Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

adrianno

Zeos Lib nao funciona na rede

Recommended Posts

Olá, alguem ai ja fez uma aplicação Mysql em rede com delphi 7 e zeos lib ?

olha só, a minha aplicação funciona correto em localhost, porem, preciso por na rede,

eu faço a configuração da conexao do Zeus por arquivo INI..

aqui esta o procedure da configuração

conf:=TIniFile.Create(ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'conf.ini');
ZConnection1.HostName:= conf.ReadString('data_base','server','');
ZConnection1.User:= conf.ReadString('data_base','user','');
ZConnection1.Password:= conf.ReadString('data_base','senha','');
ZConnection1.Catalog:= conf.ReadString('data_base','banco','');
ZConnection1.Database:= conf.ReadString('data_base','banco','');
ZConnection1.Protocol:= conf.ReadString('data_base','mysql_versao','');
ZConnection1.LoginPrompt:=false;
ZConnection1.Connected:=true;

lembrando que funciona corretamente pelo INI, mesmo em localhost, visto que nao defino nada disso ai direto no delphi, ta tudo no INI

e este é o INI

[data_base]
server=localhost 
porta=3306
user = root
senha=
banco=asvendas
mysql_versao=mysql-4.1

certo, porem se eu no lugar do server ai colocar o IP do servidor onde esta o MYSQL em outra maquina ele nao encontra

antes de mais nada quero dzer que o servidor esta correto, etc, pois eu fiz um teste com um outro componente chamado MYDAC, e este acessou o banco pela rede, na mesma citada maquina etc, e ate acessou bancos online que tenho de alguns sites de clientes que presto serviço (PHP/MYSQL)

POREM, este componente é PAGO e CARO, e eu so tive acesso uma versao trial, e nao pretendo comprar, visto que existe outros free, e nao programo tanto assim e nao ganho muito R$ com isso em delphi

como setar o server do ZEOS lIB ,? nao esta errado meu codigo, pois mesmo em localhost, se eu alterar o INI, senha , porta, user etc... a aplicação da erro, pois esta lendo o INI com certeza

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao da erro, simplesmente nao acha o servidor, os dados do banco,,

como eu criei entre cada etapa o try/except, eu mesmo personalisei as mensagens

""servidor nao encontrado" , "banco nao encontrado" etc... e se ele encontrasse o server, eu ainda criei um procedimento pra criar o banco caso nao encontre..., mais ja para logo no server

como eu disse , a maquina server esta visivel na rede, corretamente, outro componente faz a conexao numa boa

mais com o zeos nao vai

Compartilhar este post

Link para o post

O erro é simples, se o servidor mysql esta em rede, você deve alterar o campo server=localhost, e colocar o IP do servidor mysql, você deve deixar apenas localhost quando o seu programa esta rodado no mesmo computador que esta instalado e rodando o servidor mysql !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.