Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Os 5 segredos para aumentar sua criatividade

Recommended Posts

Dúvida recorrente da maioria dos web designers, principamente aqueles que estão começando, a criatividade é considerada a maior dificuldade e o bem mais precioso que encontramos em nossa profissão. O problema é que nem sempre encontramos a tal criatividade. E agora? O que fazer?

 

 

 

Muitos acham que é dom, que as pessoas já nascem com ela. Sem dúvida existe alguma verdade nessa afirmação afinal em todas as profissões encontramos pessoas de criatividade rara, que vão desde os mestres do Futebol como Pelé e Garrincha até grandes músicos como Tom Jobim e Roberto Carlos. (Claro, Roberto Carlos! Vai me dizer que um cara que conseguiu colocar na letra de uma música a frase "nos programas vespertinos de televisão" cujo tema são as baleias, isso não seria uma grande prova de criatividade?). Imagem Postada

 

Porém existe um nível de criatividade que todos nós podemos adquirir com o aprendizado. Assim como qualquer um aqui pode aprender a tocar guitarra. Uns vão demorar mais, outros menos, mas com disciplina e determinação com toda certeza você também será capaz de tocar tal instrumento. Tá, é bem provável que você não chegue aos pés de Eric Clapton e Mark Knopfler mas você poderá tocar guitarra ao nível de um guitarrista do NXZero, Charlie Brown Jr ou CPM22, porquê não? Imagem Postada

 

O que estou querendo dizer é que para fazer layouts bonitos e profissionais não é preciso nascer de novo. Basta ter disciplina e seguir algumas regrinhas que vou dizer aqui. A idéia é trabalhar melhor o seu bom gosto, apurando seu sentido visual e assim sair do amadorismo. Tudo isso a gente pode aprender. Aqui vão algumas dicas.

 

1. Observe e Questione! Essa é uma dica que costumo dar a todos os meus alunos. Como ser criativo sem observar e questionar a criatividade dos outros? É, nesse caso só nascendo de novo e vindo com esse poder. Agora, se você não está afim de nascer de novo para ter esse dom de ser criativo sem influência de ninguém, passe a observar e questionar. Veja o layout do meu site. Porquê eu utilizei essas cores? Porquê esse fundo? Porquê coloquei meu logotipo do lado esquerdo e não do lado direito? Vá até a televisão. Porquê a vinheta da Globo tem o fundo branco? Porquê aquele som? Porquê a Globo sempre utiliza a mesma fonte em todas as chamadas, reportagens e vinhetas de novela? E porquê a Record imita essa fonte? Porquê a maioria das marcas de empresas de tecnologia são na cor azul, preto, vermelho ou cinza? Porquê nenhuma tem a cor rosa-choque? Passe a observar, perguntar e procurar as respostas. Ao procurar as respostas você aprende e vai guardar isso na memória. Quando pedirem para você fazer um logotipo de empresa de tecnologia, por exemplo, você já vai saber porquê utilizar azul, preto, vermelho ou cinza, ou até mesmo, arriscar e ser ousado num logotipo rosa-choque. Imagem Postada

 

2. Brainstorm. Essa palavra afrescalhada nada mais é do que "tempestade de idéias", que também soa como outra frescura. Mas nada mais é do que você juntar todo mundo da equipe e ficar soltando idéias pra todo mundo, o vulgarmente conhecido como "peidando idéia". (desculpe a expressão, não pude segurar, aí tive que… soltar a expressão). Imagem Postada Um vem com uma idéia, outro com outra idéia. Às vezes o início da idéia de um é bom mas o final não. Já o outro amigo tem um final melhor do que do outro amigo. Dessa confusão pode vir algo criativo. Essa prática é feita normalmente em grandes agências. Muitas propagandas premiadas não nasceram de uma pessoa só que tinha o dom da criatividade, mas de várias pessoas que soltaram uma ali e outra aculá.

 

3. Relaxe. A criatividade muitas vezes não vem durante o trabalho. Vem quando você está relaxado. Isso é muito comum. Pode vir enquanto você está dirigindo, sentado no metrô, deitado na cama ou até mesmo lavando prato. Como sua cabeça está vazia e você está relaxado sem estar focado em nada, a idéia vem. Normalmente o start dessa idéia ocorre quando você vê alguma coisa durante esse relaxamento ou quando vem algum pensamento ou memória, desencadeando a idéia.

 

4. Durma. Se você passou horas e horas pensando e nada que preste veio, então vá dormir. Estudos de cientistas americanos mostram que o sono estimula a criatividade. O estudo feito por Sara Mednick, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, e colegas mostra que a fase REM estimula diretamente o processamento criativo mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. Por isso, não é raro a gente ir dormir sem solução para um layout e acordar com uma solução criativa pronta na cabeça, faltando apenas jogar para o computador.

 

5. Estude. Criatividade, principalmente em web design, segue tendências. O que é bonito hoje provavelmente não será bonito amanhã. Por isso é importante sempre se manter atualizado, estudando novas soluções de layout, continuando a ler este blog periodicamente e fazendo cursos de atualização, principalmente cursos que propõe você a produzir e estimular sua criatividade como este aqui.

 

Ser criativo não é impossível. Basta querer.

 

 

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:lol: Bom tópico!

 

Uma dica minha pra galera estimular a criatividade:

 

* 1º Estar com um ótimo ânimo e gostar do que faz (de verdade, não como muitos só gostam pela grana infelizmente).

 

*2º O ambiente de trabalho altamente estimulante e tranquilo para você.

 

*3º Música! Isso é fundamental pra eu ter trabalhar com a mente relaxada e ter várias influencias que sempre me ajudam ao máximo. Só tem que escolher o estilo musical de acordo com o serviço que você vai fazer ou não vale p/ os 2 lados depende da pessoa claro.

 

E por último um bom descanso q ajuda d+ na absorção do q você fez durante o trabalho e novas idéias surgirão quando retornar ao trabalho.

 

abs à todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

*3º Música! Isso é fundamental pra eu ter trabalhar com a mente relaxada e ter várias influencias que sempre me ajudam ao máximo. Só tem que escolher o estilo musical de acordo com o serviço que você vai fazer ou não vale p/ os 2 lados depende da pessoa claro.

 

Concordo em parte. A música para mim é indispensável, mas não precisa ter esta relação com o serviço que faço, na verdade precisa ser um estilo que eu goste, pois assim me sinto bem para trabalhar e desenvolver minhas atividades.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas dicas ajudam sim, não há dúvidas. B)

 

 

Mas não se "aumenta" a criatividade. Você a estimula.

 

 

E, como qualquer coisa relacionada a mente, ela é muito subjetiva. Cada indivíduo tem sua própria forma de estimular. Pra mim, pegar a bike e dar uma boa volta me estimula muito. A natureza, os sons e tonalidades que a formam me servem de inspiração pra praticamente 99% dos meus trabalhos.

 

Outro exemplo dessa subjetividade é a música. Para a maioria dos meus colegas (incluem os amigos que responderam acima :D) música é fundamental. Já para mim, em 99% dos casos atrapalha, me tira a concentração, não me estimula NO TRABALHO, NA HORA DE CRIAR. Já conversas descontraídas ou com assuntos diferentes me fazem ter mais ideias.

 

Achei bacana publicar isso. Muitas pessoas perguntam como sair de um estado de coma criativo. Esses são os primeiros passos para aprender a caminhar sozinho em suas próprias descobertas. ;)

 

 

Parabéns cara pelo artigo! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, estou desenvolvendo um site, mas quando olho ele me sinto mal :( ...

 

Com as dicas do amigo, já cultivo uma esperança e sei que não vou precisar nascer de novo =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas mesmo, qualquer profissão que precisa lidar com criatividade tem que seguir este tipo de doutrina.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma palavra pra definir seu post maninho "CRIATIVO" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif srsr... parabens cara, ta de mais e na certa vai ajudar bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.