Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sileno De Oliveira Brito

[Resolvido] Escrevendo no registro do Windows usando C#

Recommended Posts

Peço um pouco de paciência a quem for ler, pois esse é o meu primeiro post e ainda não sei bem como usar esse sistema. Vou postar algumas coisas que não achei no fórum, mas que ao meu ver pode ser útil para alguém. Inclusive para mim em futuras consultas. Pois já não programa a anos em .NET vou começar a fazer uma revisão. Qualquer dúvida tentarei esclarecer ao máximo. Eu tenho deixar o código o mais comentado possível, mas sei nem sempre da para entender. Não sou fã de plágio. Como costumo ver constantemente em fórum. Sendo assim ou o conteúdo de meus posts serão próprios ou será citada a fonte. Pretendo seguir firme essa ética.

// Inclua no seu projeto a seguinte classe:
using Microsoft.Win32; /* Essa classe permite que você tenha acesso ao registro do Windows. */

private RegistryKey RegistroDoWindows; /* Nessa linha estamos criando uma objeto privado RegistryKey que permite a manipulação do registro do Windows e estamos dando o nome para esse objeto de RegistroDoWindows */

try /* Estamos usando o try para tratar possíveis exceções que possam ocorrer.*/
{
RegistroDoWindows = Registry.CurrentUser.OpenSubKey(subKey, true); /* Nesta linha estamos ”dizendo” que o objeto RegistroDoWindows vai acessar a chave do registro HKEY_CURRENT_USER e abrir as sub chaves que passarmos pela string subKey com a permissão de escrita*/

if(RegistroDoWindows == null) /*Se a sub chave que informamos no comando acima não existir */
RegistroDoWindows = Registry.CurrentUser.CreateSubKey(subKey); /* O objeto RegistroDoWindows vai acessar a chave do registro HKEY_CURRENT_USER e criar a sub chave que definimos na string subKey */

RegistroDoWindows.SetValue(“NomeDaChave”, valor); /* atribui o valor a chave que está estamos acessando, onde NomeDaChave é uma string que será a chave que desejamos criar ou alterar no endereço do registro que acessamos e valor será o valor da chave o que pode ser qualquer tipo de objeto suportado pelo registro como, por exemplo, uma string ou um inteiro */
}
catch(Exception e)
{
}

Atenção: O registro do Windows trabalha com os seguintes tipos de dados:

Tipos de dados: Descrição
REG_BINARY: Binário
REG_DWORD: Longo
REG_DWORD_BIGENDIAN: Longo
REG_DWORD_LITTLE_ENDIAN: Longo
REG_EXPAND_SZ: Comprimido
REG_LINK: Link Simbólico
REG_MULTI_SZ: Lista de strings separados por Null
REG_NONE: Tipo de dado Indefinido
REG_RESOURCE_LIST: Driver de dispositivo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.