Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Johnny_garfield

Jogo Beat em up no flash

Recommended Posts

Oi Pessoal, tudo bem?? Sou novo no fórum e gostaria de uma ajuda para fazer um jogo Sidescrolling Beat em up!!

 

Seguinte, eu sou iniciante e gostaria de desenvolver um jogo Beat'em Up totalmente no flash (como Street of Rage ou Final Fight. Começei desenvolvendo o sprite do meu personagem em 3 tipo (parado, andando e socando) e tenho o stage. Eu consegui fazer o hitTest do Stage que vai de ponta a ponta e estabelecer limite do topo e da base do filme (não é o "chão" onde o personagem caminha)

 

Bom consegui fazer a animação dele "andando" quando clico na seta para andar de um lado para outro, mas não consigo fazer ele ir para a animação "parado" quando eu tirar o dedo da seta, ele fica sempre correndo. O código que coloquei no meu mc é este:

 


onClipEvent(enterFrame){

if(Key.isDown(Key.RIGHT)){
_root.heroi.gotoAndStop(3) //animação do personagem andando para direita
this._x += 5;
}

if(Key.isDown(Key.LEFT)){
_root.heroi.gotoAndStop(4) //animação do personagem andando para esquerda

this._x -= 5;// 
}

if(Key.isDown(Key.UP)){
this._y -= 5;
}
if(Key.isDown(Key.DOWN)){
this._y += 5;
}
}

Bem... só fui até aqui ashusahusa eu to procurando tutorial para fazer esse jogo, mas só encontro jogo de plataforma estilo "mario", queria um estilo Street of Rage. Queria fazer botões de "soco", "pulo" e "especial", andar por uma linha determinada do cenário ("rua"), barra de vida e inimigos. Alguem sabe onde eu posso encontrar esse tuto??

 

Abração!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw Matheus!!! Já consegui ter uma base de hitTest para fazer barra de energia e contato de inimigo, mas estou com problemas em movimentação do meu personagem

 

Seguinte, fiz um personagem em um movie clip chamado e instanciado "heroi". Dentro dele tem 6 mcs em frames diferentes que correspondem a diferentes ações do heroi:

 

Frame 1 - Parado voltado para direita

Frame 2 - Parado voltado para esquerda

Frame 3 - Andando para direita

Frame 4 - Andando para esquerda

frame 5 - Soco para direita

Frame 6 - Soco para esquerda

 

Bem eu consegui fazer um código para ele andar para os lados quando direcional pelas setas do teclado:

 


onClipEvent(enterFrame){

		
velocidade = 10;
sentido = "DIREITA";


if (Key.isDown(Key.RIGHT)){
      _root.heroi._x += velocidade;
      _root.heroi.gotoAndStop(3);
      sentido = "DIREITA";
   }
if (Key.isDown(Key.UP)){
      _root.heroi._y -= velocidade;
      _root.heroi.gotoAndStop(3);
      sentido = "DIREITA";
   }

if (Key.isDown(Key.LEFT)){
      _root.heroi._x -= velocidade;
      _root.heroi.gotoAndStop(4);
      sentido = "ESQUERDA";
   }

   if (Key.isDown(Key.DOWN)){
      _root.heroi._y += velocidade;
      _root.heroi.gotoAndStop(4);
      sentido = "ESQUERDA";
   }
   
}


Bem ele anda para os lados, mas como que eu faço para quando eu não estiver apertando nenhum botão ele fique parado no lado que eu estava indo ( por exemplo, que ele fique parado do lado esquerdo (frame 2) quando eu estava indo para esquerda ou ficar parado para direita quand0o estava indo para direita (Frame 1)?

 

Também para os botões de sobe e desce, para ele saber qual lado ele tem que fazer a animação de andar (caso esteja subindo para direita vá para o Frame 3 ou se estiver subindo para direita vá para o frame 4). O estilo de jogo que estou desenvolvendo é tipo Street of Rage, Final Fight, Alien Storm, Simpsons arcade e Double Dragon

 

Abraçao!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CONSEGUI FAZER A MOVIMENTAÇÃO!!! Mas tenho um dúvida em relação ao deft do hitTest

 

Meu "heroi" corre numa tela estilo "street of rage" onde o palco tem diferentes "niveis" de altura. O problema ocorre quando o meu heroi se localiza na parte de baixo do palco enquanto o inimigo se localiza no topo do palco, o hitTest do meu heroi acerta o inimigo mesmo em "alturas" diferentes. Como que eu faço para não acertar o inimigo a não ser que ele fique na altura do soco?

 

O código do hitTest é esse

 


onClipEvent(enterFrame){
if(this.hitTest(_root.ale)){
_root.heroi._y += 10;
}
}

Alguem pode me dar uma força?? Abs!!

 

Alguem sabe algum tuto pra game Beat Em Up?? To rodando que nem barata tonta na net e ninguem explica como posso criar um jogo no flash!!

 

Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.