Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Dona da marca i-Pad quer fim das vendas do tablet no Brasil

Recommended Posts

Dona da marca i-Pad quer fim das vendas do tablet no Brasil

03 de dezembro de 2010 • 17h33

Entusiastas testam e exploram o Ipad na sua noite de estreia no Brasil. Foto: Simone Sartori/Terra

Imagem Postada

Empresa aguardou o início das vendas do iPad no mercado brasileiro para entrar com uma ação judicial contra os varejistas que comercializam o tablet da Apple

Foto: Simone Sartori/Terra

Uma fabricante brasileira de produtos da área de saúde e tecnologia pretende ir atrás dos varejistas que comercializam o iPad, da Apple, no mercado local. A Transform tem o registro da marca "i-Pad" no país desde 2007 e obteve a confirmação desse processo no começo deste ano junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

A Apple não comenta o tema. Segundo o advogado da empresa brasileira, Newton Silveira, a empresa aguardou o início das vendas do iPad no mercado brasileiro para entrar com uma ação judicial contra os varejistas que comercializam o tablet da Apple. "Desde 19 de janeiro de 2010 a Transform tem o direito exclusivo sobre a marca iPad no Brasil", afirmou Silveira. "Se a Apple tem essa marca em outros países, não importa, já que no Brasil ela pertence à Transform", disse. "A Apple não liga para o direito dos outros e faz pirataria à vontade".

A primeira ação contra a Apple foi tomada na noite desta quinta-feira, quando ocorreu o lançamento oficial do iPad em diversas lojas à meia-noite. Os advogados da empresa entraram com um pedido de busca e apreensão para obter provas na loja Fast Shop, do Shopping Iguatemi, em São Paulo, com seis modelos, representando toda a linha de iPads, apreendidos.

A partir dessa apreensão, a Fast Shop tem 30 dias para responder antes de uma ação principal, que pretende encerra a venda de iPads no Brasil sob pena de multa diária e apreensão, de acordo com Silveira. "Ocorre um dano à reputação da marca, não vão acreditar que a marca é da Transform", afirma.

A Transform vende equipamentos médicos, como desfibriladores profissionais, e mostra em seu site uma linha de computadores. "O direito da Transform é de uso da marca em PCs, notebooks e software". Silveira citou os acordos feitos pela Apple no exterior, com a Cisco (por conta da marca iPhone) e Fujitsu (também pela marca iPad).

Questionado por que ir atrás dos vendedores de iPads e não da Apple, Silveira foi categórico: "a Apple está nos Estados Unidos. As lojas estão vendendo marca alheia em um produto e que é pirata", afirmou. "O comerciante comete o crime por vender uma marca que não é legítima, vamos atacá-los pelo caminho legal", disse o advogado da companhia. "Depois, o problema é entre eles e a Apple. Quem põe no mercado é responsável também, causa o prejuízo".

O próximo passo da empresa é ir atrás dos outros vendedores do tablet no país. A Apple, em janeiro, entrou com um pedido de nulidade de concessão de marca no Inpi. Uma resposta do instituto está prevista para janeiro, e a entidade pode vir a cancelar a propriedade de marca da Transform.

Fonte: Terra

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os direitos são sobre 2007 ou 2010 ?

Desde quando a Apple tem os direitos da marca ?

A reportagem não informa nada.

Pode ser um daqueles casos em que se aproveitam de uma marca famosa estrangeira, creio já haver jurisprudência em favor do donos originais neste caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde quando a Apple tem os direitos da marca ?

Esta é uma boa pergunta pois se for posterior a 2007 nem este argumento de dizerem que alguém tentou pegar carona no sucesso da empresa vão ter

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que estão querendo aparecer.

Pesquisei aqui, e eles registraram I-PAD FAST. Não deveriam estar criando caso.

E ao contrário do que disseram, alguém entrou com o pedido de nulidade em novembro. Em janeiro foi concedido o Registro da marca.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa notícia tá meio complicada, sem dados importantes.

Até onde eu li essa empresa realmente é dona da marca no Brasil. Não sei até que ponto isso é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando solicitei o registro de uma marca que possuia nome composto, a advogada me explicou o seguinte: Se eu registrasse nome composto e alguém registrasse o primeiro nome, eu não poderia recorrer. Mas se eu registrasse o primeiro nome e alguém registrasse algum nome composto que iniciava com o primeiro nome que eu registrei, eu poderia intervir no registro, mas não seria garantido que eu ganharia, pois o dependeria da defesa apresentada por ambas as partes.

Se isso que foi passado é verdade (na ocasião optei pelo primeiro nome), essa empresa registrou um nome composto. Nesse caso ela não pode reivindicar o primeiro nome. Se ela divulgou o produto dela apenas como iPad sem registrar, ela foi infeliz. Ela teria que divulgar iPad Fast.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.