Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Adriano MSB

Pagina dinamica em MVC

Recommended Posts

Ola,

pessoal estou com algumas dúvidas.

aqui na empresa, estão meio que "forçando" o uso de novas tecnologias, o que é bom, pois esta fazendo muita gente se mexer e eu me incluo nessa, mas não temos nenhum expert em mvc aqui (o melhor sou eu... que triste!!!! rsrsrs).

estou começando a mexer agora no meu primeiro projeto mvc, e como minha cabeça só consegue pensar no modo webforms, eu ainda não consegui compreender como fazer certas coisas nessa arquitetura, e espero que me ajudem nessa estrada.

ja li varios artigos, fiz varios "hello word" e tudo mais, e ja me viro com algumas coisas, mas quando me pego em algumas situações que eu resolveria facilmente com webforms, no mvc eu travo.

mas vamos la.

1 - Persistência.

Como eu trabalho muito com aplicações web, em varios casos eu preciso submeter a pagina, mas preciso que tudo fique como antes depois do post.

Qual a magica pra isso?

O que estou fazendo esta certo? existe uma melhor pratica?

Para forçar uma persistencia eu pego o objeto que minha action recebe retorno uma view desse objeto. O problema são telas de pesquisa por exemplo onde tenho campos que não se referem a nenhuma entidade em especifico, como posso persistir essas informações?

2 - Paginas dinamicas

Uma tela que preciso fazer é muito dinamica, ou seja, conforme o usuario vai clicando em combos, botões, eu preciso mudar o conteudo apresentado em certas areas da pagina, mas o novo conteudo tambem é dinamico e ao ser clicado em combos, botões, etc tambem geram novos conteudos e por ai vai.

Estou perdidim, perdidim com isso. pois com webforms eu montaria todo o conteudo, e atraves de updatepanel com suas trigger eu iria dando visible true/false e pronto. Com mvc ainda não me caiu a fixa de como fazer algo assim.

O mais proximo que cheguei disso foi em uma solução que acho invíavel para o projeto, eu criei varias "partial views" e conforme os controles chaman as action, eu saio fazendo return PartialView(....). mas ficou muito ruim, pois isso gerou varios arquivos ascx para apenas uma tela, e quando forem 50.....

3 - Profile

Antes eu usava sqlprofileprofiver para armazenar informações do usuario logado, mas agora como eu estou utilizando nhibernate e um controle de usuarios proprietario, não quero usar esse provedor e ficar na depencia de procs e tabelas desnecessarias. A pergunta é, o que o pessoal que não usa sqlprofileprofiver costuman utilizar nesse caso? Session?

Eu sei que para muitos são perguntas muito basicas, mas realmente não consegui esclarecer essas duvidas nos materiais que achei na net.

Se alguem tiver alguma referencia para me passar, alguma lugar que va alem das coisas basicas eu agradeço.

Tenho mais dúvidas mas aos poucos eu vou perguntando.

Agredeço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano, eu também muito acostumando com web forms, tenho apanhado um pouco com o MVC, mas ja criei uns 03 sites usando essa tecnologia, e achei muito efeiciente, principalmente na claresa do codigo html.

Quando a persistência, ou você cria a view com base em um Model, ou utiliza ViewData, que é um Dicionário onde pode ser adicionado muitas coisas. Eu por exemplo, ViewData["pessoa"] onde adiciono um objeto pessoa e tenho acesso a ele na view com todas suas propriedades, ViewData["matricula"] onde aiciono um objeto matricula.

Neste ponto de dinamico, eu não fiz nada parecido, mas uma dica que muitos que ja dominam o MVC dizem é a seguinte: se lembra do Asp Classico, é a mesma coisa so que agora orientando a objeto.

Sobre o profile muitos me indicaram usar Session e ActionFilterAttribute.

Bom é o que sei até agora, já li muitos artigos e até livros, mas não ajudaram muito não.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Ivan, obrigado pela ajuda.

Eu sei que sempre tem um jeito, mas o duro é não saber o que procurar.

Vou fazer testes com o ViewData, andei lendo uns artigos e vi que ja tem alguns recursos novos nesse sentido em MVC 3.

Com relação as paginas dinamicas, eu não tive a oportunidade de trabalhar com asp3, eu trabalho com web a 5 anos, e só trabalhei com asp.net, não tenho outras experiencias.

Eu acho varios exemplos de ajax em mvc, mas o que quero é trabalhar com um ajax onde o usuario tera que interagir com o conteudo que foi apresentado dinamicamente e com meus conhecimentos altamente limitados, só consegui isso utilizando partial view.

Dei uma zapiada na net, sobre actionfilterattribute, parece bem bacana, vi que no mvc 3 tem um recurso nessa linha que é o global filter.

é muita, coisa pra estudar de uma vez, rsrsrs, mas na medida do possivel estou tendando aprender um pouco de cada coisa.

Caso mais alguem tenha alguma dica, fico muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.