Strelok 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2010 Bem, eu estou estudando o VisuAlg, e usarei este tópico para formular as minhas perguntas. Bem, estou criando uma interação entre um personagem e um NPC, para ser mais correto é só uma conversa, onde o você deve ter completado uma quest para poder finalizar a conversação. E eu me deparei com um problema. Estou tendo um problema com a sintaxe na linha 12, e eu não faço ideia de que problema o programa está falando. Aqui esta o algoritmo, alguma dica? algoritmo "Conversação NPC1" // Função : // Autor : // Data : 26/06/2010 // Seção de Declarações var Quest1: logico inicio // Seção de Comandos se Quest1 = verdadeiro entao escreva "Você já completou a missão que te dei, dê o fora daqui." senao escreva "O que você deseja, viajante?" escolha "Quero uma missão.", "Quem é você?" caso "Quero uma missão." escreva "Hum... Você acha que é louco o suficiente?" escolha "Quer testar?", "Não, esquece." caso "Quero uma missão." //aqui a quest é aberta para o jogador Quest1 <- verdadeiro caso "Não, esquece." fimse fimalgoritmo caso "Quem é você?" escreva "Sou um NPC." fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo7777 0 Denunciar post Postado Junho 27, 2010 Apenas coloquei parênteses nos "escreva" Tente assim: algoritmo "Conversação NPC1" // Função : // Autor : // Data : 26/06/2010 // Seção de Declarações var Quest1: logico inicio // Seção de Comandos se Quest1 = verdadeiro entao escreva ("Você já completou a missão que te dei, dê o fora daqui.") senao escreva ("O que você deseja, viajante?") escolha "Quero uma missão.", "Quem é você?" caso "Quero uma missão." escreva ("Hum... Você acha que é louco o suficiente?") escolha "Quer testar?", "Não, esquece." caso "Quero uma missão." //aqui a quest é aberta para o jogador Quest1 <- verdadeiro caso "Não, esquece." fimse fimalgoritmo caso "Quem é você?" escreva ("Sou um NPC.") fimse fimalgoritmo Não pude testar, mas tenta assim. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Strelok 0 Denunciar post Postado Junho 28, 2010 Sim, eu havia colocado os parênteses logo após postar aqui, resolvi algumas coisas também. Eu consegui isso: algoritmo "Conversação NPC1" // Função : // Autor : // Data : 26/06/2010 // Seção de Declarações var Quest1: logico choice1: caractere choice2: caractere inicio // Seção de Comandos se Quest1 = VERDADEIRO entao escreva ("Você já completou a missão que te dei, dê o fora daqui.") senao escreva ("O que você deseja, viajante?") escolha ("Quero uma missão."), ("Quem é você?") caso "Quero uma missão." escreva ("Hum... Você acha que é louco o suficiente?") escolha ("Quer testar?"), ("Não, esquece.") caso "Quer testar?" //aqui a quest é aberta para o jogador Quest1 <- VERDADEIRO caso "Não, esquece." fimescolha fimescolha caso "Quem é você?" escreva ("Sou um NPC.") fimse fimalgoritmo Removi o segundo "Se", porque percebi que ele não tinha utilidade ali. Fiz outras modificações, mas nada. O que eu queria, é que mostrasse uma caixa de texto, perguntando "O que você deseja viajante?", e então aparecessem duas opções "Quero uma missão.", e "Quem é você?". Mas o programa simplesmente roda e escolhe todas as opções por mim. =( O que fazer? Also, minha identição está bem exagerada, tenho que melhorar. ._. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo7777 0 Denunciar post Postado Junho 28, 2010 No "escolha" você deve por uma variável para funcionar corretamente, apenas botei os "escolha" da maneira correta, da uma olhada como ficou. algoritmo "Conversação NPC1" // Função : // Autor : // Data : 26/06/2010 // Seção de Declarações var Quest1: logico choice1: caracter choice2: caracter choice3:caracter inicio // Seção de Comandos se Quest1 = VERDADEIRO entao escreval ("Você já completou a missão que te dei, dê o fora daqui.") senao escreval ("O que você deseja, viajante?") leia (choice1) escolha (choice1) caso ("Quero uma missão.") escreval ("Hum... Você acha que é louco o suficiente?") leia (choice2) escolha (choice2) caso ("Quer testar?") //aqui a quest é aberta para o jogador Quest1 <- VERDADEIRO caso ("Não, esquece.") fimescolha fimescolha caso "Quem é você?" escreva ("Sou um NPC.") fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 29, 2010 no visualg por default as variaveis lógicas já vem como 'VERDADEIRO' ? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rodrigo7777 0 Denunciar post Postado Junho 29, 2010 Vem como FALSO, quitZAUMMM Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 30, 2010 a entendi, é q o código fico um tiquinho mal identado ai eu n vi esse 'senão' kkk []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Strelok 0 Denunciar post Postado Julho 1, 2010 Ok, agora está utilmate, beirando a perfeição. Apaguei algumas variáveis inúteis, tentei organizar a identição. E coloquei vários "fimalgoritmo" em cada um dos términos das opções. Testei todos e está tudo correndo perfeitamente. Meu primeiro Achievement. =D algoritmo "Conversação NPC1" // Função : // Autor : // Data : 26/06/2010 // Seção de Declarações var Quest1: logico choice1: caracter inicio // Seção de Comandos se Quest1 = VERDADEIRO entao escreval ("Você já completou a missão que te dei, dê o fora daqui.") senao escreval ("O que você deseja, viajante?") leia (choice1) escolha (choice1) caso ("Quero uma missão.") escreval ("Hum... Você acha que é louco o suficiente?") leia (choice1) escolha (choice1) caso ("Quer testar?") //aqui a quest é aberta para o jogador Quest1 <- VERDADEIRO fimalgoritmo caso ("Não, esquece.") fimalgoritmo outrocaso escreva ("O que você disse?") fimalgoritmo fimescolha caso ("Quem é você?") escreva ("Sou um NPC.") fimalgoritmo outrocaso escreva("O que você disse?") fimalgoritmo fimescolha fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Otavio Alves 0 Denunciar post Postado Junho 5, 2013 Alguém ai pode me ajudar? To com dificuldade nessa questao de um trabalho de logica de programação e uso portudol IDE 2.3. Escreva um algoritmo que receba: nome do funcionário, data de nascimento, salário, e a empresa onde trabalha que possui o nome de IFLOGICA. Todos os funcionários recebem aumento de 10% a cada ano (sempre em dezembro). De acordo com o salário atual calcule qual será seu salário em novembro de 2015. Ao final mostre o nome do funcionário, data de nascimento, salário em novembro de 2015 e o nome da empresa onde ele trabalha. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites