Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leolandrooo

[Resolvido] estrutura do menu com CATEGORIAS

Recommended Posts

Yooh galerinha! beleza? =)

Pessoal, eu to com um problema que é mais lógica e preocupação futura do que algo mais técnico em si...

Bom, tenho a seguinte situação...

Estou desenvolvendo para eu próprio, um sistema web, onde tenho CATEGORIAS que compõem um Menu.

Este sistema, que irei chamar de SISTEMA A, terá um painel administrativo para cadastro de CATEGORIAS.

Eu tenho a necessidade de replicar este SISTEMA A para que ele seja utilizado em outros sites/domínios.

Ah, também tenho a necessidade de utilizar apenas um banco de dados para este SISTEMA A e todas as suas replicações (SISTEMA B, C, D, E, F, ...).

Agora entra minha dúvida cruel...

Como eu devo montar minha estrutura deste sistema, para que não tenha problemas futuros?

Hehe... Meio complicado de entender sem exemplos, mas vou explicar melhor...

Tenho aqui o seguinte Menu, com as seguintes CATEGORIAS:

SISTEMA A

- Moda Feminina

- Moda Masculina

- Moda Infantil

- Serviços

Suponhamos agora, que eu tenha que replicar este sistema, com outro menu, para o SISTEMA B... onde terei...

SISTEMA B

- Presentes

- Estética e Beleza

- Serviços

Reparem, que "Serviços" eu já tenho cadastrado no banco de dados, no SISTEMA A...

Eu teria que cadastrar novamente esta CATEGORIA "Serviços" para o SISTEMA B????

Para esse problema, eu montei a seguinte estrutura no banco de dados...

Modelo da tabela (alterei algumas coisas para facilitar entendimento)

CATEGORIA_ID___|____NOME__________|_________SISTEMA |

1_________________Moda Feminina_________________A

2_________________Moda Masculina________________A

3_________________Moda Infantil_________________A

4_________________Presentes_____________________A

5_________________Estética e Beleza_____________A

6_________________Serviços______________________A

7_________________Serviços______________________B

Dessa forma que criei, sim, eu preciso cadastrar 2 vezes a mesma categoria, para sistemas diferentes. Será esta a melhor maneira?

OBs: Preciso utilizar um banco de dados só, uma tabela só. Terá que ficar tudo junto, no mesmo DB. Porém, gostaria apenas de saber se existe uma solução viável para que eu não tenha que duplicar a categoria no banco de dados. Isto é, se eu tenho a CATEGORIA "XPTO" cadastrada, eu quero poder utilizá-la para N sistemas...

Estou desenvolvendo o sistema em ASP.NET 3.5, com C# e SQL SERVER.

Abraço a todos, agradeço desde já! :)

o/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara pensa bem eu acho que você deveria criar uma tabela para cada sistema tipo tabela1 = sistemaA, tabela2 = SistemaB e dentro dessa tabelas os campos, esse camp serviço depende se serviço um unico proposito ele poderia ser um só senao serviço tinhq q ter na tabel1 e tabela 2 individual um exemplo e serviço seria a entrega só entrega entao você cria ele pode ser na tabela1 e relaciona ele na tabela2 tipo tabela1 tab1_servico tabela2 tab1_servico.

acho que deve ser assim t++

Compartilhar este post

Link para o post

Se os sistemas devem ficar em um mesmo banco, e de alguma forma eles estão relacionados, eu construiria basicamente três tabelas

SISTEMA

CATEGORIA

SISTEMA_CATEGORIA - essa última relacionando as duas outras tabelas..

Sendo que essa abordagem apresenta o perigo de você criar duas categorias que representa a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pensa bem eu acho que você deveria criar uma tabela para cada sistema tipo tabela1 = sistemaA, tabela2 = SistemaB e dentro dessa tabelas os campos, esse camp serviço depende se serviço um unico proposito ele poderia ser um só senao serviço tinhq q ter na tabel1 e tabela 2 individual um exemplo e serviço seria a entrega só entrega entao você cria ele pode ser na tabela1 e relaciona ele na tabela2 tipo tabela1 tab1_servico tabela2 tab1_servico.

acho que deve ser assim t++

Se os sistemas devem ficar em um mesmo banco, e de alguma forma eles estão relacionados, eu construiria basicamente três tabelas

SISTEMA

CATEGORIA

SISTEMA_CATEGORIA - essa última relacionando as duas outras tabelas..

Sendo que essa abordagem apresenta o perigo de você criar duas categorias que representa a mesma coisa.

Senhores, obrigado!

Consegui resolver utilizando a maneira citada por último...

Criei dois relacionamentos...

SISTEMA X CATEGORIA_SISTEMA X CATEGORIA

SISTEMA X SUBCATEGORIA_SISTEMA X SUBCATEGORIA

Com isto, resolveu-se o que eu precisava.

Obrigado a todos! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.