Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

IvanNildo

[Resolvido] Iniciando meus estudos!

Recommended Posts

Boa tarde!

Estou iniciando meus estudos em banco de dados! Já possui um conhecimento bom de xhtml, css e js! Agora entrei em um curso de PHP com MySQL e Postgree... minha dúvida é: vocês tem a indicação de alguma apostila/site bom pra se aprender a trabalhar com MySQL? O PHP é uma boa linguagem pra trabalhar junto com ele? Como vocês aprenderam MySQL e que linguagem usam com ele? Depois de se aprender a trabalhar com MySQL é mais fácil aprender a trabalhar com Oracle ou SQL(as bases são iguais? existe algo em comum entre eles?)?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmmm...

o proprio site do mysql eh um otimo lugar pra você aprender sobre mysql, aqui no forum tambem eh bom, mta gente faz perguntas interessantes.

PHP eh talvez a linguagem mais utilizada com o mysql, eu uso php(paginas), java(desktop) e python(batches)

Eu aprendi pq era o banco q tinha no trabalho, eu herdei o mysql (nao tive escolha) e nao sabia nada de mysql, aprendi um pouco e hj ajudo algumas pessoas aqui

Sim, SQL(a linguagem) eh tudo a mesma porcaria, muda pouco de uma soluçao de banco de dados pra outra. Todos tem um conjunto padrao de instruçoes, e cada banco implementa mais algumas q seriam, digamos 'particulares'

e se você vai gastar seu tempo aprendendo, aprenda algo q nao seja ferramenta e sim um fim (oracle e db2 são fins, mysql,postegre,firebird,sqlite sao ferramentas)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm vou buscar mais informações no site do MySQL então!

Não entendi muito bem porque você diz que Oracle é fim e MySQL/Firebird por exemplo são ferramentas! E que linguagem de programação normalmente é usada com Oracle? Vejo PHP/MySQL e seria ???/Oracle?

Grato pela resposta!

Compartilhar este post

Link para o post

PHP roda legal com Oracle também.

De resto nunca fui atras para usar então não posso te dizer.

eu penso um pouco diferente do giesta

já que você está começando a ver esse lado dos bancos de dados eu acho legal começar pelo MySQL sim.

É uma ferramenta com bastante conteudo e informações pela internet. Tutoriais são faceis de encontrar

e se precisar de um help encontrará gente que tenha uma noção para isso até no buteco da esquina. hehehe

Acho que seria interessante usar o MySQL para pegar uma noção da área de BD's e então partir para algo

mais robusto como o Oracle.

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente qualquer linguagem pode ser usada com praticamente qualquer banco de dados sem mtos problemas.

Sobre ferramentas e fins eu quis dizer o seguinte:

Saber MySQL, mesmo q você seja um profissional certificado, nao vai te trazer mta empregabilidade, aumentos de salario ou diferenciais numa entrevista de emprego/triagem de curriculo. Oracle por outro lado vai.

MySQL eh normalmente apenas uma parte de um sistema web -> Aprenda a medida que você precise aprender, faça o trabalho final da faculdade , depois esqueça.

DB2 ou Oracle eh o banco de dados que controla mega corporaçoes internacionais -> Aprenda ativamente, certifique-se e viva bem.

Por isso q eu disse pra você nao gastar seu tempo com MySQL.

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm entendi! Muito obrigado a todos! hehe

Tava vendo esse tópico aqui:

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/408107-banco-de-dados-para-ecommerce/

E me bateu uma dúvida: existe algo como "lógica de programação" pra quem quer aprender programação voltado pra banco de dados? Algo como organizar tabelas e afins independente de se vai usar MySQL ou Oracle?

Grato!

Compartilhar este post

Link para o post

chama-se modelagem de dados, mas antes de você começar qualquer esquema de banco eh importante ter definido em mente q dados você vai guardar, que dados sao importantes e como depois você vai estudalos(data mining) e exibilos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hummm muito obrigado giesta! Acabei de olhar no acervo da biblioteca pela net e vi que tem 12 exemplares desse livro lá pra locar hehe... (antes fui ver o preço e era 225 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif )... semana que vem quando eu for devolver esse que eu peguei eu loco esse!

Brigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.