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João Prado

21 Evoluções de logotipos mundiais bem conhecidos

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Artigo original: 21 Logo Evolutions of the World's Well Known Logo Designs

Tradução: João Pedro R. Prado

 

 

A evolução do design de logotipos pode ser reastreado desde a Grécia Antiga, quando os governantes e suas dinastias usaram cifra como um monograma em suas moedas. Contudo, a moderna concepção do design de logotipos remonta aos primórdios da Renascença, em torno do século 13. Ourives, pedreiros, fabricantes de papel e ceramistas, estavam entre os primeiros povos a comercializar o uso de marcas- prensados em ouro, símbolos cinzelados, marcas d'água em papel, e simples polegar impresso em cerâmica.

 

Hoje em dia existem muitas empresas, produtos, marcas, serviços, agências e outras entidades usando um ideograma (assinatura, ícone) ou um emblema (símbolo) ou a combinação de assinatura e emblema como um logotipo. No entanto, apenas alguns dos milhares de ideogramas que as pessoas vêem são reconhecidos sem um nome.

 

 

Vamos ver a história e a evolução no design de logotipos conhecidos. Se você é um designer de logotipo, aposto que vai aprender muito com os erros, e um longo caminho de melhorias, até atingir o design final. Se você é apenas um comum mortal - não se preocupe, isto será, no mínimo, muito divertido para você.

 

 

Evolução do logotipo da Pepsi

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Fabricado e comercializado pela PepsiCo, ele foi desenvolvido e produzido no início da década de 1890 por Caleb Bradham, um farmacêutico em New Bern, Carolina do Norte, rotulado como "Bebida de prego". Em 1898, Bradham renomeou a bebida para "Pepsi-Cola".

 

Em i898, Bradham usou uma escrita rabiscada como logotipo da Pepsi, primeira marca do produto. Quando a empresa estabilizou e as pessoas começaram a gostar de seu produto, Bradham decidiu modificar o logotipo da Pepsi para uma versão mais customizada do que a escrita anterior. Assim, em 1905, a escrita modificada do logotipo foi introduzid, seguida por uma segunda troca no logo em 1906 com a introdução do slogan, "The Original Pure Food Drink", nele.

 

Por volta de 1943, o logotipo da Pepsi adotou uma "tampa de garrafa" que incluiu o slogan, "Bigger Drink, Better Taste". Depois, em 1962, o logotipo da Pepsi foi substituído por duas marcas olho de boi circulando o "Pepsi", e novamente em 1973, em uma caixa com o logotipo da Pepsi mudando para uma fonte menor.

 

Em 1991, a Pepsi comemorou a evolução da escrita de seu logotipo, apresentando um design de logotipo com uma fonte de capital em itálico. Mais tarde, na festa de 100 anos da empresa, em 1998, a Pepsi-Cola divulgou um novo logotipo que simboliza a inovação da marca e reconhecimento mundial.

 

Leia mais: aqui (Inglês) e neste pdf(Inglês)

 

 

 

Evolução do logotipo da Coca-Cola

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Coca-Cola foi servido pela primeira vez em 1886 e, mesmo assim, o primeiro logotipo oficial da Coca-Cola não era o logotipo escrito. Ele apareceu pela primeira vez no jornal Atlanta Constituition, em 1886, como um slab serif e robusto sans serif - Não foi até meados de 1887 que Frank Robinson, contador da Coca-Cola, desenhou os primeiros traços do logotipo escrito Spenceriano que todos nós conhecemos.

 

Pelos primeiros dez a vinte anos você poderia provavelmente encontrar uma dúzia de diferentes execuções da escrita Coca-Cola, como o logotipo foi desenhado provavelmente mais e mais para diferentes aplicações. Isso até os anos 1930 e 1940, quando uma interpretação clara do logotipo aparece e é usado de forma consistente. Durante os anos 1950 e início de 1960 o logotipo script é colocado dentro de uma forma, referido como o logo "fishtail", que é tão fora da marca como algo que a Coca-Cola já fez.

 

Em 1960, a onda foi introduzido, hoje um onipresente visual, quando Lippincott Mercer foi encarregado de fazer a identidade da Coca-Cola mais consistente.

 

"New Coke", introduzido em 1985 teve uma nova fórmula de marketing e seu próprio conjunto de logos - que ignorou completamente o logo escrito - que deixou um gosto ruim na boca dos seus consumidores. Ao mesmo tempo, em 1986, Landor começou a implantar uma identidade de marcas mais desenvolvidos, que modificou a onda entre outras mudanças sutis.

 

Hoje o logo de Coca-Cola é surpreendentemente similar ao que era 124 anos atrás.

 

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Evolução do logotipo da Apple

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O logotipo original foi desenhado por Ron Wayne, que começou a Apple com Jobs e Woz em 1976. Em 1977, White vendeu sua parte da Apple de volta para Jobs e Woz quando incorporados. A imagem é uma ilustração a caneta e tinta de Sir Issac Newton encostado a uma árvore de maçã com uma porção de um poema de William Wordsworth correndo ao redor da fronteira: "Newton ... Uma mente sempre viajando por mares estranhos do pensamento ... sozinho" (Prelude, Book III, Residência em Cambridge).

 

Steve Jobs decidiu se desfazer desta imagem, porque ele sentiu que logo Wayne era muito cerebral e que não são facilmente reproduzidos em tamanhos pequenos. Em 1977, com Wayne fora da empresa, Jobs voltou à Regis McKenna Agency para produzir um novo logotipo, mais icónico. Depois de várias tentativas e variações (e uma tonelada de dinheiro gasto), o resultado foi o mais icônico de todos os logos da Apple. O arco-íris da Apple.

 

Quando Jobs voltou à Apple em 1997 a empresa estava sangrando dinheiro, Jobs e Co. perceberam que o logotipo da Apple poderiam ser aproveitados em seu benefício. Colocação de um grande arco-íris logo da Apple em cima do original iMac Bondi Blue, por exemplo, teria parecido tola, infantil, e fora do lugar. Não é exatamente a direção que Jobs queria levar Apple. Assim, ao invés de colocar um arco-íris colorido um pouco minúsculo em seus produtos, a Apple começou a colocação de dimensão considerável e estilo monocromático em seus produtos.

 

Leia mais aqui(Inglês)

 

Evolução do logotipo da Nike

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O logo Swoosh foi desenhado por Carolyn Davidson em 1971 - um estudante de design gráfico que Phill Knight encontrou enquanto dava uma aula de contabilidade na Portland State University para complementar o seu negócio então incipiente. Ele pagou um total de US$ 35! Phill nunca gostou do logotipo, mas preso nele citando "Eu não o amo, mas ele vai crescer em mim". 12 anos depois, em 1983, Davidson tem um convite para almoçar com a Nike, onde Knight surpreendeu com um anel de ouro com diamante Swoosh incorporado e um envelope contendo material da Nike.

 

 

 

Evolução do logotipo da Shell

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Desde sua primeira aparição no início de 1900, o logotipo da Shell passou de uma renderização realista de um Pecten, ou uma casca curvada, a forma arrojada de hoje com cores distintas.

 

Tanto a palavra "Shell" eo símbolo Pecten pode ter sido sugerida a Marcus Samuel and Empresa (fundadores originais) por outra parte interessada. Um certo Sr. Graham (de aparente origem escocesa)

Samuel importados de querosene para a Índia e vendeu-o como "Oil Graham's". Ele se tornou um diretor da Shell Transport and Trading Company, e há algumas evidências de que o emblema da Shell foi

tirada de seu brasão familiar.

 

Foi por volta de 1915, quando permitiu o processamento para facilitar a reprodução, mostra o símbolo acima de 1930.

 

Cor apareceu pela primeira vez com a construção de estações de serviço da primeira Shell, na Califórnia. Não só vermelho e amarelo ajudam a Shell se destacam, mas são também as cores da Espanha,

onde muitos colonizadores californiano nasceram. Talvez por exibir cores espanhol esperava-se um vínculo emocional seria criado.

 

De 1950 em diante, o ícone se tornou mais e mais simplificado, melhorando o reconhecimento e a memorização. O logotipo de 1971, que é usado ainda hoje, foi desenhado pelo francês, Raymond Loewy,

que também criou logotipos para a BP e Exxon.

 

Leia mais aqui(Inglês)

 

 

 

Evolução do logotipo da IBM

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A empresa que se tornou a IBM foi fundada em 1896 como a Tabulating Machine Company por Herman Hollerith, no condado

de Broome, Nova York (Endicott, Nova York, onde ainda mantém operações muito limitada). Foi incorporado como Computing

Tabulating Recording Corporation (CTR) em 16 de junho de 1911, e foi listada na Bolsa de Nova York em 1916.

 

IBM adotou o nome atual em 1924, quando se tornou uma empresa de produção internacional. O logotipo que foi utilizado 1924-1946.

O logotipo é um formulário destina-se a sugerir um globo, serrou com a palavra "Internacional".

 

O logotipo que foi utilizado 1947-1956. O globo "familiar" foi substituído com as letras simples "IBM" em um tipo chamado "Beton Bold".

 

O logotipo que foi utilizado 1956-1972. As letras "IBM" assumiram uma forma mais sólida, fundamentada e na aparência equilibrada.

 

Em 1972, as listras horizontais agora substituído as letras sólida para sugerir "velocidade e dinamismo". Este logótipo (em duas versões,

de 8 barras e 13 barras), bem como o anterior, foi projetado pelo designer gráfico Paul Rand.

 

Leia mais aqui(Inglês)

 

 

 

Evolução do logotipo da Canon

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A origem mundial da hoje famosa marca Canon pode ser rastreada em Precision Optical Instruments Laboratory, que foi criado em 1933.

O primeiro conjunto de câmeras foi produzido como parte do processo de negócio e estes pássaros adiantados foram nomeados Kwanon após

a Deusa Budista da Misericórdia. Agora, esta deusa era possuidora de mil braços e cuspia chamas.

 

Desde o início, a empresa trabalhou com a ambição de chegar ao mundo exterior e, como tal, a empresa queria adotar um nome que seja

aceitável a nível mundial. Com esta intenção, o nome da empresa foi alterado de Kwanon a Canon e foi registrado como o nome do logótipo

da empresa no ano de 1935.

 

Leia mais aqui(Inglês)

 

 

 

Evolução do logotipo da Nokia

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Em 1865, o engenheiro Fredrik Idestam estabeleceu uma fábrica de celulose às margens das Corredeiras Tammerkoski na cidade de Tampere,

in southern Finland. Later in 1868, he built second mill by the Nokianvirta River, which gave the Nokia its name. Em 1871, Idestam e seu

amigo Leo Mechelin, renomeou e transformou a empresa em sociedade anónima, assim, a fundação da Companhia Nokia.

 

O primeiro logo da Nokia foi criado em 1966, mostrando a imagem de um peixe. Essa imagem deve ser inspirado pelo de salmão de Nokianvirta River.

 

Em 1898, Eduard Polon fundou a Finnish Rubber Works, que mais tarde tornaram-se negócio da Nokia borracha. A nova empresa tentou produzir muitos

produtos como papéis, bicicletas, pneus de automóveis, calçados, cabos de comunicação, máquinas de produção de electricidade, televisores, alumínio,

capacitores, e muito mais.

 

Em 1967, três empresas, que foram co-propriedade desde 1922 da Nokia, oficialmente se fundiram e criaram a Nokia Corporation. Após a fusão, a Nokia

Corporation adotou o logotipo, que foi toda a forma arredondada com emblema preto, onde a "Nokia" foi escrito em branco.

 

No início da sua produção de equipamentos de telecomunicações, a Nokia adotou a marca que foi bastante semelhante à atual, mas com a cor azul clara e

como forma de seta apontando para cima. A seta no logotipo representa o progresso da Nokia e avanço na indústria das telecomunicações.

 

Leia mais aqui

 

 

 

Evolução do logotipo da FedEx

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Um caso interessante é o refinamento do logotipo da FedEx, onde os consultores da marca convenceu a empresa a reduzir o seu nome corporativo eo logotipo

do "Federal Express" para a abreviação popular "Ex-Fed". Além de criar um nome mais curto da marca, que reduziu a quantidade de cores utilizadas em veículos

(aviões, caminhões) e salvou centenas de milhares de dólares em custos de pintura. Além disso, a seta para a direita apontando para o novo logotipo é uma dica

do movimento.

 

 

 

Evolução do logotipo da Playboy

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Art Paul estava trabalhando como designer freelancer em 1953, quando foi contactado pelo fundador da playboy Hugh Hefner, que precisava de um logotipo para sua

nova revista. Ele criou o famoso coelho agora vestindo uma gravata smoking. Paul passou a projetar toda a edição da primeira revista e foi contratado por Hefner

como diretor de arte da Playboy pela primeira vez em 1954, cargo que ocupou por 30 anos. revista Playboy alega que uma vez recebeu uma carta em seu escritório

Illinois, Chicago, onde seu "coelhinho" distintivo do logo identificando apenas a marca, aparecendo quando o endereço de correspondência aparece normalmente.

 

 

 

Evolução do logotipo do Walmart

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Evolução do logotipo da Google

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Evolução do logotipo da Microsoft

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Evolução do logotipo da Volkswagen

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Evolução do logotipo do Firefox

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Evolução do logotipo da Adobe

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Evolução do logotipo da Audi

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Evolução do logotipo da BMW

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Evolução do logotipo da WWF

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:lol: Interessante como a evolucao dos logos ocorreram, alguns com pequenas alterações mantendo o máximo da originalidade da mesma, como também algumas com grandes modificações.

 

Prefiro seguir essa linha da coca-cola e da nike de ter feito já uma logo com uma estética atrante e diferenciada e manter o máximo da originalidade como foi feito até os dias de hj, e é relativo do pq que são uma das marcas no topo, até hoje, em relação aos seus segmentos.

 

Abs à todos!

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Mais impressionante, ainda, é que quase todos convergiram para a adoção de um dos lemas dessa "nova" Web 2.0, o do "menos é mais".

 

Mesmo que, na época, eles talvez saberiam disso.

 

Estava pensando agora, imagina o estrago que seria o coelho original da Playboy como tatuagem, que tantas mulheres gostam de ter?

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ótimo post, isso serve para aprendermos que simplicidade é tudo! Algumas marcas hoje pontentes, eram extremamente grandes em sua origem. A nova psicologia de marcas, é algo impactante que só com as cores corporativas ou algo parecido da empresa nosso subconsciente já imagina a marca original! é uma genialidade por parte dos agentes publicitários e designers dessas empresas.

 

Off: Imaggens.. kkkkkkkkkkkkkkk

 

Abraço.

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É interessante como as épocas e o ambiente afeta a criatividade e dita os formatos. O maior exemplo esta na "suástica" escondida na logo da volks de 1939... ;)

 

E como volkswagen é "carro de operário"... fica evidente o contexto político da marca. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

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