Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jauzyn

Utilizando o grafite

Recommended Posts

oi galera,

Tenho uma duvida muito grande. Normalmente desenho com um lapis comum, mais estou começando a compra os lapis corretos para o fazer os desenhos, mais eu não sei quando se usa o grafite, ele é usado no final do desenho ou ele pode ser usado para fazer o desenho desde o esboço?

 

Gostaria também se algum de vocês puder, gostaria de um tutorial de sombreamento um pouco mais detalhado(ex: com um video mostrando como se faz o sombreamento no desenho). Se ficar muito pesado pra fazer como topico mandem para o meu e-mail>>> jaozyn_015@hotmail.com

 

Obrigado aew galera tenho certeza que as dicas de vocês vão me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala aÊ João! Tudo certinho?

 

Olha, quanto aos lápis, você vai ver que o nível do seu trabalho vai ficar mais profissional quando você dominar os tipos de lápis por nível de dureza, desde o 8H até 9B [Do mais duro ao mais macio, respectivamente].

 

Eles são usados desde os primeiros Roughs, sim.

Costuma-se usar os mais duros, nos primeiros traços [com pouca pressão, para não marcar o papel] e conforme for fazendo o sombreamento, também vai se usando mais dos macios.

 

Há quem prefira começar o desenho com um lápis de nível médio [HB], marcar as sombras com um 2B, Definir o sombreamento com o 6B e ganhar nas sombras com um Integral 6B... Como eu =)

Já consigo um resultado muito interessante com estes.

 

Quanto ao material que você pediu, creio que nossos colegas vão poder ajudar mais do que eu.. É que minha memória não anda muito boa, mas já vi revistas e livros excelentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi galera,

Tenho uma duvida muito grande. Normalmente desenho com um lapis comum, mais estou começando a compra os lapis corretos para o fazer os desenhos,

 

Jauzyn,

 

Quanto ao uso dos lápis, isso é muito variado é uma questão de "se dar bem com o material". Não ha o certo ou o errado.

Alguns por aqui não troca a Faber Castell por nada, já outros não trocam a Staedtler, eu por exemplo já usei lápis das duas marcas e hoje fico com a Staedtler sem duvida alguma...

Ainda tem a questão da graduação dos lápis "H", HB, B..." precisar testar os lapis para conhecer a diferença das graduações.

Veja esse tópico

 

[...] mais eu não sei quando se usa o grafite, ele é usado no final do desenho ou ele pode ser usado para fazer o desenho desde o esboço?

 

"Eu", prefiro esboçar(com "linhas" bem leve, apenas que seja o suficiente para eu ver as marcaçoes de onde vou sombrear, sem marcar o papel) todo o desenho e depois vou passando o lápis levemente (criando camadas)... Ex

 

Gostaria também se algum de vocês puder, gostaria de um tutorial de sombreamento um pouco mais detalhado(ex: com um video mostrando como se faz o sombreamento no desenho).

 

Isso é o que falei anteriormente, e é simples... faz o esboço, e começa a passar o lápis levemente dentro das marcações que você fez no esboço. Afirmo, é um exercicio de paciência, não tenha pressa, quanto mais pressa menos excelencia terá, se o caso for der pausa quando sentir a fadiga, pausas de horas, dias, semanas.. Só o que não pode é continuar desenhando e fadigado ao mesmo tempo.

 

No youtube tem muitos vídeos para o que você quer, (só que todos os vídeos estao acelerados, mas é só observar as tecnicas que entenderá)

 

ex:

 

 

http://www.youtube.com/results?search_query=drawing+portrait&aq=f

 

Basta pesquisar por: desenhos à mão, retratos, desenhando, drawing, drawing portrait que obterá muitos bons resultados de vídeos.

 

Com dedicaçao irá absorver o que te foi passado.

 

 

--

 

Se você pretende optar por uma aprendizado "acelerado" com um acompanhamento/tira dúvidas etc pode optar por um curso, as maiores referencias que conheço é Nelves e Charles Laveso.

 

Já vi pela Internet o material do curso Nelves pirateado, nao caia na besteira, o material é patenteado e não tem nenhum valor sem o auxilio do Nelves, é perda de tempo ir atras de material pirateado.

 

Se você se considera com muita dificuldade, recomendo que comece pelo curso Charles Laveso, você pode assistir alguns vídeos de apresentação sobre o curso dele.

 

http://www.google.com.br/search?q=curso+charles+laveso&hl=pt-BR&prmd=vo&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=Vu9TTKWfNsH78AakxazLBA&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDEQqwQwAw

 

 

É interessante que poste desenhos na galeria, tem um pessoal que sempre dar boas dicas e ajuda muuuuuito.

Fica ai a dica.

 

Bom, é isso, por hora!

 

Abraços

 

Jackson Dias

Moderador Global

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai gente muito obrigado pelas dicas

tenhu certeza que irao ajudar muito

tenhu ja um post aki mais eu num usei u grafite nele, e sim lapis comum

estes sao uns dos meus desenhos

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/380328-rosas/page__hl__rosas__fromsearch__1

 

se qiserem podem ver todos que eu ja fix no meu orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2307775873010324740&aid=1233946736

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando vi o desenho, lembrei na hora... as rosas ficaram bacana, o traço ficou bem limpo. Bom te ver participando novamente.

 

Não consegui ver as fotos do Orkut, acredito que seu album esteja bloqueado.

(...)

tenhu ja um post aki mais eu num usei u grafite nele, e sim lapis comum

(...)

 

Uai... não sei se entendi muito bem, mas lápis comum (nº2) também possui grafite na mina, semdo assim, foi usado grafite no seu desenho. Pelo menos na teoria, a mina do lápis nº2 é equivalente a mina de uma lápis artistico de graduação HB (não tenho certeza, mas acho que já vi isso em algum lugar :)).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando vi o desenho, lembrei na hora... as rosas ficaram bacana, o traço ficou bem limpo. Bom te ver participando novamente.

 

Não consegui ver as fotos do Orkut, acredito que seu album esteja bloqueado.

 

(...)

tenhu ja um post aki mais eu num usei u grafite nele, e sim lapis comum

(...)

 

Uai... não sei se entendi muito bem, mas lápis comum (nº2) também possui grafite na mina, semdo assim, foi usado grafite no seu desenho. Pelo menos na teoria, a mina do lápis nº2 é equivalente a mina de uma lápis artistico de graduação HB (não tenho certeza, mas acho que já vi isso em algum lugar :)).

 

 

 

Pester sinto muito esqeci deste detalhe, porem acabei de modificar o album i esta aki o novo link

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=2307775873010324740&aid=1280792728

 

A respeito do lapis reparei isso com a sua resposta, ele tbm tem a grafita.

Brigadao aew pelas dicas.

Só falta agora eu aprende a fazer o sombreamento pra termina os desenhos. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora sim consegui ver todos os desenhos... bacana o álbum e os trabalhos.

 

No Atelier de Arte você encontrará bons tutoriais pra começar a sombrear, estude, faça exercícios/desenhos e poste na galeria. Tenho certeza que com dedicação, a sua evolução será rápida. Exemplos nesse fórum de que é possível progredir rapidamente é o que não falta. Se precisar de algo, conte comigo ;)!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae povo, tudo ok??

bom tbm tenho uma duvida sobre o uso dos lapis, nada do tipo qual é melhor ou algo do tipo ^^, mas quanto ao uso, ex: como já disseram, existem várias graduções e tal, so obrigado a usar todas, ou pego e uso a sequencia que mais me agrada, ou a qual melhor faço meu trabalhos???exemplo, esboço uso hb, fazer os contornos 2b, sombreamentos 6b e tals.

espero ter explicado direito ''^^.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae povo, tudo ok??

bom tbm tenho uma duvida sobre o uso dos lapis, nada do tipo qual é melhor ou algo do tipo ^^, mas quanto ao uso, ex: como já disseram, existem várias graduções e tal, so obrigado a usar todas, ou pego e uso a sequencia que mais me agrada, ou a qual melhor faço meu trabalhos???exemplo, esboço uso hb, fazer os contornos 2b, sombreamentos 6b e tals.

espero ter explicado direito ''^^.

 

Ficou meio confuso o seu comentário, mas acredito que eu tenha entendido.

 

Você quer saber se é obrigado a usar todos os lápis ou se é obrigado a seguir a sequenica hb, 2b, 4b etc.

(Se não for isso me corrija por favor)

 

Nobre,

 

Quando você vai desenhar, nenhuma imagem é igual a outra (podem ser parecidas, ou uma foto duplicada (ctrl c + ctrl v), mas igual não é).

Já que as fotos não são iguais, os tons também não serão iguais! Então você não vai usar sempre um mesmo lápis numa certa área.

Nem sempre você vai usar um HB para fazer a pele, nem sempre vai usar um 2B para desenhar uma pele. O mesmo lápis que você desenhou um olho de uma imagem em outra imagem pode ser que o olho seja mais escuro ou mais claro, e vai exigir que você use outra graduação de lápis...

 

Ahh como vou saber qual o lápis usar então, já que são diferentes?

Para isso você precisa conhecer seu material(lápis). Terá que conhecer a tonalidade de cada um (vale lembrar que as graduações variam de tom de acordo com a marca)

 

Você não é obrigado a usar todos os lápis, você é obrigado a usar todos os lápis que a imagem de referencia (no caso dos retratos/paisagens) irá cobrar de você.

 

Em alguns dos meus desenhos eu utilizo o H, HB, B já em outros uso o H, HB, 2B outros HB, 2B, 4B... Ou seja isso varia de acordo com a imagem que se pretende reproduzir.

 

 

Mas segue a dica:

 

O H é muito bom para você fazer as marcações de onde irá manchar/sombrear com a grafita de lápis com maiores graduações e também o H é legal para fazer sombras/manchas...

 

 

 

--

 

Caso não era sua duvida, manda ai novamente.

 

 

Abraço,

 

 

 

Jackson Dias

Moderador Global

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

era isso mesmo jackon, vlws cara, agora sim esclareceu muito, abração, brigadao pela dica. ^__^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é cara, o trabalho ta ocupando meu tempo quase todo e eu tava um vicio muito grande em games on line, mas agora vi o tempo que desperdiçei, agora vo me dedicar bem mais a artes e postar algo por aqui, mas tenho ate medo, o povo aqui ta desenhando bem demais =D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.