Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Prado

Herói – a influência cromática e visual do cinema chinês

Recommended Posts

Sei que muita gente no Brasil tem um certo preconceito por filmes feitos no oriente, não importa de onde sejam, China, Índia, Japão, mas um dos motivos pode ser o fato de que não estamos preparados para assistí-los. Um dos excelentes filmes chineses que foram feitos é com certeza Herói, com o astro internacional Jet Li, lançado em agosto de 2004.

 

2004-9-6-hero-poster.jpg

 

Quando o cultuado diretor chinês Zhang Yimou resolveu fazer este filme, uniu-se a outro diretor, o australiano Christopher Doyle. Zhang é um pintor cinematográfico, sempre com deslumbrante fotografia, como se fizesse filmes pintando as cenas em natureza morta, já Doyle é mais ação.

 

Para muitos é apenas mais um filme chinês sobre artes marciais e pessoas voando com suas armas, só que este tem um diferencial e tanto para se

51f

r destacado: a

56b

s cores. As cenas são todas quase monocromáticas e a cor é sempre escolhida cuidadosamente, para expressar as emoções e verdades da cena.

 

Desvendando as cores de Herói

 

Os diretores traçam uma história cromática sobre como um assassino anônimo na antiga China supera três rivais para conseguir chegar perto do imperador e poder assassiná-lo. Três versões são contadas sendo duas falsas e uma verdadeira e as cores estão lá para te guiar!

 

PRETO

 

As cenas onde o preto predomina são o presente, a história que está acontecendo de fato enquanto o filme está acontecendo. O preto na tela é a ausência de cor, portanto, é a história sendo contada nua e crua, da forma mais neutra possível sem tentar influenciar o expectador.

 

VERDE

 

O verde no filme representa o passado, os flashbacks. Muitas vezes contados pelo imperador sobre fatos que aconteceram e que servem para explicar o presente.

 

20HERO_slidefour_1_-600x392.jpg

 

VERMELHO

 

O vermelho representa

56b

a dualidade de paixão e ódio e narra a primeira história contada sobre a paixão de dois assassinos e desenrolar trágico que esta paixão acaba desencadeando. Algumas cenas são misturadas com amarelo, que é a ação, vibração da

56b

cena e dá um contraste com vermelho de forma a não anulá-lo. Uma das cenas mais lindas do filme acontece aí, quando uma das personagens morre e tinge toda a paisagem amarela de vermelho, mostrando que o ódio venceu a batalha.

 

20HERO_slideone_1_-600x392.jpg

 

AZUL

 

O azul representa a melancolia, a tristeza e a escuridão, desta forma é contada a segunda história, que narra o sentimento de desolação de uma das personagens, enquanto se despede da amada morta, no centro de um lago. Há muito pouco contraste na cena de propósito sendo uma das cenas mais bonitas, com coreografia de luta bem sutil e leve, influenciando o espectador a diminuir o ritmo depois de ter ele elevado ao topo com o vermelho.

 

20HERO_slidetwo_1_-600x392.jpg

 

BRANCO

 

A cor branca é o da verdade, da clareza e representa

3bf

tudo o que é contado e aconteceu de fato, causando uma reviravolta na história. O branco também tenta levar o espectador a analisar seus próprios sentimentos naquele momento, depois da turbulência das outras cenas.

 

20HERO_slidethree_1_-600x392.jpg

 

Enfim, é um filme bárbaro, imperdí

238

vel para qualquer diretor de arte que se preze e para qualquer um que tenha estudado um pouco da influência das cores. Abaixo segue o trailer estendido do filme, mas assistam! Vale muito a pena!

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assisti o filme novamente neste final de semana, realmente é muito bom... a questão das cores, passa exatamente o sentimento desejado, perfeito :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.