Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Para aumentar segurança, Chrome copia recurso do Firefox

Recommended Posts

Navegador da Google terá ferramenta que só permitirá o uso de plugins se estiverem devidamente atualizados; caso contrário, eles serão desligados.

 

A Google irá reproduzir um recurso do Mozilla Firefox, que impede que plugins desatualizados sejam acionados, em seu navegador, o Chrome. Segundo a empresa, esse é mais um esforço para manter seguros os usuários de seu software.

 

O anúncio foi feito no blog do Chromium, nome do projeto de código aberto no qual o Chrome se estrutura, por três engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do browser. A medida tenta evitar que plugins desatualizados tenham suas falhas de segurança exploradas por pragas virtuais.

 

A companhia não estipulou um prazo para a adição do recurso, nem especificou como ele funcionará. Afirmou apenas que se dará a médio prazo e sublinhou que o Chrome irá auxiliar os usuários na atualização dos plugins.

 

O browser também irá exibir um aviso quando um site solicitar um plugin incomum, diz o post assinado por Chris Evans, Julien Tinnes e Michal Zalewski, da equipe de segurança:

 

“Alguns plugins são amplamente instalados, mas usualmente desnecessários ao se navegar na internet. Para a maioria dos usuários, qualquer tentativa de inicializar tais plugins é uma atividade suspeita e o Google Chrome irá alertar sobre essa condição”.

 

O texto, no entanto, não detalha o significado de “usualmente desnecessários”.

 

Plugins inseguros

O Chrome está seguindo os passos do Firefox, que adicionou a ferramenta de bloqueio de plugins vulneráveis em sua versão 3.5, de setembro de 2009, e a aprimorou na 3.6, finalizada em janeiro deste ano. Nela, o navegador da Mozilla checa se os plugins instalados, como o Flash Player ou o QuickTime, estão atualizados e, caso contrário, os desabilita, além de exibir uma página com instruções para corrigir o problema.

 

Tanto a Mozilla quanto a Google já disseram que esses novos recursos são uma reação ao crescente número de ataques virtuais que se aproveitam das vulnerabilidades desses programas, principalmente o Flash Player e o Reader, ambos da Adobe.

 

Os ataques a navegadores a partir de plugins estão em alta. No primeiro trimestre de 2010, por exemplo, segundo a empresa de segurança virtual McAfee, 28% de todos os malwares tiveram como alvo leitores de PDF, como o Reader.

 

Em outros aspectos de segurança, o Chrome está à frente do Firefox. O browser da Google atualiza automaticamente o Flash Player e, duas semanas atrás, a empresa afirmou que o equipará com um leitor de arquivos PDF.

 

Atualmente, o Chrome tem 7% de participação no mercado de browsers enquanto que o Firefox conta com 24,3%. O líder é o Internet Explorer, da Microsoft, com 59,7%.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/29/para-aumentar-seguranca-chrome-copia-recurso-do-firefox/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma boa atitude de segurança mas pode engessar um pouco o processo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo Mário, não engessa não, pelo contrário alavanca a atualização pelos usuários, um exemplo disso é o IE 6... se nele tivesse este recurso certamente os usuários instalariam a versão mais recente.

 

Neste caso são só ganhos e tem que ser feito isso mesmo, pois os usuários baixam mais depois acabam não checando se tem uma versão mais atualizada, com esta nova proposta do google, sempre que houver um plugin desatualizado ele será desativado e o usuário será avisado para atualizar a uma versão mais recente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa solução, mas não acho que seja bem uma "cópia" afinal, já há muito se diz: "Roubar de uma pessoa é plágio. Roubar de muitas é pesquisa". :lol:

 

E com certeza o Firefox é mantido por muitíssimas pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como dizem...nada se cria....

 

tudo se copia :(

 

Não sabia do objetivo de bloquear versões de plugins antigas !

 

Agora eu sei

 

:::

A medida tenta evitar que plugins desatualizados tenham suas falhas de segurança exploradas por pragas virtuais.

:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.