Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Anderson Ferminiano

Jogo Colaborativo - Fase Game Design

Recommended Posts

Largue seus aparelhos digitais agora, pegue seu papel e caneta, hora de rascunhar!

 

Vamos agora rascunhar as idéias antes de começar desenvolver o jogo, fase chamada de game design. Esta fase pode ser comparada com a parte de Análise de um sistema.

 

Quanto mais detalhado e definido ficar o projeto nessa fase, menos alterações devem ocorrer no desenvolvimento (próxima fase).

 

A idéia escolhida:

 

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/413023-jogo-colaborativo-voce-e-um-produtor-de-games/page__view__findpost__p__1630483

 

Nome: Domino Effect

Estilo: Puzzle com Estratégia?

História: Não tem

Personagens: Nenhum. Só um cursor dá e sobra.

 

Em síntese, seria uma versão online da arte de se montar pequenas armadilhas (para fazer coisa nenhuma), sendo a estrutura desencadeada por uma bolinha no alto da construção (por exemplo).

Por Bruno Augusto.

 

Aqui um rascunho mostrando um pouco como seria a interface do jogador, você utilizaria o mouse para construir as paredes, depois apertaria um botão para empurrar a bolinha e então ela começar descer, batendo nos obstáculos até perder força e ficar parada, o objetivo é conseguir derrubá-la em um buraco para passar de fase.

 

Imagem Postada

 

Você responde! Você comanda! Sugira! Invente!

 

O que segurará a bola pensa no ar? Uma plataforma que rotaciona como no Pinball?

Algumas dúvidas sobre o jogo (todos podem responder).

Existirão quantas fases? Rascunhe 1 ou mais e envie por aqui se possível.

Existirá Game Over? Ou seja, se o jogador errar 3x, ou alguma quantidade determinada de vezes, ele volta pro início (Fase 1)?

Ranking? Pontuação baseada em seus erros?

Armadilhas? Buracos falsos para a bolinha cair? Plataformas que se movem e você precisa jogar a bolinha no tempo certo?

Você que monta as "paredes" para a bolinha, então no caso de implementar armadilhas, elas já deveriam vir criadas automaticamente pelo jogo... será que isso é viável? Poderia atrapalhar em alguma coisa o jogador? Confundir talvez?

 

 

 

Esses são exemplos de perguntas para definição de game design, entenda que detalhes fazem muita diferença em um jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que segurará a bola pensa no ar? Uma plataforma que rotaciona como no Pinball?

mais ou menos isso mesmo

 

Existirão quantas fases? Rascunhe 1 ou mais e envie por aqui se possível.

Visto que a fase é simples, pelo menos umas 15 a 20 fases no mínimo...

 

Existirá Game Over? Ou seja, se o jogador errar 3x, ou alguma quantidade determinada de vezes, ele volta pro início (Fase 1)?

DEVE... se não tiver não tem graça :P

 

Ranking? Pontuação baseada em seus erros?

Seria interessante a pontuação baseada no tempo que o jogador demora para passar de fase.

 

Armadilhas? Buracos falsos para a bolinha cair? Plataformas que se movem e você precisa jogar a bolinha no tempo certo?

CLÁSSICO... armadilhas são indispensáveis para o jogo não perder a graça :P

 

Você que monta as "paredes" para a bolinha, então no caso de implementar armadilhas, elas já deveriam vir criadas automaticamente pelo jogo... será que isso é viável? Poderia atrapalhar em alguma coisa o jogador? Confundir talvez?

Acredito que não, só irá aumentar a dificuldade e tornar o jogo mais atraente :)

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De repente um jogo assim da pra montar fácil com Game Maker.

Tenho conhecimento em GameMakerScript pra fazer... Só que tem que ter a versão paga do programa. A free tem marca d'agua na hora da compilação.

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o objetivo do jogo? Só fazer a a bola chegar ao seu destino?

 

Pelo que parece da para fazer usando a api do box2d.

 

E actionscript.

 

Vou ver se faço um exemplo simples + ou - parecido com o desse papel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca, eu dei a idéia e sequer fiquei sabendo desse tópico. Que verginha, vou enfiar a cabeça na terra ali e já volto :yay:

 

Mas como o tópico recebeu o toque da desenterrada, vamos ver (memso que o projeto tenha mixado)...

 

Sugeri esse tema depois de assistir à um vídeo, no YouTube eu acho, de Domino Effect, mas sem dominós, o qual sempre que a bolinha chegava no seu objetivo, levantava uma bandeirinha com alguma coisa escrita em japônes.

 

O que era obviamente não sei, mas acho que era o nome de um programa de TV do Japão.

 

Como vídeos, para mim, sempre foram complicados de encontrar e eu nunca jogo nada fora, estarei(re-)hospedando ele aqui rapidinho:

 

Como podem ver, não é um jogo que desafie o jogador a fazer a sua engenhoca levar a bolinha do ponto A ao ponto B e sim um jogo que desafie o jogador a fazer o proposto porém da forma mais criativa possível.

 

Sendo assim, buracos, armadilhas e game over não seria interessante pois uma única fase permitiria inifinitas combinações de desenvolvimento.

 

A bolinha SEMPRE começa no alto e termina em baixo. Se do lado esquerdo ou direito não importa, o que vale é não fazer uma coisa patética como uma única rampa.

 

O que interessa no todo são os itens disponíveis para que a engenhoca seja construída. Podem ser itens essenciais como ripas de madeira (de vários tamanhos e formas), de plástico (que pode se dobrar e fazer loopings), carrinhos (que tranportam a bolinha a longas distâncias) ou itens alegóricos, como dominós que caem ao serem tocados, bandeirinhas e etc.

 

Uma idéia que eu acho bastante interessante é criar um interpretador de códigos no jogo. Cada elemento, em cada coordenada X e Y, com cada tipo de transformação (angulação, distorção e etc) geraria um código diferente. Depois de construir toda maquete (e esta funcionar), o criador geraria uma string a qual, depois de interpretada permitiria que outra pessoa visse a criação.

 

Isso poderia, inclusive, permitir a criação de concursos das maquetes mais criativas. ;)

 

Ou isso, ou armazenar todas as criações onde o jogo for hospedado, gerando-se um link curto do mesmo. Mas acho que isso seria inviável.

 

Vi esse recurso uma vez num joguinho bem tosco de BMX onde você criava a pista e publicava no site oficial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá cara, poder até pode, mas será não ficaria uma string grande demais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá cara, poder até pode, mas será não ficaria uma string grande demais?

 

 

Realmente fica enorme.

 

Ai poderia ser, um array bidimensional.

 

Ex:

Ao invez de fazer assim:

 

                        
	            	<circulo id="0" size="200" x="5000" y="50" obj="1" type="1" />
	            	<circulo id="1" size="100" x="5005" y="100" obj="1" type="1"/>
	            	<box id="0" width="182.9" height="13" x="455.4" y="293.9" obj="3" type="0" friction2="on" friction="0" angle2="on" angle="-45"  />
	            	<box id="1" width="182.9" height="13" x="140.4"  y="313.9"  obj="3" type="0" friction2="on"friction="0" angle2="on" angle="-45"/>
	            	<box id="2" width="182.9" height="13" x="97.5"  y="276.9"  obj="3" type="0" friction2="on"friction="0" angle2="on" angle="-45"/>
	            	<portal id="0" ida="true" volta="false" x="351.5" y="351.5" />		            	
					<trap type="ROTATE" id="0" x="198" y="234" type2="UP" torque="500000" motorSpeed="-10"   />


Seria assim:

circ;200;5000;50;1;1
circ;100;5005;100;1;1
box;182.9;13;455;293.9;3;0;0;-45
box;182.9;13;140;313.9;3;0;0;-45
box;182.9;13;97;276.9;3;0;0;-45
pr;t;f;351;351
tr;rt;198;234;up;500000;-10

 

 

Para transformar num array bidimensional é só usar um for

Ai primeiro cortaria o texto inteiro.

var arraylinhas =text.split("\n") ;(no php seria explode("\n", $text))

 

Depois pegaria cada linha e cortaria

arraylinhas.split(";");

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer desmerecer cara, mas eu acho que você não captou a intenção que eu tive quando sugeri o tema.

 

Mas quem sou eu pra reclamar, não tô ajudando em nada :yay:

 

Se você não viu, dá uma olhada no vídeo pra pegar a idéia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi esse vídeo:

 

 

É do japão, acho que tambem da nhk, eu fui ver seu vídeo e estava bloqueado.

 

 

Mas essa sua idéia poderia ser feita num "mundo 2D"?

 

Eu estava pençando poderia haver uma "bliblioteca" de objetos onde o usuário poderia, pegar objetos já prontos, como

carrinhos, copos, dominos.

 

 

 

Espero que apareça mais gente para poder continuar o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu posso entrar na criação do jogo

em que linguagem estao a pensar desenvolver o jogo

 

 

A NiseYuki disse que "De repente um jogo assim da pra montar fácil com Game Maker.

" e eu fiz um exemplo em flash\actionscript

 

 

E o autor do tópico parece que sumiu...

 

 

 

Há um tempo eu tava olhando esse tópico(a uns dois anos)

Não sabia que tinha evoluido tão pouco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.