Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Augusto

Cores Puras...

Recommended Posts

Bom, já que trabalharcom intervalosnão foi bem como eu pensava, resolvi atacar em outra via de pensamento.

 

Mas para essa nova abordagem precisaria de um empurrãozinho de quem mexe com Design.

 

Quais seriam as Cores Puras, em RGB?

 

Buscando um pouco (na verdade muito), achei as mais "comuns":

 

Preto (#000000)

Amarelo (#FFFF00)

Verde (#00FF00)

Ciano (#00FFFF)

Azul (#0000FF)

Magenta ($FF00FF)

Vermelho (#FF0000)

Branco (#FFFFFF)

 

Esses eu achei na Wikipedia, em 24 bits RGB Color Space

 

Mas o algoritimo, parte meu, parte "emprestado" que estou usando, com apenas essas cores, está me retornando muitos falsos positivos.

 

Isso porque ele faz a comparação do HSL das cores RGB e retorna a cor mais próxima. Mas suponhamos que eu esteja testando um tom de cinza.

 

Por eu não ter um cinza puro nessa relação, posso estar recebendo como proximidade um preto ou um branco.

 

Alguém sabe me dizer outras mais? O máximo possível, como: rosa puro, violeta puro, cinza puro, marrom puro...

 

E, se não for explorar demais, se existirem, meios-tons puros. Esses entrariam entre uma cor pura e outra, como azul escuro e azul claroestão antes e depois do azul puro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai uma tabela que eu te indicaria seguir, com cores puras, basta separar.

 

http://www.efeitosespeciais.net/tabela.htm

 

você tb poderia tirar as cores pelo firebug, uma vez fiz isso rsrsrsrsrs, mas esta acima te ajudará pois tem la o que esta precisando.

 

EDITADO

 

Em relação a dica do firebug, fiz um vídeo para que você possa ter uma melhor idéia.

 

http://www.adresende.com.br/imasters/capture-6.rar

 

Basta seguir as cores em ingles, que pelo console do fire, quando você coloca a cor em texto ele retorna o exadecimal da cor.

 

http://www.aulaparticulardeingles.com.br/cores_em_ingles.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas que garoto produtivo, não? :P

 

Agradeço a ajuda. Aparentemente, no primeiro link as cores "puras" são aquelas 16 primeiras, certo?

 

Queria saber se as cores do último link,com osnomesem inglês, poderiam ser consideradas como puras também, haja vista que nela tem,por exemplo, laranja que filtraria corretamente desde um amarelo escuro até marrom avermelhada (tipo terra de interior) ou roxo, que ajudaria a filtrar algo mais que um Magenta e algo menos que um vermelho.

 

Mas ainda assim, já vaimelhorar em pelomenos 50% o algoritimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, as cores puras são aquelas arredondadas nos valores, com base nisso você terá que delimitar cor a cor.

 

Em relação aos nomes em inglês, quando colocado, é retornado o valor hexadecimal extato da cor, o browser com certeza lista pelos nomes aplicados no campo color os valores em hedadeximal exato da cor.

 

Para este seu projeto, sugiro que olhe esta lista

 

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_colors

 

Lá contém os valores RGB e hexadecimal das cores, além disso, possui uma matemática aplicada das cores, aonde exibe a porcentagem das 3 cores (vermelho, verde, azul) que formam a cor principal além de outras porcentagens como iluminação por exemplo.

 

A questão nesse caso é identificar a lógica por trás da "matemática" de formação das cores, e nesse caso essa matemática terá que ser aplicada em valores RGB e não hexadecimal isso porque pelo rgb será muito mas fácil fazer esta analise.

 

Com isso caso seus resultados estejam sendo retornados em html hexadecimal você terá que fazer a conversão deste valor hexadecial para RGB, mas essa será a parte fácil do processo, já que existem funções em linguagens dinâmicas que já fazem isso.

 

Em PHP que é a sua linguagem de programação, já existem funções prontas que fazem esta conversão do hexadecimal para RGB

 

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=hex+to+rgb+php

 

Tipo...

 

O branco em hexadecimal é #FFFFFF e em RGB é 255 255 255

o preto em hexadecimal é #000000 e em RGB é 000 000 000

 

Tendo em base nisso, vamos há lógica...

 

Depois do branco a próxima cor é qual?.... cinza. com isso pegue estas duas cores de acordo com as cores únicas....

 

No caso do branco é #FFFFFF sendo o RGB 255 255 255

No caso do cinza é #CCCCCC sendo o RGB 204 204 204

 

Tendo esse calculo montamos a lógica....

 

todos os valores RGB com valores iguais.... ou seja.... nas 3 casas entre 204 e 255 serão cinzas....

 

Exemplo...

 

254 254 254

253 253 253

252 252 252

251 251 251

250 250 250

249 249 249

...

204 204 204

 

O ruin, é fazer as somas, te falo que terá muitaaaaaaa dor de cabeça nisso rsrsrsrs pois vai ter que comparar valores diversos.

 

Lembrando que o valor mínimo e máximo de uma coluna vai de 000 á 255, ou seja, não ultrapassa este o valor 255 de cada coluna, portanto o preto (000 000 000) é a primeira cor e o branco (255 255 255) é a última.

 

Porém depois que conseguir fazer a lógica da soma e aplica-las o processo será automático, mas de qualquer forma você terá que ir na base destas cores únicas isso para fazer o calculo entre cores.

 

O hexadecimal é por padrão construida com resultados de 3 colunas com 3 valores em cada coluna, com isso terá que estudar a fundo cor única por cor única e entender a lógica algorítmica do sistema, nesse caso formação de cores.

 

Tenho um programa aqui que é muito bom, e tenho certeza que te ajudara, ele tem varias paletas, você muda os rgbs principais, coloca o resultado em hexadecimal, hls, cmy, rgb....

 

http://www.adresende.com.br/imasters/colormania.rar

 

Boa sorte e paciência, você vai precisar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai que raiva!

 

 

Adicionei algumas cores a mais e o algoritimo ficou doido. Faz preto corresponder com ciano, violeta como descendente de azul (ao invés de roxo que este sim deriva de azul - em vermelho).

 

Mas como eu preciso fazer continuei estudando outros trabalhos, principalmente voltados à Cameras Digitais, LED's, Espaços de Cores e, claro que não entendi muita coisa MAS, já pude descobrir que o Espaço de Cor mais fácil de trabalhar nesse problema é o HSI (ou HSL, HSB, HSV - a diferençade signigficado entre as últimas letras é só conceitual).

 

Esse(s) formatos são humanamente melhores pois trabalham justamente da forma mais próxima ao olho humano.

 

Talvez por isso oque eu vejo como sendo uma cor RGB X, na realidade é Y, devido à essa diferença.

 

Nesse formato cada cor temumúnico valor H (Hue), em graus, os outros valoresapenas modificam essa cor,deixandomais brilhante ou luminosa (L) e mais (ou menos) "berrante" (S).

 

Já montei a função (em PHP mesmo) que converte de RGB pra HSL, agora estou comparandocom uma matriz de intervalos de matiz (Hue), se der certo posto os resultados.

 

Quanto ao ColorMania, ele é muito interessante. Eu estava usando o ColorSchemer Studio que é muito bom, mas paraessa tarefa atendeapenas no básico do básico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.