gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 Fala galera, não sei se estou colocando no local certo ... mas vamos lá :D Assim, sempre fiz sites que eu tinha de colocar todos os codigo da index nas outras para que nao faltasse nada, mas eu agora estou trabalhando aonde trabalho com framework, e o nosso index possui apenas o topo e rodape, o conteudo é inserido chamando outras paginas, sei que tem como fazer graças ao framework, mas como que eu poderia fazer trabalhando apenas com o php padrão , sem me aventurar em frameworks ? Tenho uma lógica de enviar por GET a pagina que quero, mas o problema é que se eu criar novas paginas terei de adicionar no codigo, alguem sabe um jeito mais dinamico de se fazer ? Obrigado pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcosmiguez 0 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 A página index deve possuir o menu. Sempre que você adicionar uma página nova, essa deve ser adicionada no menu que está no index. supondo que no menu o link seja: index.php?pagina=contato switch ($_GET["pagina"]){ case "home": $pagina = "home.php"; break; case "contato": $pagina = "contato.php"; break; case "links": $pagina = "links.php"; break; default: $pagina = "404.php"; } include($pagina); []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 marcosmiguez desse modo, foi como comentei, não é dinamico, se fosse para fazer assim ficaria facil, o problema é que nao quero enviar e gastar dados por GET, se é que me entende, pq penso em fazer URL amigaveis e ficaria ruim. Mas obrigado pela ajuda Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sasdelli Informática 0 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 Deixa eu ver se entendi... voce quer criar uma página padrão para que todas as outras repitam o mesmo formato(layout) sem ter que copiar todo o código novamente? é isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 Deixa eu ver se entendi... voce quer criar uma página padrão para que todas as outras repitam o mesmo formato(layout) sem ter que copiar todo o código novamente? é isso? Exato :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Sasdelli Informática 0 Denunciar post Postado Dezembro 28, 2010 Deixa eu ver se entendi... voce quer criar uma página padrão para que todas as outras repitam o mesmo formato(layout) sem ter que copiar todo o código novamente? é isso? Exato :D Então cara, eu uso Smarty para fazer isso, nao sei se chega a ser um frame Work, mais da pra trabalhar sussegado com aparência envolvendo PHP. Funciona assim, voce baixa a biblioteca do Smarty, e dentro dela, vai ter uma pasta chamada "TEMPLATES" , lá voce só vai jogar arquivos .TPL , entao voce cria somente um cabecalho por exemplo: cabecalho.tpl ai, suponhamos que você estará mechendo na página, usuario.tpl entao fica assim: {include file=cabecalho.tpl} CODIGO DA PAGINA USUARIO {include file=rodape.tpl} assim voce pode fazer de vários formas, e ir armazendo coisas que se repetem e várias páginas em arquivos TPL. dai você só chama eles. eu faço assim, e é muito tranquilo e prático. Segue ai um tuto do smarty pra voce entender melhor... é tranquilo de usar.. Tutorial Smarty Qualquer dúvida, posta ai que te ajudo.. falou, abrass Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2010 Smarty pra mim fica inviavel cara, até por que já tenho tudo pronto, so queria saber de um jeito de fazer sem ter de copiar o codigo todo para cada pagina, mas aqui no trampo nos usamos smarty, entao até tenho noção... mas tirando o Smarty será que nao existe um jeito mais simples ? Obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André Severino 3 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2010 eu uso uma função dessa forma function getPagina($pagina){ return isset($_GET[$pagina]) ? $_GET[$pagina] : ''; } e no index.php (onde está os menus) voce declara assim <body> <div id="topot"></div> <div id="menu"> <a href="?pg=pagina_1">LINK - 1</a> <a href="?pg=pagina_2">LINK - 1</a> <a href="?pg=pagina_3">LINK - 1</a> </div> <div id="conteudo"> <?php $pg = getPagina('pg'); $file = is_file($pg.'.php') ? $pg.'.php' : 'erro.php'; include_once $file; ?> </div> <div id="rodape"></div> </body> E então nas paginas você insere apenas o conteudo e deixa o menu+topo+rodape fixo no index, é como se fosse um iframe Detalhe: Não precisa inserir o .php no final e é so acrescentar o ?pg= antes do nome das páginas :thumbsup: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2010 Cara, vlw pela ajuda, mas acho que tu nao me entendeu, nao quero enviar via GET, tipo pg=index, quero usar url amigavel entao ficaria mt poluida, nao acha ? mas valeu .. (Y) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2010 gremio10, tá parecendo que você que não está entendendo oque é URL amigável. é só fazer da forma que o Andre indicou, e depois de criar o teu htaccess, mudar o html para: <a href="pagina_1">LINK - 1</a> <a href="pagina_2">LINK - 1</a> <a href="pagina_3">LINK - 1</a> pronto, estará feito oque você precisa. E com o código que o André apresentou. Agora, para um pouco e pense. Se você não enviar via GET, vai mandar por onde ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
gremio10 14 Denunciar post Postado Dezembro 29, 2010 poxa, verdade William ... não tinha me ligado... valeu por abrir minha mente ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites