Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SagaZ8

Banco X Instância X Instalação

Recommended Posts

Olá !

 

Estou começando a estudar banco de dados em geral, mais especificamente SQL Server.

Mas de tanto ler e conversar com pessoas do ramo. Me surgiu um dúvida.

 

Existe alguma diferença entre os termos abaixo:

  • Banco
  • Instância
  • Instalação

Os termos me parecem que são usados em momentos muitos parecidos num projeto ou até mesmo no dia a dia dos DBAs. Porém eles não estão claros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi

 

Estou no mundo SQL Server há pouco tempo, minha área forte é Oracle, mas creio que dê para ajudar:

Instância - Seria a instalação do SQL Server no servidor

Banco - Seriam unidades de dados dentro da instância

Explicando: Quando você instala o SQL Server em um servidor, você está criando uma instância, que inicialmente terá o mesmo nome do servidor. Você pode criar várias instâncias em uma mesma máquina, mas obrigatoriamente deverá existir uma instancia default (com o nome da máquina).

Já o banco de dados são unidades de armazenamento dentro da instância. Alguns bancos são obrigatórios, como o master (que contém os metadados da instância), o msdb (dados do agent - jobs, agendamentos, etc) e o temp (dados temporários). Outros são criados pelo dba, conforme sua necessidade.

 

Espero ter ajudado!

Lílian Barroso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi

 

Estou no mundo SQL Server há pouco tempo, minha área forte é Oracle, mas creio que dê para ajudar:

Instância - Seria a instalação do SQL Server no servidor

Banco - Seriam unidades de dados dentro da instância

Explicando: Quando você instala o SQL Server em um servidor, você está criando uma instância, que inicialmente terá o mesmo nome do servidor. Você pode criar várias instâncias em uma mesma máquina, mas obrigatoriamente deverá existir uma instancia default (com o nome da máquina).

Já o banco de dados são unidades de armazenamento dentro da instância. Alguns bancos são obrigatórios, como o master (que contém os metadados da instância), o msdb (dados do agent - jobs, agendamentos, etc) e o temp (dados temporários). Outros são criados pelo dba, conforme sua necessidade.

 

Espero ter ajudado!

Lílian Barroso

 

 

 

Muito com Lilian Imagem Postada

Somente uma correção: Na instalação, não preciso deixar a primeira ou qq outra instancia com o nome da máquina, eu posso colocar qq nome, com um limite de 64 (ou eh 68) caracteres.

 

Abçs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.