Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elvis Vidal

[Resolvido] Combobox Dependente de outro

Recommended Posts

Gente, eu sei que não se deve fazer uma pergunta que ja foi respondida anteriormente. Garanto que esta é a primeira vez que preciso perguntar pois sempre tive o hábito de pesquisar (e sempre acabo encontrando) para encontrar a resposta.

Meu problema é simles para quem entende mas, para mim que ainda não comecei meus estudos em javascript / ajax / jquery...

Vamos ao que interessa...

Terei 10 selects no meu formulário todos com as mesmas opções, oque eu quero é que se uma opção foi selecionada anteriormente ela seja eliminada/escondida nas opções dos outros selects.

Sim, tenho vergonha de precisar postar um novo tópico para algo tão simples mas, javascript e suas bibliotecas ainda não são minha área. ;S

ninguem? ;/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu entender...

Esses campos não vêm de um banco de dados, são fixos e predefinidos?

Se for assim, nem de Ajax precisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Se forem estáticos, nem precisa de Ajax, configura tudo no JS. Com banco de dados aí sim você vai precisar de Ajax, vai precisar saber um pouco de JSON...

Se quer ver um exemplo em Ajax, dá uma olhada no tópico do nosso colega W. Bruno:

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/365795-combos-dependentes-ajax-jquery/

Compartilhar este post

Link para o post

Wow, o W. Bruno la diz que não é muito bom pra explicações mas o código dele... muuuuuuuuito bem comentado. ;] aHuahuA

Mas Rick, sou um cara muito didáticochato e gostaria de um exemplo com campos státicos configurado pelo JS.

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. pensa melhor nesse fluxo ai.. pq é confuso.. muito confuso fazer oque você 'acha que quer'

<html>
<head>
<script type="text/javascript" src="jquery-1.4.2.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
$(document).ready(function(){
	$("select[name='dois']").change(function(){
		var dois = $( this ).val();
		$("select[name='um']").find("option[value='"+dois+"']").remove();
	});
});
</script>
</head>
<body>

Um: <select name="um">
		<option value="">--</option>
		<option value="1">1</option>
		<option value="2">2</option>
		<option value="3">3</option>
	</select>
	Dois: <select name="dois">
		<option value="">--</option>
		<option value="1">1</option>
		<option value="2">2</option>
		<option value="3">3</option>
	</select>

</body>
</html>

ai teria que criar uma 'regra' que ele não pode 'alterar'.. pq se ficar alterando, tu vai ter que recriar todos os selects de novo... e tal

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.