Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiagojpa

Qual a melhor estrutura para galeria de fotos?

Recommended Posts

Galera estou com uma duvida,sobre a estrutura do BD em uma galeria de imagens.

Na verdade minha estrutura ja funciona como eu quero, mas quero saber a opnião de Vocês.

Hoje minha estrutura funciona desta forma

tb_Galeria

id | nome | data | imagem | capa

toda vez que insiro uma nova foto, eu insiro um registro no BD.

Agora se eu fizesse assim

tb_Galeria

id | nome | data | capa | imagem_1 | imagem_2 | .... | imagem_100

Assim eu poderia fazer um update toda vez que insiro uma nova foto, tendo assim um registro para cada Galeria.

Essas galerias não devem passar de 30 fotos , e por ano tem umas 2 galerias.

Acho que o primeiro modelo não afetaria muito no desempenho.

Mas gostaria da opinião de vocês!

Grato a Todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou desenvolvendo um e-commerce e uso o nome e caminho das fotos sim, mais ou menos no segundo formato que você indicou.

Isso simplifica na hora de mostrar as fotos. Talvez tenha sim mais colunas, de qualquer forma no meu caso serão até umas 5 mil imagens.

Fora que tenho todo um tratatamento envolvendo mininiaturas normais, miniaturas de vitrine, miniaturas de galerias, imagens pequenas e imagens principais.

Nos testes prévios o desempenho tem sido ótimo. É só jogar o que o recordset retorna na tag 'img' que fica tudo certo.

4 ou 5 colunas com uns 100 caracteres(caminho da foto) não gera tanto problema com desempenho.

Se for um sistema mais simples poderia usar o caminho de pastas através de código mesmo.

No meu caso a melhor saída foi esta. Adicionei algumas colunas a mais na minha tabela de fotos, mas ganhei simplicidade no código ASP e no processo como um todo.

Quando acontece também de corromper o envio de alguma imagem fica mais fácil encontrá-las também e corrigir o problema.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

a impôrtancia de uma modelagem de dados bem definida até os mínimos detalhes, como os campos de relacionamentos, um velho ditado diz, que um relacionamento bem definido é a alma do aplicativo, pois daí saem todas as consultas e operações com o banco, influenciando diretamente na otimização e performance da sua aplicação

Compartilhar este post

Link para o post

Tem razão.

Apesar de ambos os esquemas estarem OK, no meu caso sendo o segundo mais fácil, na verdade mesmo o importante é definir bem a modelagem do seu banco. Usando normalização e índices estratégicos.

A modelagem do meu sistema está bem definida e portanto todas as querys são bem ágeis.

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

que também a necessidade de ter relacionamentos entre as tabelas

depois, se houver necessidade e quiser trabalhar com Stored Procedure,que é uma coleção de comandos em SQL para dispensamento de Banco de dados. Encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha na execução). O procedimento armazenado pode reduzir o tráfego na rede, melhorar a performance, criar mecanismos de segurança, etc.

Exemplo: (MS-SQL Server)

Create  procedure busca
@nomedebusca varchar (50)
as
select nome1, nome2 
from nome_da_tabela
where nome = @nomedebusca

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.