Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Túlio AC...

[Resolvido] Método de proporção

Recommended Posts

Nobre,

 

Existem vários métodos de proporção;

 

 

 

Grade ou Quadriculado

Mão livre

Mesa de luz

Projetor

Câmera escura

Carbono (feito com lápis)

Sobreposição (cópia direta)

Linha diretrizes

Pantógrafo (aqui no fórum tem um tutorial), o aparelho pode ser comprado em papelarias

Comparação (tomada de uma unidade de medida da referencia ex. um olho, altura da cabeça, etc., e aplicação proporcional no desenho)

 

 

 

 

A que você está interessado, creio eu que seja a de carbono (feito com lápis), muito simples:

 

 

1º - Com um lápis 2B ou 4B (da faber castell mesmo para não gastar os da staedtler :D) pinte por completo uma folha de papel chamex essas de escritório mesmo, repito: pinte a folha por completo, mas lembrando que é em um lado apenas.

 

 

2º - Imprima a imagem que você vai desenhar no tamanho que vai ficar o desenho.

 

3º - Pegue a folha pintada e coloque o lado que foi pintado do lado liso do papel CANSON(se o papel for CANSON dããã), obviamente o lado que não foi pintado ficará para cima.

 

4º - Coloque a imagem que vai reproduzir por cima da lado branco do papel que está pintado (papel carbono).

 

5º - É interessante que você prenda com fita as tres folhas, dê preferencia prender apenas a parte de cima das folhas, para que você possa acompanhar como vai ficando os progressos.

 

6º - Com um lápis ou caneta comece a cobrir e dando um pouco de pressão no lápis ou caneta e observe no papel canson como está ficando as linhas que o carbono está criando. Lembrando que você vai tirar com isso apenas as proporções, a textura tem que ser feita na raça mesmo, não existe outra forma a não ser no "zoião" mesmo.

 

 

Lembre-se de que as linhas que o carbono vai criar não podem ficar muito fortes, pois os desenhos realistas não tem linhas são apenas manchas.

 

 

Após conseguir as proporções, ai é só guardar seu carbono (guarde com a folha aberta, não dobre para guardar, pois fica causando manchas ao desenho), então quando precisar novamente não vai perder tanto tempo para criar um novo carbono.

 

Caso o carbono deixe pequenas áreas de pó de grafite espalhada pelo papel CANSON, é muito simples, vou ensinar um segre:

 

..

..

 

use uma borracha rrss

 

 

Bom é isso.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não conheço nenhum método com esse nome, mas você pode estar se referindo ao que o colega citou acima.

 

Se você quiser ampliações ou reduções, um pantógrafo é uma boa pedida para quem ainda tem dificuldades com o método da grade.

 

 

Para fazer reduções é só inverter as posições: colocar a imagem de referência do lado direito e o papel de desenho do lado esquerdo. Da mesma forma, o lápis que contorna a imagem de referência deve ser o do lado direito e o lápis que faz o desenho reduzido deve ficar do lado esquerdo.

 

Mas lembre-se que se você se prender a esse método, você desenvolve muito pouco a habilidade em desenhar. De qualquer forma, isso é só para os contornos. O sombreamento, que é o que pega para desenho realista é feito na unha mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

I aew jackson... queria saber como é esse método de Sobreposição (cópia direta) e O de Linhas diretrizes.

 

Será que você pode me explicar?

 

Tulio, voce abriu um novo tópico somente pra fazer esta mesma pergunta...

Como já havia feito a pergunta neste tópico, tomei a liberdade de excluir o tópico novo que postou, pra melhor organizar o conteúdo do fórum. Dessa forma, o assunto fica todo reunido em um único tópico facilitando a visualização do mesmo por novos membros e/ou visitantes.

 

Peço que se atente, pois não há a necessidade de abrir um novo tópico pra cada nova pergunta, sendo que a mesma se refere a um conteúdo já discutido em um tópico recente.

 

Mas vamos lá...

Há um material Túlio, muito bom que trata com detalhes sobre alguns dos métodos discutidos aqui. Infelizmente, ele não é gratuito, mas considerando o que você pode aprender... o preço chega a ser irrisório.

 

De uma olhada nesse e veja se atende as suas necessidades:

Charles Laveso DVD I

 

Mais detalhes:

Reveiw Charles Laveso

 

Precisando de algo, só chamar http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

Dar uma pesquisada em sites de busca, redes sociais e etc.

 

Você já tem pelo menos dois exemplos de métodos super interessante e praticos para trabalhar seus desenhos proporcionalmente.

 

Nem tudo o que sabemos podemos ensinar, muita coisa é registrada, tem um "dono".

Ex: a tecnica nelveana desenvolvida e patenteada pelo Nelves(tecnica para reprodução), é um exemplo de tecnica que não receberá ajuda por aqui.

 

O fórum não apoia qualquer movimento que faça apologia ou fira qualquer direito autoral.

 

 

 

 

 

04ª - Normas referentes à Constituição e leis internacionais

 

 

 

 

04ª - Normas referentes à Constituição e leis internacionais

Referente à utilização de quaisquer meios de comunicação do sistema do fórum, é proibido a publicação de conteúdo ou de links para sites terceiros que infrinjam as leis vigentes no Brasil ou leis internacionais. Exemplos: pirataria, ---ografia, discriminação de raça, cor, crédulo, calúnia, difamação, etc..

 

 

06ª - Plágios e infrações de copyright

 

 

 

 

06ª - Plágios e infrações de copyright

Favor não postar quaisquer tipos de plágios ou conteúdo protegido por leis de copyright. Caso necessite postar conteúdo legal de terceiros, informe a fonte. (livro, revista, website, etc..)

 

Regras do fórum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nussa eu usava essa técnica no colégio pra copiar os mapas de geografia hehehehe ... a professora da epoca que ensinou ainda =D

nem sabia que era uma TÉCNICA e usada em desenho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

decalque que eu conhesso era botar uma folha de oficio em cima da imagem do livro de ciencias e tentava exerga alguma coisa atraves da folha para ir desenhando :D foi assim que comecei a desenhar quando era pequenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.