Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Os deslizes mais cometidos na internet

Recommended Posts

Os deslizes mais cometidos na internet

Conheça o curso ao vivo: Técnicas de Produção e Estratégias de Conteúdo Digital

 

A segurança do patrimônio de uma empresa está intimamente ligada à garantia de que toda a informação gerada e armazenada no data center esteja protegida contra ataques de crackers, espionagem industrial, e até mesmo adulterações feitas por colaboradores insatisfeitos.

 

Cabe ao gerente de TI estar a par dos deslizes mais cometidos na internet e atuar junto à sua equipe para evitar a ação de ciberpiratas. São sete os deslizes - ou pecados capitais da internet - mais comuns.

 

A negligência vem em primeiro lugar. Cuide para que um bom antispam, um antivírus e um firewall (ferramenta que controla o fluxo de informações que entram e saem de cada computador pertencente à rede) estejam devidamente ativados, sempre.

 

A indiscrição vem logo a seguir, em segundo lugar. Jamais informe suas senhas para quem quer que seja, sob pena de se arrepender do vacilo assim que invadirem seus arquivos mais estratégicos ou sua conta bancária. O mesmo cuidado vale para os dados pessoais, como RG e CPF, que podem atrair os crackers prontos para atacar quem está na ociosidade. Portanto, use a internet com objetividade. Quem navega a esmo pode acabar atracando num ambiente nada seguro. Por mais que se fale, muitas pessoas continuam abrindo spams, fotos e vídeos anexados às mensagens de e-mail.

 

O oportunismo, ou aquela velha mania de querer tirar vantagem de situações, leva muitas pessoas a cometer erros que custam caro. Viagens gratuitas, crédito fácil, premiações... Nunca participe de sorteios desconhecidos nem acesse links de ofertas tentadoras. A chance de se tratar de uma armadilha para roubar dados e identidades é superior a 98%. Certifique-se de que todos na empresa adotem o mesmo comportamento.

 

Outro vício a combater é a curiosidade. Quando ela é mais forte que o bom senso, algumas pessoas acabam abrindo mensagens que trazem cenas inéditas de filmes, reportagens, fotos de acidentes etc. E o perigo se esconde inclusive no Twitter e nas redes sociais. Saiba que, por trás de todo esse 'serviço de informação', há uma quadrilha pronta para explorar as fraquezas dos que se acham espertos. Eles invadem o computador de forma sorrateira para roubar senhas e dados confidenciais.

 

A infantilidade é outro problema. Quando se trata do uso da internet para fins pessoais ou profissionais, infantil ou ingênua é aquela pessoa desatenta, que não presta atenção aos e-mails que recebe, que não desconfia de nada ao receber inúmeros e-mails idênticos, fototorpedos, cartões ou charges de destinatários desconhecidos. Há mecanismos que se apropriam da sua lista de endereços para enviar vírus aos seus conhecidos.

 

Vale, por fim, pensar mais atentamente na empresa. Por mais estável que esteja sua situação financeira, ninguém deve descuidar da segurança virtual. A ideia de que a instituição tem uma conta bancária abastada pode levar ao deslize do desperdício, de se esquecer das regras e orientações do próprio banco nas movimentações online. Como é do interesse de todos, os bancos costumam deixar lembretes e advertências na página de abertura das homepages para que seus correntistas se previnam contra os mais recentes golpes.

 

Vestir a camisa da empresa, procurando seguir todas as recomendações de segurança virtual, parece ser o melhor caminho para o progresso de toda a empresa e de cada um de seus colaboradores.

 

Fonte: iMasters'>http://imasters.com.br/artigo/17295/seguranca/os_deslizes_mais_cometidos_na_internet/"]iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com certeza rafael, cada detalhe é importante mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.