Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jrorasec

Tamanho da imagem dinâmico

Recommended Posts

Fala galera!Seguinte, preciso saber como fazer para reduzir o tamanho de uma imagem proporcionalmente.Exemplo: a imagem tem 450x300.. eu preciso de um script ou sei la o que que faça com que eu reduza o tamanho dela em sua proporção, tipo 50%, 20%.....Eu pego o caminho das imagens num banco de dados e não dá pra cadastrar os tamanhos de cada uma...Como eu faço isso? Vou fazer uma espécie de preview. Entenderam?GratoJairo :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!! Isso é simples de fazer... Crie uma função que recebe um objeto imagem como argumento para que você tenha acesso a sua altura e largura. Depois disso, defina dentro da função uma largura ou altura máxima da figura. Depois é só matemática... defina por exemplo a largura máxima como 300 pixels e calcule qual foi a proporção de diminuição na largura da figura para que você possa diminuir a altura na mesma proporção. Após calcular é provável que surjam valores de ponto flutuante para a altura então basta arredondar esse valor e setar as novas largura e altura no objeto imagem. Até

Compartilhar este post

Link para o post

Putz.. eu ateh entendi a lohgica do negohcio mas como q eu vou fazer para isso virar cohdigo??? naum manjo muito de script java.....Ajuda aih!GratoJairo :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá! Basta você pegar um tutorial de JavaScript e com uma rápida lida você consegue implementar isso...O algoritmo eu já te passei, só falta você pegar a linguagem e aprender um pouquinho

Compartilhar este post

Link para o post

mas as imagens menores vão ficar distorcidas e com o mesmo peso em kbisso seria melhor com uma linguagem server-side

Compartilhar este post

Link para o post

Mas galera... deixa eu tirar umas dúvidas:Tem como obter o tamanho da imagem qdo você parametriza a funcao pra receber ela como objeto??De alguma forma eu vou ter q saber alguma medida dela... e no meu banco as imagenes têm tamanho variavel....Se eu pegasse qq tamanho dela de qq lado q fosse.. ficaria fahcil...GratoJairo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Himon disse, realmente as imagens vão ficar com o mesmo tamanho. Sugiro até que se forem imagens com muitos kb, é melhor você criar miniaturas de cada uma... o ACDSee é excelente para isso.

Via javascript você consegue ter a altura e largura da imagem. Por exemplo, se a sua tag de imagem se chama teste, você acessa assim:

document.teste.height ou document.img.height onde i é a posição dela na página...

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte,Seja lá qual for o seu problema, quando se trata de ter imagens do tipo thumbnails (é assim que se escreve??.. sorry pela ignorancia.. hehe) e originais, o melhor jeito é fazer os dois em separados ok??Prefira usar o photoshop que é massa p/ isso, dependendo de como está sua imagem (gif ou jpg (RGB ou sei lá...), basta usar o image size e pronto!!a nitidez ficará igual, mas a imagem ficará do tamanho que você desejar e diminuirá o peso em kb, sem duvida!!Qualquer coisa, poste sua duvida lá na area de photoshop sobre como fazer isso melhor que a turma lá te ajudará numa boa!você tbm poderá verificar se o DW (dreamweaver), tem essa opção de criar thumbs, não estou lembrado, p/ isso, poste lá na seção de Dw e quem sabe alguém te oriente melhor!![]sRodney

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmm valeu pelas idehias galera....Soh algumas ressalvas >>> tenho um banco de uma imobiliaria com mais de 2000 registrosCada um desses registros têm 4 fotos cada... Seria muito trampo faer uma miniatura de cada uma...mas com javascript eu sei q dah pra fazer..Como as imagens variam o tamanho e muito.. naum seria viahvel criar uma miniatura d cada uma neh??Se eu especificar um valor x pra reduzir, claro obtendo o valor original da imagem acho q dah pra fazer isso...GratoJairo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmm valeu pelas idehias galera....Soh algumas ressalvas >>> tenho um banco de uma imobiliaria com mais de 2000 registrosCada um desses registros têm 4 fotos cada... Seria muito trampo faer uma miniatura de cada uma...mas com javascript eu sei q dah pra fazer..Como as imagens variam o tamanho e muito.. naum seria viahvel criar uma miniatura d cada uma neh??Se eu especificar um valor x pra reduzir, claro obtendo o valor original da imagem acho q dah pra fazer isso...GratoJairo :)

o PHP possui funções de manipulação de imagens, se puder usá-lo vai ser muito simples resolver seu problema, só o tempo que você gastou aqui no fórum você poderia ter feito isso umas 100 vezes. E não tem nada de complicado, existem funções prontas CTRL+C & CTRL+Vque lêem uma imagem faz os cálculos e cria um thumb

Compartilhar este post

Link para o post

Hinom, o php pode até ter essas funções mas essa é função do JavaScript, é para esse tipo de coisas que ele existe e em JavaScript é muito fácil de fazer. Pra falar a verdade, eu já fiz esse script, só não postei aki pq acredito que o fórum não seja um depósito de códigos fonte e sim de idéias. A maneira de fazer eu já disse qual é... em cinco linhas de código dá pra implementarFalow

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.