meu professor disse que funciona da seguinte forma: se você calcula o decaimento direto em apenas um intervalo, há uma margem de erro, que diminui conforme a quantidade de subintervalos aumenta... O grafico dessas equaçoes é uma meia parabola com concavidade para cima, calculando parte por parte e somando, chega em um resultado mais exato de nucleos decaidos do que se calculando direto e eu não consigo fazer isso =/

Tai uma imagem do grafico de decaimento:

Imagem Postada

O que eu fiz até agora é apenas o básico e não consigo sair disso, se alguem puder dar uma luz ae.

var
n0, n1, n2, t1, t2, t3, At, c,: real

inicio
escreval ("Digite o número de núcleos no corpo: ")
leia (n0)
escreval ("Digite o intervalo de tempo que vai de T1 até T2: ")
escreval ("Digite T1: ")
leia (t1)
escreval ("Digite T2: ")
leia (t2)
   se (t2<t1) entao
   t3<- t1
   t1<- t2
   t2<- t3
   fimse
escreval ("Digite o valor da constante para se calcular o decaimento: ")
leia (c)
escreval ("Digite o número de sub-intervalos desejados para se calcular o decaimento: ")
leia (N)
At<- t2-t1
n2<- n0 - (n0*c*At)/2
n1<- n0 - n2*c*At
fimalgoritmo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos para a gente tentar resolver, de umas entradas e saídas corretas do programa como exemplo para auxiliar ae!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.