Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luan Pedro

[Resolvido] entendendo a funçao return

Recommended Posts

olá pessoal,

gostaria de saber se sempre é necessario da um return numa funçao secundaria,pois para funçoes que retornan valores como,

int soma(int numero1,numero2)
{
return(numero1+numero2);
}
o return retorna um valor ,mais fazendo uma pesquisa,caso a funçao nao seja void ela teria que possuir um return,mas por exemplo num programa do que a funçao principal chama uma secundaria apenas para informar se um numero é par
int numero_par(int npa)//função para comparação de numero par
{

if(npa % 2 == 0)//npa = "numero par"
    { cout<<"O numero e par!";}
    else
    { cout<<"O numero e impar!";}

}
eu nao vejo como poderia utilizar a funçao return,lembrando que o programa funciona perfeitamente ,nesse caso nao seria obrigado ter o retunr já que a funçao nao retorna nenhum valor ???????lembrando que ela nao pode ser declarada como void pois o numero recebido por ela é um valor inteiro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque ela não pode ser declarada como void?

void numero_par(int par);

ai... ai... ai...

Cuidado com esses livros traduzidos e coisas do genero, pessoal...

Compartilhar este post

Link para o post

nossaaaaaa que mancada a minha!

depois que eu postei o topico eu fui analizar e persebi que podia ser declarado como void ,o erro que dava era com outra sintaxe que uma alteração mal sucedida e imcompleta no aplicativo gerava!mais entao só uma pergunta como ele vai apenas imprimir na tela se é par ou impar,isso é o quesito para poder ser void e nao presizar do RETURN (já que a funçao só ira imprimir na tela e nao retornará nenhum valor )Correto ??? ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi nada do que você falou sobre requisito.

Funções void podem ter um return no meio do código. Dependendo do que se está fazendo é útil.

Os modos de se sair de uma função é chegar ao final dela, encontrar um return ou uma instrução de desvio do tipo longjmp/setjmp.

Compartilhar este post

Link para o post

quando eu disse se era um requesito o detalhe de que a função retornaria apenas uma frase,eu quiz dizer que,como a funçao nao retornaria nenhum valor int,float,double e sim apenas imprimiria uma mensagem,isso seria um motivo de se usar o VOID,pois até onde acho que compriendo,a grande diferença entre usar "INT,FLOAT,DOUBLE,CHAR " do VOID é que o VOID nao tem a OBRIGAÇAO de retornar nada(ele até pod retornar,mais nao é uma regra,ao contrario do INT,FLOAT..,estou correto ???Quando seria "RECOMENDAVEL" UTILIZAR Um VOID à utlizar int,float... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif

qual dessas duas funçoes estaria melhor

int tabuada(int tb)//função para tabuada
{
    int i,resultabuada;
    for(i = 0; i<=10;i++)
    {
          resultabuada=tb*i;//tb = de  "tabuada" variavel que recebe o valor da funçao principal
    cout<<tb<<" x "<<i<<" = "<<resultabuada<<"\n";
    } 
    return(resultabuada);
}         
ou essa....

void tabuada(int tb)//função para tabuada
{
    int i,resultabuada;
    for(i = 0; i<=10;i++)
    {
          resultabuada=tb*i;
    cout<<tb<<" x "<<i<<" = "<<resultabuada<<"\n";
    } 

}         
e por que ??? :huh: :huh: achu que assim talves fique mais facil compriender ;)

Compartilhar este post

Link para o post

As duas funções estão certas.

Depende do que você quer fazer e se você quer um resultado ou não.

A questão é que uma função void não retorna nada, e nem pode retornar!

Não tem essa de opcional.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se foi pra mim,mas quotando o que está no C99:

6.8.6.4 The return statement

Constraints

1 A return statement with an expression shall not appear in a function whose return type is void. A return statement without an expression shall only appear in a function whose return type is void.

Portanto, uma função que retorna tipo void pode sim ter um return p/ sair. O que não pode ter é uma expressão, tornando o return 'vazio'.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se foi pra mim,mas quotando o que está no C99:

6.8.6.4 The return statement

Constraints

1 A return statement with an expression shall not appear in a function whose return type is void. A return statement without an expression shall only appear in a function whose return type is void.

Portanto, uma função que retorna tipo void pode sim ter um return p/ sair. O que não pode ter é uma expressão, tornando o return 'vazio'.

Não, não foi pra você até pq falamos a mesma coisa... ^_^

Sim, foi exatamente o que eu disse (talvez tenha me expressado mal), um return 'vazio' não retorna nada para a função chamadora.

Eu disse que não pode retornar, o que não significa que uma instrução "return" não seja válida.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.