Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leandroSto

RadPHP XE

Recommended Posts

Sou mais o dreamweaver cs5 que já corrige aqueles erros classicos como ( ; } , " ' ) essas coisas que de vez em quando acabamos esquecendo, mas antes de conhecer o dream cs5 eu gostava do eclipse (php):thumbsup:

Nunca ouvi falar dessa ide, mas acho que não deve ser aquelas coisas não viu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminei uma aplicação recentemente usando esta ferramenta.

A versão 1.0 da IDE que era chamada de "delphi for php 1.0" era uma grande porcaria, nem sei como tiveram coragem de colocar no mercado, só serviu para queimar o produto.

A versão 2.0 da IDE também chamada "delphi for PHP 2.0" melhorou, já era possível desenvolver alguma coisa, mas sofria muito com a instabilidade da IDE e com o amadorismo

com que prepararam a componentização dos frameworks open source que eram usados.

A versão 3.0 da IDE chamada "RADPHP 3.0" amadureceu, está bem mais estável com integração ao PHPDOC, os componentes ainda pecam muito, criaram um punhado de componentes novos que não servem nada para aplicação corporativa, como recursos de facebook.

Minha avaliação sobre a ferramenta:

- Produtividade no desenvolvimento

A grande sacada é o uso da IDE e da padronização de código que ele propoporciona, assim como o delphi o trabalho massante de telas fica muito mais facil, e a padronização do código se assemelha ao delphi, com os atributos de classe acima e os métodos vindo abaixo.

Criação de CRUDs ficou muito rápida, e com a possibilidade de uso do smarty templates, ficou facil trabalhar as interfaces.

Para manipular os componentes de tela uso JQUERY, o que proporciona versatilidade ao desenvolvimento.

- Qualidade de saída do código

É preciso ficar atento ao código HTML que ele gera na utilização de alguns componentes, alguns são absurdamente ruins, mas se optar pela componentização de frameworks javascript usados no mercado como, EXTJS, plugins JQUERY e outros, seu código de saída pode ficar como outro qualquer.

- Arquitetura e modularização

Como no delphi, é possível fazer muita coisa ruim se não souber trabalhar. Optei por separar em tres arquivos,

na classe Unit são feitos apenas controles e manipulações de componentes,

Em outra classe são feitas todas as operações de banco de dados e rotinas de processamento,

Um template HTML usando starty templates é feito o design das telas.

Existe ainda arquivos CSS e JS separados.

- Manipulação de dados

Procuraram criar uma maneira de acesso aos dados bem semelhante ao delphi. componentes database, query e table, datasource, ligando ao componente de tela, e por incrivel que pareça, funciona.

Por tras, o framework ADODB, muito conhecido pelo pessoal do open source. Ainda é possível usar o ADODB nativamente se necessário, ficando assim mais rápido o acesso.

- A IDE

facilita o trabalho, conta dom debug, organização do projeto, facilidades de documentação do código integrado ao PHPDOC, intuitivo para quem já trabalha com delphi.

Conta com um editor de HTML, mas não é muito confiável, bagunça um pouco o código.

Autocompletar eficiente mapeando inclusive classes e atributos criados por você.

Conclusão.

RADPHP é uma ótima IDE de trabalho, feito para se trabalhar com frameworks opensource do mercado.

Muito bom para quem gosta e se propões trabalhar com PHP OO.

Flexível e versátil, possibilita usar o melhor do PHP OO, inclusive patterns.

Se você se organizar pode ser uma ótima opção para desenvolvimento organizado em equipes com PHP.

Esta é uma versão ainda não finalizada do projeto em que estou trabalhando.

http://cpro1372.publiccloud.com.br/nfse/index.php?cl=3139409

Compartilhar este post

Link para o post

Eu descobri recentemente um IDE excelente pra desenvolvimento em PHP, o NetBeans.

Ele tem opção de indentação automática do código e você pode definir de que forma quer que o PHP fique indentado. Tem também a opção de gerar os getters e setters de uma classe automaticamente, com base nos atributos. E você cria um projeto e ele gera os auto-complete de classes e funções que estão em qualquer outro arquivo do projeto, além das funções e classes nativas do PHP é claro.

Antes eu usava o Eclipse mas, além de mais pesado, não tem nem recursos básicos como geração de getters e setters e auto-complete de funções (exceto usando plugins).

O Eclipse foi criado inicialmente para programação Java, e tem muito o que melhorar com relação a linguagem PHP. Já o NetBeans eu achei super completo.

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.