Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jipa

Comparando Campos Dbedit E Dblookup Com Os Dados Do Bd

Recommended Posts

Olá pessoal estou aprendendo a desenvolver algumas coisas no delphi e estou com algumas dúvidas.

 

1ª Dúvida - Estou utilizando um DBcheckbox1, quando eu marco está opção ele grava no banco a letra "T", tem como mudar este valor?

 

 

2ª Dúvida - como faço para comparar um valor que estou digitando num campo DBEditNomecliente e um DBLookupcombobox com o restante dos dados que já estão gravados na tabela.

 

Quero saber se o nome que estou digitando no campo nome do cliente no DBEditNomeCliente é igual ao que já esta gravado no tabela X e se também o nome da tarefa que esta no DBLookupCombobox Já existe na tabela X para o respectivo cliente.

 

o nome do cliente eu preciso que ele se repita dentro da tabela X agora o nome da tarefa que esta sendo selecionado no DBLookupCombobox não poderá se repetir para o respectivo cliente.

 

se alguém puder ajudar, desde já agradeço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no DBcheckbox1 altere as propriedades ValueChecked e ValueUnChecked, esses são os valores que serão gravados e recuperados do banco

 

sobre sua segunda duvida, eu lhe aconselho a trabalhar com índices unicos entre os dois campos, ai você pode tratar a exceção para se caso vier KEY VIOLATION, você sabe que o usuário tentou entrar com uma tarefa+ usuário duplicado na tabela X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Diego Garcia obrigada pela sua atenção a primeira solução ok, mais a segunda você não entendeu direito eu preciso que o nome do cliente se repita na tabela e que somente a tarefa não se repita para o cliente na verdade a tarefa irá se repetir mais para clientes diferentes, entendeu?

 

 

exemplo se eu tenho as tarefas X, Y, Z, H, W, K

 

CLIENTE ----TAREFA

MARIA------------X

MARIA------------Y