Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno Alano

[Resolvido] Modificadores VOLATILE

Recommended Posts

Pessoal, estou lendo "C - Completo e Total 3ed" e estou no começo ainda. Já li 3 vezes o capítulo que explica modificadores de acesso (onde explica VOLATILE e CONST). Infelizmente não consegui entender o "volatile", e já procurei em vários websites mas não consigo entender para que ele serve mesmo.

Alguém apenas poderia me explicar pra que serve?

Grato, Bruno Alano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No C, existem tipos de variáveis (dentre os primitivos, estão char, int e float) e "qualificadores" de tipos. Estes são 3: const, restrict e volatile.

Qualificar um objeto de qualquer tipo como volatile indica ao compilador que o valor de tal objeto pode mudar inesperadamente, e independente do código do programa que o utiliza. Basicamente, isso serve para indicar que o compilador não deve otimizar trechos contendo o objeto mesmo que, sob outras circunstâncias, a otimização pudesse ser feita. Geralmente (não sei de outros casos que não este), objetos deste tipo são usados para programação envolvendo interface com hardware. O agente que modificaria o valor de um objeto volatile sem intermédio do código do programa, então, neste caso, seria algum dispositivo de hardware.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.