Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Martinsrj

[Resolvido] Validação no ASP ou no Banco

Recommended Posts

Olá, boa noite!

Conforme a nossa conversa pelo telefone segue a situalção que necessito.

Acabamos de desenvolver o sistema web e existe algumas pendencias:

1- A nossa empresa tem responsabilidade de guardar por dois anos algumas informações dos funcionarios da empresa (cliente).

2- A nossa empresa tem que bloquear o cadastro de funcionarios acima de 100. Essa situação varia de empresa pra empresa, pois algumas

empresa pode cadastrar no maximo 100 e outra pode ser 200 funcionarios.

3- Uma situação que irá acontecer é o seguinte: Fechamos um contrato com empresa X no dia 25/10/2010 com 100 funcionarios.

Obs.: A empresa X nao pode cadastrar mais funcionário, apenas se houver desligamento de funcionario. Veja o exemplo abaixo:

No dia 12/12/2010 foram demitidos 10 funcionarios e com isso esses 10 funcionarios que foram demitidos nao precisamos mais guardar as suas informações, porem temos que ter esse controle de dois anos caso o funcionario permaneça na empresa por esse periodo, mas caso ele fique menos de 2 anos e se desligando da empresa nao temos a responsabilidade de quardar o contracheque e sim temos que deletar do banco.

Com as informações acima qual é a melhor forma de ser feita.

Através do ASP é moleza, mas vejo que a melhor solução deve ser a programação direto no banco de dados. Solicito informações, dicas e tutoriais com a minha situação. Devo utilizar trigger ou storedprocedure?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... juro que nao entendi sua duvida...

você qr fazer isso em ASP ou direto no BD ??

Creio que nao de para fazer esse limite de cadastro por empresas apenas pelo BD....

Explique melhor sua duvida, e veja se ela realmente é sobre ASP...

Compartilhar este post

Link para o post

é justamente isso que eu quero ver com os mais experientes. Eu coloca a programação toda no BD ou no ASP?

Caso a programação venha estar no BD o que eu utilizo: Triger ou StoredProcedure?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
exemplovocê vai ptrecisar de um sistema administrativo, olha este exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

EXELENTE exemplo, mas verifiquei que a verificação ficaria por conta do ASP.

Caso eu quisesse a programação ficasse por conta do Banco, qual é melhor forma? Triger ou StoredProcedure?

Abraços.

exemplovocê vai ptrecisar de um sistema administrativo, olha este exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

eu sempre utilizo Stored procedure

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas por uma curiosidade. Seria possivel utilizar trigger? Caso não, informe o porque. No seu caso você informou stored procedure, poderia explicar melhor de utilizar SP e não Triger?

Muito obrigado,

Abs.

eu sempre utilizo Stored procedure

Compartilhar este post

Link para o post

Uma trigger é executada automaticamente quando um determinado evento de uma tabela ocorre (por exemplo, após a atualização de um registro). Além disso, a trigger não retorna nem recebe parâmetros.

Já a stored procedure precisa ser chamada explicitamente, como uma função . Ela pode receber e retornar vários parâmetros. Uma trigger deve ser utilizada quando registros no banco precisarem ser atualizados na ocorrência de um determinado evento, para manter a consistência dos dados. Por exemplo, se você tem uma tabela de usuários e uma tabela de permissões desses usuários, e precisa ajustar automaticamente permissão máxima (ou mínima) para cada usuário que é adicionado no sistema, você pode criar uma trigger que é executada sempre que um novo usuário for incluído na tabela.

Uma stored procedure pode ser utilizada no mesmo contexto de uma função . poderia escrever uma stored procedure que ajustasse a permissão de um usuário passado por parâmetro.

Lembrando: uma trigger pode chamar uma stored procedure.

se você estiver realmente querendo criar aplicações com um bom desempenho usando banco de dados relacionais vai ter que compreender e saber utilizar muito bem as Stored Procedures, são tarefas ( declarações ) que estão armazenados no banco de dados e que são executadas diretamente no servidor de banco de dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Xanburzum,

coloco abaixo uma situação proxima que estou vivendo no meu serviço. você teria como me ajudar?

A situação abaixo caso possa me ajudar a criar trigger (SQL Server) terei condições de fato colocar no problema que estou tendo.

Possuo uma tabela chamada: exemplo_pessoa com os seguintes campos

id, nome, data, matricula.

Possuo uma outra tabela chamada: exemplo_tempolimite com os seguintes campos.

id, tempo_limite.

A tabela exemplo_pessoa posso incluir pessoas e várias vezes a mesma pessoa, porem tenho que capturar da tabela exemplo_tempolimite o campo tempo_limite. O campo exemplo_tempolimite possui o tempo que a pessoa ira continuará armazenada no banco de dado.

Exemplo da tabela: exemplo_pessoa

id | nome | data | matricula

1 | Paulo | 2010.01.25 | 123456

2 | Paulo | 2010.02.25 | 123456

3 | Filomena | 2010.01.25 | 234567

4 | Paulo | 2010.03.25 | 123456

5 | Filomena | 2010.02.25 | 234567

6 | Ronalo | 2010.03.25 | 567895

Exemplo da tabela: exemplo_tempolimite

id | tempo_limite

1 | 4

Tenho que criar uma trigger que verifica na tabela exemplo_pessoa o total de registros da pessoa que já foi cadastrado no banco, pois caso um pessoa já tenha mais de 4 cadastro realize o DELETE da primeira data, exemplo do Paulo do dia 2010.01.25.Preciso fazer essa verificação toda vez que ocorrer uma inclusao de alguma pessoa na tabela exemplo_pessoa, pois nao pode ter mais de quatro registro com o mesmo numero de matricula.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa , maravilha...

que bom que resolveu...

+ 1 resolvido...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma trigger é executada automaticamente quando um determinado evento de uma tabela ocorre (por exemplo, após a atualização de um registro). Além disso, a trigger não retorna nem recebe parâmetros.

Já a stored procedure precisa ser chamada explicitamente, como uma função . Ela pode receber e retornar vários parâmetros. Uma trigger deve ser utilizada quando registros no banco precisarem ser atualizados na ocorrência de um determinado evento, para manter a consistência dos dados. Por exemplo, se você tem uma tabela de usuários e uma tabela de permissões desses usuários, e precisa ajustar automaticamente permissão máxima (ou mínima) para cada usuário que é adicionado no sistema, você pode criar uma trigger que é executada sempre que um novo usuário for incluído na tabela.

Uma stored procedure pode ser utilizada no mesmo contexto de uma função . poderia escrever uma stored procedure que ajustasse a permissão de um usuário passado por parâmetro.

Lembrando: uma trigger pode chamar uma stored procedure.

Autor: tnaires

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.