Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Os designers multi-funcionais estão matando o mercado

Recommended Posts

É algo polêmico a se falar, pois hoje em dia muitas empresas preferem contratar um designer que seja programador e pagar um só salário do que ter que contratar um designer e um programador, totalizando dois salários. Mas se os designers multi-funcionais (e as empresas!) não se espertarem, logo logo o mercado morre.

 

 

A maioria dos e-mails que recebo são pedidos de ajuda em trabalhos escolares, pedidos de avaliação de artes digitais e pessoas corrigindo meu português falho. Ocasionalmente recebo um e-mail interessante que me faz parar e pensar.

 

Um leitor do Design Blog, Joel Gouveia, foi o autor de um destes e-mails. Resumidamente, ele escreveu:

 

Fazendo analogia com aplicativos e tb uma analise de mercado – os programadores estão dominando. Será q amanhã, que já é hoje, terei q aprender tb java e objective c para me manter respirando no mercado? Será q não devo me tornar um programador q tem (por coincidência) habilitação visual para poder sobreviver?

É um assunto complicado e impossível de chegar a uma conclusão concreta. O mundo está constantemente mudando e o design não ficará fora disto.

 

Empresas possuem impressoras multi-funcionais que fazem cópia, escaneiam, enviam direto por e-mail e muitas vezes também imprimem. Estas empresas dão smartphones aos seus funcionários para que eles possam verificar o e-mail no final de semana, acessar a intranet da empresa, enviar SMS informando aos seus colegas sobre a reunião de emergência…ah, e que fazem ligações também.

 

Os donos de empresas acabam pensando “Se meu celular pode ser multi-funcional, por que meu funcionário não pode ser também?“. Aí que entra o designer que é programador, arte finalista, técnico de informática, illustrador e fazedor de café. Esse é o futuro do design gráfico?

 

Imagem Postada

 

Eu sempre defendi o diferencial, e sei que é algo muito importante para o mercado. O designer que é expert em usabilidade naturalmente será melhor na área de usabilidade que o designer que é expert em impressos. Eu sou um designer que sabe programar em PHP e sou expert em WordPress – esse é o meu diferencial. Mas será que o mercado está mudando a ponto que preciso ser também o cara em usabilidade, acessibilidade, interface de usuário, impressos, programação Phyton, ASP.net, e que sabe criar aplicativos para iPhone, Android e Blackberry?

 

As empresas dizem “sim”. Eu digo…bom, já chego lá.

 

É inegável dizer que quanto mais você souber, maior será sua área de atuação e maior as chances de ser contratado por diferentes ramos. É a lógica. Mas isto não quer dizer que você será um expert em todas estas áreas. Basta ver 5 minutos de um programa da Discovery Channel. Você não vai ver uma entrevista com um expert na área de astronomia, astrofísica, física quântica e física teórica. A pessoa vai ser expert em uma só área.

 

Acontece que quando você é expert em uma área, você já toma um tempo X do seu dia para ficar informado sobre aquele assunto. Se você também é um profissional renomeado de outra área, você vai tomar um tempo Y para estudar sobre aquilo. Eventualmente você será nada mais que um expert em conhecimento e não terá tempo para trabalhar de verdade.

 

O Joel continua:

 

Vim do gráfico e hoje também estou na web com meu xhtml/css da vida. E já vi diversos amigos perderem vagas por que não sabem nada de web. E há coisas absurdas. Já vi vaga em que o empregador queria um gráfico/web/programador (php, banco de dados, etc) tudo por 1 salário mínimo. E o tempo que o cara levou para aprender nem é considerado.

Ou seja, as empresas preferem um funcionário multi-funcional. Ok. Mas você conhece uma impressora multi-funcional que faz tudo perfeitamente bem? Imprime, copia, manda fax e é wireless sem problema algum? Sempre existe algo em uma destas máquinas onde ela peca na qualidade ou na facilidade. E quando é algo que faz tudo isto e ainda gasta pouca tinta, ela é absurdamente cara. Por que na nossa profissão não seria diferente?

 

A resposta é simples: os profissionais medíocres que se vendem como experts. Eu já conheci programadores ótimos que são péssimos designers, assim como designers que desenham um site lindo mas cujo o CSS seja mediano. Eu sei que meu PHP ainda é aceitável, mas longe de ser algo que alguém que passou a vida inteira apenas estudando isto saberia.

 

No entanto, dizer que toda empresa prefere funcionários multi-funcionais é um erro. Basta olhar as gigantes do mercado. O Jonathan Ive da Apple é um excelente designer industrial, mas não é lá um designer gráfico ou web designer muito bom. O Everaldo Coelho é um designer visual do c#$%@, mas não conseguiria programar um aplicativo para iPhone. E por que eles são incríveis nas áreas deles? Por que eles passam tempo estudando aquilo que eles fazem bem.

 

O Joel termina com duas perguntas:

 

Teremos sempre que correr atrás e acabar virando um faz tudo? Será que é mais interessante virar um ________ (preencha com o que lhe vier à mente) com habilitação visual?

Minha resposta: não e não. Se virarmos um faz-tudo, a qualidade do nosso trabalho vai invariavelmente cair. Você não pode ser um expert em várias áreas sem 1) enlouquecer ou 2) virar um expert em conhecimento. O mercado que não reconhece isto vai continuar contratando profissionais medíocres ou medianos que podem até fazer mil coisas, mas não fazem mil coisas bem feitas. A qualidade do trabalho vai decair e o mercado do design vai por água abaixo.

 

Minha dica final é: se você é um designer e faz programação, cobre de acordo. São duas profissões, então valem pelo menos (pelo menos!) dois salários mínimos. Se uma empresa se recusa a contratar você por este valor, esqueça ela. Eu não trabalharia em um navio que não tem coletes salva-vidas e que vai navegar por mares bravos com uma tripulação despreparada. Deixe aquela empresa afundar sozinha.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O especialista terá sempre seu espaço, nem que seja para concertar os erros dos medianos, e cobrará por isso

 

Mas o mercado tende a sempre começar o trabalho com estes medianos multifuncionais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim Mario, mas o problema é que geralmente quem contrata o pessoal "mediano" não irá se interessar depois em alguém para corrigir a cagada, e ainda assim quem se interessa tem medo de quebrar a cara novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se precisar contratará sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, incrivel sua visão do assunto....

Qdo fiz um curso de web design no SENAC(3 anos atras) meu professor falou logo na primeira aula:

"Se o cara é bom em design, ele prodera no máximo ser mediano em programação e vice-versa"...

Acho que hj em dia as empresas precisam mais é contratar androids pre-programados para fazer tudo perfeitamente...

e ainda sim haverão muitos erros a serem corrigidos..

x/

pro patrão é facil mandar, ele só fica sentado na poltrona de coro apontand o dedo pro que ele quer que seja feito...

Empresas que pagam bem de acordo com a profissão, com certeza o patrão veio de baixo, assim ele sabe como realmente as coisas acontecem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa visão cara, passo por isso atualmente e pra falar a vdd sempre fiz mil coisas fora da função para a qual fui contratato...

Eu trabalho numa empresa de T.I no setor publicitário, meu foco é Design (imagem e composição), no entando até site eu to fazendo, css, flash, html, passo cabo de rede, administro a rede, até aula de direito eu to dando aki hahuahuahu...

 

Hoje em dia se percebe mto isso em entrevistas, as perguntinhas pra ser contratado começam normais ai já vai partindo pro oportunismo... ex:

 

O entrevistador diz:

Um então você é designer?

-Sim

E você programa tambem?

-Há me viro bem

Legal, legal, é que estamos com um projeto novo então se precisar você programa?

-AAA programo sim (presisando do emprego)

 

"ai ja começa o oportunismo"

 

Tem tambem alguns fins de semana (todos) que temos q trabalhar no domingo, tudo bem pra você?

- sem problemas, tenho os domingos livres (ja era meu futebol)

E se precisar uma vez ou outra trabalhar em casa?

- Há uma vez ou outra até dá, não sempre pq tenho faculdade e outros afazeres (oloko meu)

Bem então a vaga é sua, me traz um café por favor (é o fim uhahuahuahu)

 

Brincadeiras a parte galera!

Pra concluir concordo com o ponto de vista de que se alguem é especialista em algo, sempre haverá uma vaga mesmo que seja pra consertar erros de funcionários multifuncionais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa visão cara, passo por isso atualmente e pra falar a vdd sempre fiz mil coisas fora da função para a qual fui contratato...

Eu trabalho numa empresa de T.I no setor publicitário, meu foco é Design (imagem e composição), no entando até site eu to fazendo, css, flash, html, passo cabo de rede, administro a rede, até aula de direito eu to dando aki hahuahuahu...

 

 

 

Cara, é EXATAMENTE o que acontece comigo. Também trabalho numa empresa de TI que nos exigem sermos robôs programados para fazer tudo. Trabalho com Design gráfico e Motion Graphics. Me colocaram também pra editar áudio (entrei na empresa como editor de áudio - precisava do emprego). Sempre tem trabalhos pra web aqui também, mas pelo menos dessa eu conseguir fugir um pouco, tenho feito só os layouts, banners, etc. A parte de programação tem ficado pra galera de TI mesmo. Apesar de que também andei mexendo no flash (coisa que odeio).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom texto.

 

Essa famosa "tendência ao multi-funcional" só pode ser algo pregado por quem contrata. Mais produção, menos gastos. Sem se importar com a qualidade do produto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que têm lugar para todos. Pessoas com multiplos talentos são opções para empresas de menor porte conseguirem um trabalho realizado com um mínimo de profissionalismo(as vezes nem isso). O que eu acho um absurdo são empresas de grande porte com uma identidade visual mal desenhada, e website fora dos padrões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que têm lugar para todos.

será?

 

Pessoas com multiplos talentos são opções para empresas de menor porte conseguirem um trabalho realizado com um mínimo de profissionalismo(as vezes nem isso).

Se não tem profissionalismo não tem um trabalho, certo? No máximo um trabalhinho meia-boca que não pode ser chamado de profissional.

 

O que eu acho um absurdo são empresas de grande porte com uma identidade visual mal desenhada, e website fora dos padrões.

 

Toda e qualquer empresa, se quiser ter uma boa divulgação DEVE ter uma boa identidade visual, website, etc. Não será um multifuncional meia-boca que dará isto a empresa ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O importante é fazer o que gosta, se você gosta de design e de programação, o que te impede de fazer os dois e ser bom nos dois?

 

Se você gosta dos dois e se dedica para aprender os dois, você não será meia boca.

 

O problema é quando você só gosta de design, e aprende programação na marra só pra agradar as empresas,

ou vice versa, gosta de programação e aprende design na marra só pra agradar.

 

A grande questão é ser o que você quer ser, e não o que as empresas querem que você seja.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

De fato há situações em que devemos analisar.

Hoje o custo beneficio de uma empresa é ter um funcionário que possa desenvolver várias tarefas, dentre elas, um designer que tenha experiência com programação ou conhecimento é mais bem aceito no mercado (isso é fato). Mas, devemos também analisar o trabalho de ambos.

 

Vejo sites no ar com uma programação impecável mas o layout horrível, e vejo site com um bom designer sem uma programação ou estrutura básica. É como o amigo de cima analisou, se o cara tem talento para desenvolver os dois, ótimo, porque não explorar, mas eu olho no lado em que, PRIORIZE um campo de desenvolvimento que você ganha mais horas de trabalho.

 

Eu sou designer, venho desenvolvendo meu site para mostrar meu portfolio, a programação é simples e básica pois não tenho condições financeiras no momento para pagar um programador para desenvolver, com isto, perco tempo que ao invés de ir em Forum, google pesquisar script, jquery, css, isso e aquilo, eu poderia estar desenvolvendo um trabalho gráfico e ganhando mais.

 

O melhor é...

Aos designer sempre ter um programador como parceiro, e idem o programador... Pois assim, ambos ganham! Já as empresas, devemos analisar todos os lados. Não podemos nos 'prostituir' indo para criação e programação por preço de um, e sim, pedi um salário digno para trabalhar tanto como programação como designer.

 

 

Abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É extremamente difícil ser bom em Designe e em programação. São muitos os conhecimentos para ser um especialista e ser bom em ambos.

 

Cito por exemplo em programação: HTML,XML,JavaScript,CSS,ASP ou PHP(ou ambos),Banco de dados,Ajax. dentre outros conhecimentos; e temos o designer: Photoshop,Fireworks,desenho,conceito de cores,etc.

 

Então o ideal é se especializar naquilo que gosta e partir pra cima disso.Procurar empregos nesse segmento.. Claro sempre é importante ter noções básicas de um ou de outro, até para sugerir idéias, e entender o conceito sugerido pelo oposto. Concordo também que se vai desempenhar ambas as funções, deve sim exigir uma salário bem maior, talvez um pouco a menos do que se gastaria tendo dois profissionais.Mas eu como empresário não vejo lógica em pagar 1 1/2 funcionário,sendo que talvez ele não seja excelente em uma das coisas.. eu prefiro pagar 2 profissionais cada um excelente numa área.

 

 

Abcx,

 

LCS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

de certa forma foram os profissionais q se deixaram levar nessa onda de multifunçao pq quem sabe tudo na verdade nao sabe nada cada area e uma area se alguem me pergunta você sabe programar em asp digo q nao sei e pronto mesmo q saiba pouco a respeito recomendo q consigam um profissional da area aew pessoal q sabe um pouco disso pouco daquilo se deixa levar em ser multifuncional emprobreceno os segmentos especificos e desvalorizano o profissional entao de certa forma a culpa sao dos proprios desenvolvedores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do texto, porém pra mim isso resume em:

 

Profissional multifuncional = Empresa meia boca

Profissional Especializado = Empresa de Sucesso/Respeito

 

Experiência própria.

Tudo na vida tem que ter um foco, você não precisa ser um TAPADO e ver só o que você faz, precisa olhar para os lados também para ver como está o mercado, as mudanças, a concorrência, tudo isso pra você também não ficar para trás, mas sempre tem algo que você faça melhor então invista nisso, é bom sempre aprender outras coisas, mas sempre você será especialista em alguma área e não em tudo o que você aprendeu, então não adianta querer fazer de tudo que seu trabalho não irá ficar bom a não ser que você mude o seu gosto e comece a dedicar muitooo em outra área ai sim terá trabalhos positivos, caso contrário é só quebra galho.

 

Uma coisa também que o CERTOOO seriaaa! (mas na maioria das vezes isso não acontece) o Empresário ele deveria entender todo processo que são feitas as coisas em sua empresa pra saber o porque aquele profissional ele só faz isso e não faz outro tipo de serviço, design é criação do belo com o funcional uma pessoa não consegue ter uma ideia bacana tendo varias interrupções ao dia, ou não ter foco em trabalhos começa um ai vem o patrão pede outra coisa pra fazer na frente e assim vai, empresas grande como a Google, os profissionais de design trabalham em lugares cheio de cores que dê inspiração, com poltronas confortáveis caso queira relaxar, biblioteca com vários acervos de livros, games, filmes...fazendo com que assim se tenha uma maior produção parece besteira mas um profissional com a cabeça tranquila é óbvio que ele ira criar e ter ideias ótimas agora esse tipo de empresário que interessa em profissional multifuncional só tenho uma coisa a dizer eles sonham em ter uma empresa igual ao Google um dia? sim! todo empresário sonha. Mas com essa cabeça medíocre eu digo uma frase do filme Tropa de Elite: ELES NUNCA SERÃO, NUNCA!

 

auihauaihauiahau

 

 

Abraços galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.