Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Google demite funcionário acusado de acessar contas de menores

Recommended Posts

Google demite funcionário acusado de acessar contas de menores

David Barksdale abusou da posição como engenheiro-chave da empresa.

Não houve acusação de uso de conotação sexual.

 

Do G1, em São Paulo, com agências internacionais

 

Imagem Postada

David Barksdale foi demitido do Google em julho. (Foto: Reprodução)

 

O Google confirmou nesta terça-feira (14) a demissão de um funcionário em julho por violação de políticas de acesso a contas de usuários. Segundo o site Gawker, David Barksdale usou a sua posição como engenheiro-chave, que avalia o desempenho dos serviços do Google, para entrar na conta do Gmail e do Google Voice de menores.

 

Segundo o site, Barksdale conheceu os menores em um grupo de tecnologia em Seattle. Ainda não está claro quantas contas ao todo o engenheiro acessou, mas segundo fontes próximas, Barksdale espiou, pelo menos, quatro menores sem consentimento. Porém, o engenheiro não foi acusado de usar conotações sexuais. Uma reclamação sobre o caso foi feita pelos pais dos menores ao Google, que demitiu Barksdale logo após.

 

“Nós demitimos David Barksdale por quebrar as rigorosas políticas internas de privacidade do Google. Temos o controle do número de funcionários que têm acesso aos nossos sistemas e, regularmente, atualizamos os controles de segurança. Por exemplo, nós estamos aumentando, significativamente, a quantidade de tempo que passamos auditando os nossos ‘loggings’ para ter certeza de que o nosso controle está sendo eficaz. Com isso, um limitado número de pessoas precisa acessar esses sistemas, se operarmos eles corretamente. Por isso, tomamos qualquer tipo de violação muito a sério”, disse Bill Coughran, vice-presidente sênior de engenharia do Google em um comunicado.

 

Uma fonte próxima ao caso contou ao site que essa não foi a primeira vez que um empregado do Google foi demitido por violação de privacidade. Porém, o outro incidente não envolvia menores de 18 anos.

 

Medidas

A quebra de sigilo surge em meio a pressões sobre o Google de diversas agências do governo devido à sua coleta de dados pessoais sobre redes Wi-Fi pelos carros do serviço "Google Street View", enquanto tiravam suas fotos panorâmicas de ruas ao redor do mundo.

 

Nos Estados Unidos, reguladores e parlamentares também discutem medidas para tornar mais severas regras de privacidade – algo que o Google e outras companhias de internet rejeitam, preferindo a auto-regulação.

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.