Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Idec faz compras em 14 lojas virtuais para avaliar atendimento

Recommended Posts

Voluntários testaram precisão das informações, cancelamento de pedido e pontualidade na entrega; conclusão é que ainda há muito o que melhorar.

Alguns dos principais sites de comércio eletrônico ainda precisam melhorar suas práticas de atendimento se quiserem cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça, alerta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Em artigo publicado este mês na Revista do Idec, o instituto enumerou os problemas encontrados em teste que comparou as compras efetuadas em 14 lojas virtuais. Entre as deficiências observadas estão falta de informações e falhas no atendimento ao direito de arrependimento.

Na pesquisa, voluntários do Idec compraram em 14 lojas virtuais: 2001 Vídeo, Americanas, Amazon, Brandsclub, Comprafacil, Extra, Fnac, Kabum, Magazine Luiza, Ponto Frio, Saraiva, Submarino, Walmart e Zêlo. As empresas foram escolhidas pelos próprios voluntários, explica o Idec.

Segundo o Idec, cinco das 14 lojas – Brandsclub, Kabum, Magazine Luiza, Ponto Frio e 2001 Vídeo - falharam em facilitar o acesso aos termos de condições gerais de contratação. Outra irregularidade apontada pelo instituto foi a cobrança de taxa para agendamento da entrega, para compradores do Estado de São Paulo.

A Lei Estadual 13.747/09, ou Lei da Entrega, garante aos consumidores o direito de agendar data e turno da entrega. Em 26/11, o Procon-SP informou ter autuado 77 lojas por descumprimento dessa lei – 74% delas (57), de comércio eletrônico.

Falta de clareza

Algumas das lojas deixaram de informar de forma clara as condições de compra durante a transação – caso da Americanas, que não informou ostensivamente as condições para concessão de desconto de 5% nas compras com boleto.

Nove das lojas também não explicavam com clareza os detalhes sobre desistência ou cancelamento de compra. O Idec identificou este problema na Amazon, Comprafacil, Extra, Fnac, Magazine Luiza, Saraiva, Submarino, Zêlo e 2001 Vídeo.

Em termos de atraso na entrega, a única que deixou de comprir o prazo estabelecido foi o Ponto Frio. Em outro quesito – segurança na transação –, quatro lojas (Americanas, Brandsclub, Saraiva e Submarino) não informaram que o pagamento é feito por meios seguros.

Em outro quesito avaliado pelo Idec – a informação de dados para contato –, apenas a Americanas fornece todas as informações exigidas pelas diretrizes publicadas em agosto de 2010 pelo Ministério da Justiça, e que devem incluir endereço físico, CNPJ, endereço virtual e endereço postal. Amazon e Brandsclub, por exemplo, não informam nem endereço, nem SAC ou chat.

O Idec notificou 13 das 14 empresas avaliadas – a Amazon não pôde ser contatada por causa da ausência de informações em seu site, informa o instituto. Apenas oito – 2001 Vídeo, Extra, Ponto Frio, Fnac, Kabum, Magazine Luiza, Walmart e Zêlo - responderam, afirmando que trabalham na melhoria de seus sites.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/17/idec-faz-compras-em-14-lojas-virtuais-para-avaliar-atendimento/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muita empresa precisando melhorar mesmo

Eu comprava muito na Kabum. De repente ficou ruim, com atrasos e falta de produtos.

Qualquer dia tenho que fazer compra lá de novo e ver se voltou a ser boa :P

Compartilhar este post

Link para o post

Já comprei algumas coisas no Americanas.com, nada a reclamar, sempre chegaram em perfeito estado e bem antes da data prevista pra entrega !

Agora, vou comprar algumas coisas no KaBuM, um upgrade no computador, espero que tudo dê certo

Compartilhar este post

Link para o post

Só comprei em 4 sites: Americanas, Submarino, Apple Store e Ponto Frio. Os dois primeiros com uma frequencia grande e posso afirmar que, tirando um problema, todas as compras foram finalizadas/entregues antes do previsto e com a qualidade prometida.

Sobre o único problema, foi com o Submarino. Compramos uma máquina de costura para minha mãe e ela veio, na caixa com voltagem 220V (a que utlizamos aqui), mas na verdade era 110V para trocar foi complicado, simplesmente não queriam. Depois de alguns meses devolveram o dinheiro. Depois disso passei a comprar com mais frequencia na Americanas.

Já comprei algumas coisas no Americanas.com, nada a reclamar, sempre chegaram em perfeito estado e bem antes da data prevista pra entrega !Agora, vou comprar algumas coisas no KaBuM, um upgrade no computador, espero que tudo dê certo

Compartilhar este post

Link para o post

Americanas é um put* site, além de as vezes ter um preço muuuuito, muuuuito bom !

Uma coisa que eu não entendo são esses preços do MercadoLivre, olham só o preço do meu celular atual !

MercadoLivre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162451855-sony-ericsson-w995-desbloq-8gb-wi-fi-cam81mp-garantia-1-ano-_JM

Americanas

http://www.americanas.com.br/produto/108414951/celularesetelefones/celularesdesbloqueados/sonyericsson/sony-ericsson-w995-silver-gsm-c/-wifi-gps-camera-8.1mp-c/-zoom-16x-filmadora-mp3-player-radio-fm-e-bluetooth-estereo-2.0

Acabou, mais o preço dele é 1,699,00

Alguém ai já teve experiência com a KaBuM ?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém ai já teve experiência com a KaBuM ?

Eu já; boas e ruins :P

Acho que minha primeira compra lá foi em meados de 2009. Sempre muito bom, rápido e eficiente.

Lá por maio/julnho deste ano começou a dar um mmonte de problema. COmprei três webcams iguais. Uma veio boa, as outras vieram com problema. Para trocar foi uma saga.... haja paciência... ligava quase todo dia no SAC para saber o que estava acontecendo

Além de que muitos produtos apareciam como Disponível no site, aí eu comprava, pagava e depois ligavam falando que não tinha no estoque e que provideciariam um similar.

Não sei se já melhorou ou continua assim. Não comprei mais nada desde julho deste ano

Compartilhar este post

Link para o post

Vão passar um pouco de raiva com certeza

Compartilhar este post

Link para o post

Então, é que daqui uns 3 meses vou gastar quase R$1.000,00 com algumas peças (Processador, Placa Mãe, Memória, Gabinete, ...)

Eu sempre vejo muuuuuuuuuitos comentários falando super bem da KaBuM, mas também já ouvi falar que o produto enviado pela KaBuM não era a mesma !

Por curiosidade Beraldo, o que você comprou ?

Além de que muitos produtos apareciam como Disponível no site, aí eu comprava, pagava e depois ligavam falando que não tinha no estoque e que provideciariam um similar.

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade Beraldo, o que você comprou ?

Tubos de CD/DVD, Drive de DVD e a WebCam Vx-1000 da M$ (3 unidades).

O drive e os tubos não tinham da marca que pedi. Aí mandaram outra um pouco melhor (e um pouco mais caro, não não precisei pagar nada a mais)

Duas das três webcams que comprei vieram com problema (qualidade de imagem péssima). Trocar foi uma saga. Demorou, mas deu certo

Teve mais algo que comprei e estava em falta e mandaram outra marca. Não lembro o que era

O atendimento é (pelo menos era) lento. Demora, mas funciona.

Talvez tudo isso tenham sido problemas pontuais (sim, Murphy vive ao meu lado :P )

Compartilhar este post

Link para o post

Então, acho que mudou o atendimento, sempre em produtos, falam que o atendimento é rápido !

O jeito vai ser é fazendo o teste mesmo :)

Qual WebCam tu comprou, existe ainda ? ashusuahhuashuahsu'

Vou comprar uma pela Kabum tbm junto com as outras peças !

Compartilhar este post

Link para o post

Seria interessante ver como ficou a questão das vendas durante esse natal.

Tem muita gente que conheço que comprou "coisas" pela net para presentear familiaes/amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem mesmo, eu vi uma matéria nun jornal da TV, na Globo no periodo da tarde, no horário do almoço !

Uma cara tinha comprado, acho que era um patinete, sei lá o que era, e a entrega prevista era para o começo do mês de Dezembro, e até ontem não chegou !

pelo layout que mostrava, enquanto fazia a matéria, me parecia ser o site da Americanas, mas não é certeza, pois eles não mostraram o site em que o rapaz fez a compra, tipo "embaçaram" onde estava a imagem superior, onde mostra o nome do Site !

Compartilhar este post

Link para o post

A americanas nunca me deu problema em nenhum sentido

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.