visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 9, 2010 Olá galera... Entrei na comunidade Open Source Linux Essa semana e gostaria de saber como devo Instalar e configurar o PHP, Mysql e Apache. Se puderem me dar alguns links uteis tmb, fico agradecido. Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 11, 2010 Eu achei um tuto lá no Vivaaolinux que me auxiliou... O problema é pra testa... Eu não consigo salvar os arquivos em /var/www/ Diz que eu não tenho permissão... =/ Alguem pode dar uma forçinha? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
h4v3st 1 Denunciar post Postado Agosto 11, 2010 Pesquise sobre chmod para dar permissão na pasta. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 12, 2010 Quando crio um ambiente de desenvolvimento costumo fazer da seguinte maneira: - Crio um diretório projetos dentro da minha pasta home e dentro uma pasta www dentro deste novo diretório. Ficaria assim: /home/prog/projetos/www - Renomeio a pasta original do Apache, apenas para não perder parte da configuração original. Para esta tarefa é necessário ter permissões de administrador. Exemplo de comando: sudo mv /var/www /var/www.orig (desta forma estamos renomeando a pasta www para www.orig) - Em seguida crio um link para a pasta www dentro da pasta projetos. É necessário permissões de administrador. Exemplo de comando: sudo ln -s /home/prog/projetos/www /var/www - Após esta alteração o serviço do Apache deve ser reiniciado e se todas as configurações foram adequadas, qualquer arquivo e diretório gerado dentro da pasta www em projetos deve ser acessada como uma página web. Exemplo: /home/prog/projetos/www/index.html (http://localhost/index.html) Reiniciar o serviço do Apache: service apache2 restart, service httpd restart ou apachectl restart (depende da distribuição utilizada e se a instalação foi feita por pacotes ou por outros meios) Lembrando que este tipo de configuração eu faço para ambientes de desenvolvimento, para ambientes de produção estas configuração não serão necessárias. Qualquer dúvida, volte a postar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 12, 2010 Estou com problema nas extensões... Como posso carrega-las? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 12, 2010 As extensões, no caso do Linux, devem ser instaladas. Na linha de comando, execute: $ sudo aptitude search php5 (se for alguma distribuição tipo Debian, Ubuntu ou semelhante) ou $ sudo yum search php5 (se for alguma distribuição tipo CentOS, Fedora ou semelhante) Isto vai listar todas as extensões disponíveis via pacotes para instalação, para instalar basta colocar o comando "install" seguido do nome dos pacotes referente a extensão que você quer. Se a instalação do PHP não foi realizada via pacotes, todo este procedimento deve ser desconsiderado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Coloquei install php5-mysql mas esta dizendo que não é possivel executar o install pois falta um operando no final... O que isso significa? Ah...Outra coisa... Qual um bom editor de PHP (e outras linguas) para o Linux? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Se você estiver usando Debian, Ubuntu ou derivado, o comando a ser executado fica: $ sudo aptitude update (este comando serve para sincronizar com o que esta disponível nos repositórios de pacotes) $ sudo aptitude install php5-mysql Se você estiver usando Fedora, CentOS ou derivados, o comando fica: $ sudo yum update (este comando serve para sincronizar com o que esta disponível nos repositórios de pacotes) $ sudo yum install php5-mysql No openSuSE o software para gerenciar e instalar pacotes é outro, não me recordo se existe YUM para openSuSE, se não estou enganado o software é o YaST. Lembrando que estes procedimentos podem ser executados usando a interface gráfica, exemplo, como se fosse um Adcionar/Remover Programas do Windows. Sobre a melhor interface para programar, bem... eu uso e recomendo o Eclipse, existe um projeto específico que é o PDT (PHP Development Tool - http://www.eclipse.org/pdt/). Mas isto é uma questão bem pessoal. Algumas opções: - Eclipse (C/C++, Java, PHP... aceita outros plugins) - NetBeans (C/C++, Java, PHP, Ruby, Groovy) - Zend Studio (comercial) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Primeiro usuario de linux é ####. Como eu consigo instalar os arquivos do netbeans (.sh) e o do eclipse (.tar.gz)? Obrigado pela ajuda... =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Tanto para rodar o Eclipse como o NetBeans você precisa do JRE (Java Runtime), isto pq ambas as plataformas são baseadas em Java. Antes de mais nada, você precisa "ativar" o repositório da sua distribuição onde está o pacote JRE da Sun, dependendo da distribuição você vai baixar a versão OpenJDK, que também é da Sun mas tem algumas pequenas diferenças, então, para evitar problemas de compatibilidade... O nome do pacote a ser instalado é o sun-java6-jre. Com as orientações passadas até aqui, a instalação pode ser feita como fez nas outras vezes. Pronto... agora vamos ao seu questionamento. Para rodar o Eclipse, basta descompactar o pacote e executar o binário que tem dentro da pasta. Normalmente este arquivo chama-se eclipse, clique 2x no arquivo. Isto deve ser suficiente. Obs.: Nem sempre um arquivo tar.gz (que é um arquivo empacotado .tar e compactado .gz) terá seu conteúdo composto por arquivos binários (compilados), muitas vezes estes possuem programas em código fonte. Sempre acompanham documentação com instruções para realizar as tarefas de instalação e/ou compilação, caso seja necessário. Já o NetBeans possui um instalador e no Linux os arquivos executáveis não estão necessariamente vinculados a um tipo de extensão de arquivo, mas a permissão, ou seja, para executar o instalador você precisa, antes de mais nada, dar permissão para execução neste arquivo. Ao executar abrirá uma tela de instalação e configuração equivalentemente um programa de instalação do Windows. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 14, 2010 O netbeans pediu JDK... Qual o nome do pacote de instalação do JDK? Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Agosto 14, 2010 sun-java6-jdk ;) Você sempre pode usar o "search" do aptitude destes casos, ou a busca do próprio instalador gráfico. $ sudo aptitude search jdk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_xp 0 Denunciar post Postado Agosto 14, 2010 Opa... Vlw @Prog... Funcionou certinho... Muito obrigado msm... Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites