Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

guimassaro

Ignorância

Recommended Posts

Olá pessoal!

Há muito tempo acesso o iMasters para fins "artísticos" (sou publicitário) e sempre dei uma olhada na parte de programação. Mais por curiosidade do que por necessidade, sempre quis aprender sobre Visual Basic, Delphi, C/C++, Java... o problema é que sempre faltou tempo ou sempre tive tarefas mais importantes que satisfazer essa minha curiosidade. Pois bem, agora que estou com tempo livre, resolvi tentar entender do assunto e, pelo que li, fui pelo caminho difícil: comecei a ler alguns tutoriais sobre C++ (já que, pelo que entendi, ele é um "plus" do C mas sem excluir a linguagem antiga).

Pra resumir (que eu sei que metade desistiu de ler no primeiro parágrafo), to tendo uma grande dificuldade pra entender como eu uso a linguagem... Mais precisamente, que tipo de programa eu preciso pra começar a criar o meu programa?

Eu acabei baixando o "Borland C++ Compiler 5.5.1"... foi o que eu encontrei, grátis... mas pelo que eu entendi, isso é só um compilador. Eu precisaria baixar algum IDE ou algum editor de texto pra começar criar? Onde eu acho uma interface gráfica digitar os códigos?

Desculpem minha ignorância... é mais ou menos como se alguém quisesse jogar vídeogame mas não conhece TV... mas agradeço se alguém puder me ajudar a começar e, se possível, indicar algum programa recomendável para novatos.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comece usando o Code::Blocks. Também tem o Dev-Cpp, mas ele é muito menos prático.

E se quer minha opinião, comece pelo C. Ela te dará mais "intimidade" com o computador, e você precisa disso antes de incluir toda a abstração que o C++ oferece. Além disso, há muita controvérsia quanto à qualidade e validade real do C++.

C é um cachorro, C++ é um polvo. O problema é que criaram o polvo grampeando 4 pernas no cachorro.

IDEs nada mais são que ambientes de desenvolvimento. Geralmente consistem em um editor de texto e um menuzinho que permite rodar um compilador nos arquivos que você está escrevendo. Quando programo eu C, eu só uso o editor de texto (uso o gVim), e compilo na linha de comando.

O Code::Blocks, contudo, tem uma interface gráfica.

Os 3 programas dos quais falei acima são grátis.

Ah, e antes que eu me esqueça. Você precisa de um livro. Recomendo o "The C Programming Language", que é dos criadores da linguagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que você não deveria começar pelo C, nem pelo C++.

Escolha alguma linguagem de um nível mais alto (google: linguagens de programação níveis).

C++, apesar de possuir uma certa orientação aos objetos e e programação dinâmica ainda é categorizada médio nível.

Boas opções para começar: Python, Haskell, Pascal, Ruby (um pouco chata no começo).

C é um cachorro, C++ é um polvo. O problema é que criaram o polvo grampeando 4 pernas no cachorro.

Não entendi...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.