HBauer 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 Pessoal, estou precisando fazer uma tela para download mas preciso que cada usuario do sistema tenha acesso a um arquivo diferente. Irei colocar todos os arquivos em uma unica pasta e dependendo do usuario ele vai poder baixar determinados arquivos, por isso não posso mostrar o link com o caminho completo para o usuario pois se ele souber o nome do outro arquivo (cujo ele nao tem acesso) ele tem como entrar com o link direto na url e baixar o arquivo... entenderam o problema? resumindo tudo, tenho que disponibilizar o arquivo pra download mas não posso mostrar o caminho completo do arquivo.... nao encontrei nada do tipo aqui no forum.. talvez pq eu num to sabendo nem pra que lado corre.... nao sei direito como procurar isto... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Paulo de Tarso F. M. 24 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 E se você utilizar um arquivo PHP para gerenciar isto? Ao invés de colocar o arquivo diretamente no link, coloque algo do tipo: <a href="download.php?id=id-do-arquivo-ou-alguma-coisa-que-o-identifique">Download</a>Aí nesse arquivo "download.php" você força o download do arquivo informado... Se fosse um PDF, por exemplo, ficaria algo mais ou menos assim: header("Content-type: application/pdf");header("Content-Disposition: attachment; filename=" . $filename);readfile("caminho-que-voce-nao-quer-que-os-usuarios-vejam/nome-do-arquivo.pdf");Aí a partir disso você adiciona mais tipos, como documentos do Word, Excel, PowerPoint, MP3, etc. :joia: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
HBauer 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 Perfeito Paulo, é exaamente isto que eu tava pensando... uma forma de montar um script php que chamasse o arquivo... mas não sabia como fazer.. vou pesquisar mais sobre isso.... agora fiquei com uma duvida... se eu colocar o link na tag <a> entao ele vai seguir o link certo? oque vai aparecer na tela? apenas a telinha de download ou a tela do navegador vai ficar em branco? o ideal seria colocar um target="_blank" no link? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WarLiKe 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2010 Vai aparecer só a janelinha de download (caso ele encontre o arquivo e faça o processamento correto). Dica: coloca um .htaccess na pasta que você tem os arquivos para download com o conteúdo: deny from all As subpastas também ficarão inacessíveis via URL, para que os arquivos sejam alcançados somente pelo script de download. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Pereira 1 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 Vai aparecer só a janelinha de download (caso ele encontre o arquivo e faça o processamento correto). Dica: coloca um .htaccess na pasta que você tem os arquivos para download com o conteúdo: deny from all As subpastas também ficarão inacessíveis via URL, para que os arquivos sejam alcançados somente pelo script de download. como faço esse .htaccess? em bloco de nota e salvo com .htaccess só isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
criatividade zero 17 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 o gerenciador de down. do opera sempre exibe o caminho completo, assim como qq gerenciador você não tem escolha, é questão de segurança o cara pode não ver diretamente o link, mas ele aparece Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Igor Pereira 1 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 para tratar a segurança. acha melhor upar arquivos em um servidor online e apenas cria link para redirecionar ao servidor? para baixar arquivos que esteja armazenado no mesmo diretorio do site, qual é o melhor método ou mais seguro entao? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
criatividade zero 17 Denunciar post Postado Setembro 29, 2010 não saco muito de PHP, mas essa questão é referente à segurança é meio impossivel você ocultar a origem do download, qualquer gerenciador vai ter acesso ao caminho do arquivo a questão é: não se preocupe com o apontamento do caminho, se preocupe com quem vai acessa-lo querendo ou nao, o usuario vai pegar o caminho - site.com.br/usuario_eu/aula01.zip naturalmente ele poderá trocar 'usuario_eu' por 'usuario_fulano' em busca de outros arquivos minha sugestão é a mesma do Paulo trate a url do arquivo e verifique tudo que precisa, se o usuario estiver acessando a propria pasta, então pode liberar, caso contrario, trava o down Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites