Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Por que preciso de uma identidade visual?

Recommended Posts

Olá pessoal, venho hoje aqui para tratar de um assunto, que para uns pode parecer óbvio, mas para outros é um tanto quanto complicado assimilar.

Estou falando do assunto "Por que preciso de uma identidade visual?".

 

Com este artigo quero sanar as dúvidas dos leitores em relação à este assunto, e também dispor à comunidade um artigo que possa de alguma forma auxiliar os designers a "convencer" e argumentar com seus clientes/chefes à aceitarem o desenvolvimento de uma marca, ou uma nova marca.

 

 

O que é uma identidade visual?

 

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.

 

Fonte

De uma forma mais simples, identidade visual nada mais é do que a representação gráfica de forma simples de sua empresa e da ideia que você quer transmitir.

A identidade visual é a marca da empresa. É ela que irá passar aos clientes de forma rápida, clara, simples e objetiva, a ideia que a empresa quer transmitir. Seja esta ideia a inovação, qualidade, compromisso, ou qualquer outro valor que represente sua empresa.

 

 

Por que ter uma identidade visual?

 

Porque se você não tiver uma marca, sua empresa perderá identidade, seus clientes esquecerão facilmente de sua empresa, você não conseguirá fixar a ideia que quer passar.

Muitos diretores de empresas pensam que o que move a empresa é seu produto/serviço. Sim, é verdade, o produto/serviço é o principal elemento para o desenvolvimento da empresa, mas só o isto não adianta.

Sem um bom marketing você não consegue vender, se não consegue vender você não consegue produzir, se você não consegue produzir a empresa quebra.

E qual a primeira peça fundamental e indispensável para se iniciar uma boa campanha de marketing?

 

Isso mesmo, uma identidade visual :)

 

Existem outras peças fundamentais e indispensáveis, mas isto é assunto para outro artigo.

 

 

Como posso criar minha identidade visual?

 

Ao contrário do que muitos pensam, e fazem, por ai, criar uma marca não é fácil.

A primeira coisa a se fazer é definir o que é a empresa. Depois você deve definir qual imagem a empresa quer passar e analisar a imagem que a empresa transmite atualmente.

Feito isso, devemos começar a pensar na tipografia a ser utilizada, cores e formas, mas isto também é assunto para outro artigo.

 

 

E pra finalizar, um vídeoclipe que explica a importância desse assunto de forma bem descontraída...(em espanhol)

http://www.vimeo.com/10286525

(Dica do meu amigo )

 

 

Espero que tenham gostado do artigo.

 

Abraços e até a próxima :)

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom!

 

É interessante e fica de alerta para duas situações:

 

- Clientes resistentes a mudanças;

- Clientes/profissionais que acham que é só "juntar formas e cores" para que seja feita uma logo.

 

 

O vídeo é hilário, haueahe, mas muito bacana que simula de fato a situação do texto. :D

 

 

Parabéns pelo post! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Tiago, e obrigado pela indicação do vídeo :)

 

Realmente é um assunto muito importante a se debater, principalmente com os clientes "chatos" :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.