jbmchd 0 Denunciar post Postado Janeiro 4, 2011 preciso de aprender como usa o "extern" e principalmente pra que serve ele, ja olhei alguns tutoriais na internet, mas to meio confuso ainda alguem poderia me ajudar ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Janeiro 7, 2011 Estaria falando de C ou C++? Bem, em C++ (e se não estou enganado para C também), é o seguinte: Você pode declarar várias variáveis globais em um programa. Mas você não pode ter cópias de varíaveis globais. por exemplo, no programa abaixo, só pode existir a variável global x no programa todo. Nenhuma outra, não importa que seja em outro arquivo, cópia pode ser instanciada. #include <iostream> using namespace std int x; // Variável global x. Só pode existir ela no programa inteiro. int main() { x = 10; cout << x; return 0; } Então, você usa extern para mostrar em outros arquivos que existe tal variável global, mas que ela foi declarada em outro arquivo. Pegando um exemplo do meu livro, seria assim: **** ARQUIVO 1 **** int x, y; // Variáveis globais x e y. Só podem existir elas com o mesmo nome (sendo globais) no programa inteiro. char ch; // Outra global int main() { // ... } void func1() { x = 123; } **************************** ARQUIVO 2 *********************************** extern int x, y; // É como uma declaração comum, mas você está avisando que a variável já existe e que ela está em outro arquivo extern ch; // Mesma coisa void func22() { x = y/10; } void func23() { x = 10; } C++: Fundamentos e Prática - Herbert Schildt Espero que tenha entendido! Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites