Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Brasil foi país da América Latina com mais perdas por pirataria em 200

Recommended Posts

Falou e disse Sr Colucci! É a malandragem do brasileiro... Hipocrisia de comportamentos pré estabelecidos.. ´"Ó isso não pode..Ó isso é pecado.. Ó eu sou um super correto." Mas analise as pequenas ações e tudo isso cai por terra.. Bom senso poucos tem. Mas porque? É chato? Ai dizem: Quem tem fome não consegue ter bom senso.. Eu discordo.. Sempre temos como escolher como proceder.. E ai Colucci, acha mesmo que tudo isso é culpa só do governo, dos grandes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho difícil uma solução pra isso a curto prazo.

A pirataria já se tornou parte da cultura brasileira e só vai diminuir com uma motivação muito forte, mas pobreza e desemprego já viraram desculpa padrão para todo tipo de conduta ilegal (quem não ouviu que acabando com a pirataria um monte de camelôs vão perder o sustento?).

 

Bom senso e honestidade apenas se ensina com exemplos, uma pessoa que não é estimulada, que não conhece como é, nunca vai aprender uma nova atitude. É preciso mostrar que vale a pena ser honesto hoje (e apesar de essa crença ser abalada às vezes, ainda acredito nisso).

 

Uma coisa é verdade, hoje a situação é bem mais fácil pra quem quer viver sem pirataria. Eu mesmo não tenho mais nada pirata, temos lojas virtuais de mp3 que têm preços muito bons e onde se acha álbuns que não se acha em nenhum lugar, pirata ou não. Pra quem gosta de jogos tem a Steam que vende jogos na maioria muito baratos, os próprios jogos possuem o atrativo do ambiente on-line do qual os piratas não podem usurfruir. Quanto a softwares, além das opções livres, muitas empresas liberam versões gratuitas de seus aplicativos, que muitas vezes são suficientes pro objetivo desejado, além de que parece que as próprias versões pagas estão barateando para a grande maioria dos softwares.

 

O que muda com o fim da pirataria? Nada. Mas as oportunidades vão aparecer, vai caber às pessoas saber o que fazer com elas, hoje muitas oportunidades são perdidas por que não é, e nunca será, possível competir com a pirataria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo que disseram, mas um ponto em que tocaram que pode ser um tanto quanto equívoco é a questão dos impostos.

 

Um exemplo aqui em São Paulo, onde moro. No centro da cidade existe uma avenida chamada Santa Ifigênia, que funciona como a conhecida 25 de março, mas focalizada em eletrônicos. Grande parte das pessoas que vão lá é para comprar os produtos por um preço MUITO abaixo do que pagaria comprando em uma loja. Sim, lá ninguém paga impostos, mas o que digo é que estes impostos não são por pirataria e sim a taxa absurda de importação cobrada no Brasil. Ao meu ver o próprio país incentivou este tipo de comércio devido as estes impostos cobrados na importação de produto internacional.

 

Se quiserem ver a diferença é simples. Entrem no site da Apple americana e veja os preços dos produtos e compare com os preços aqui no Brasil. O mesmo para Dell, HP, Sony, dentre muitas outras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja só culpa deles. Existe sim a parcela de responsabilidade, porque se a massa hoje é crua intelectualmente é resultado das decisões dos caras de terno lá de brasília. Mas não só. Falta boa vontade de alguns, caráter em outros e oportunidade para poucos.

 

Com uma ajudinha dos caras de colarinho branco somado a uma boa dose de vontade e uma fiscalização mais eficaz e eficiente no combate ao contrabando... as coisas melhorariam.

 

Mas um ponto ninguém tocou.

 

Ok... o Brasil consome esses produtos. Mas e quem fabrica? Porque não atacam a fonte disso, e todos sabem que é a China?

 

João Prado

 

Com essas taxas o Brasil quis proteger a economia local, mas esqueceu de investir em empresas que produzem. Esse é o ponto do problema, o desenquilibrio esta ai... Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei Tiago, apenas não completei Imagem Postada

 

Concordo com você, o problema é a falta de investimento no mercado interno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colucci, não é só a China quem fabrica. Aqui mesmo a pirataria rola solta e em todos os setores. Aluguei um imóvel comercial, o cara disse que tinha uma confecção, quando soubemos ele mantinha trabalho escravo, homens, mulheres e crianças, todos bolivianos, fabricando roupas pirateadas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro, entendo perfeitamente. Rola solta sim a gravação de DVD's, CD's, a confecção de roupas como mencionou bem como alguns eletrônicos (sim, existe).

Ai entra a PF, a Receita, populares... um conjunto de fatores que deveriam ajudar a erradicar isso. É nesse ponto que entra a culpa dos políticos como à acima comentamos. É nessa hora que deveria ser criada uma, duas ou 45445 leis que permitissem um trabalho focado nesses problemas. Não só.

 

Entra ai também aquilo que comentamos, o bom senso. Se alguém fabrica isso ou aquilo é porque alguém compra. É um ciclo, e o ciclo deve ser combatido. Não só o contrabando. Não só afrouxar os impostos de importação. E sim tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai sim Colucci. O ciclo deve ser combatido. De um lado fiscalização, leis que valham e sejam cumpridas, do outro, cidadãos conscientes. Ai pergunto, o que deve ser feito para dar mais oportunidade as pessoas para que não escolham pelo fácil, pelo ilícito? E vcs acham que estas escolhas se dão pela falta de oportunidade mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião as pessoas tem mudar. Hoje a maioria só quer ter vantagem sobre o outro ai ficamos nessa.

Várias coisas que foram ditas aqui ajudariam a tornar mais baixo os valores, mas nós temos que mudar.

 

Isso já seria um bom começo Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.