Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Severino

Criar um WebMail

Recommended Posts

Bom dia pessoal, aqui na empresa onde trabalha os e-mail's são gerenciador através do outlook interno, ou seja, ninguem tem acesso aos e-mails externamente...

Apenas se você estiver no local, no computador, e com o outlook aberto...

E eu tive a 'brilhante' idéia de codigitar isso hoje na reunião e o meu gerente abraçou a 'causa', ou seja, ele quer criar ou comprar um sistema de web-mail e interligar com os e-mail internos (banco de dados)...

Alguém já fez isso? Ou tem alguma idéia de como fazer?

^_^

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, aqui na empresa onde trabalha os e-mail's são gerenciador através do outlook interno, ou seja, ninguem tem acesso aos e-mails externamente...

Apenas se você estiver no local, no computador, e com o outlook aberto...

E eu tive a 'brilhante' idéia de codigitar isso hoje na reunião e o meu gerente abraçou a 'causa', ou seja, ele quer criar ou comprar um sistema de web-mail e interligar com os e-mail internos (banco de dados)...

Alguém já fez isso? Ou tem alguma idéia de como fazer?

^_^

da pra fazer mais fica muito complexo para postar tudo aki pra voce da uma pesquisada por ai no google que você encontra

Compartilhar este post

Link para o post

hehe

E eu tava começando a gostar do uebimiau...rs

Assim que eu pus para logar, apontou um erro: ERROR (8192): Function ereg() is deprecated (C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Apache2.2\htdocs\webmail\webmail\inc\inc.php:83)

Será que é porque uso PHP 5.3.4?

Bem, vou baixar o RoundCube

Compartilhar este post

Link para o post

Caro André;

Talvez os demais usuários que lhe responderam lhe deram a luz que precisava para atender sua necessidade.

Entretanto, estou vendo que está tendo muito trabalho para uma situação que não compreendi bem.

Qual o verdadeiro objetivo disso?

Backup?

Segurança?

Visualizar os e-mails mesmo fora da empresa mas de forma controlada?

Deixar de usar o Outlook por um webmail mais funcional?

1 - Se você já usa o Outlook para receber os e-mails na empresa, é possível manter uma cópia no servidor para visualiza-los externamente ou simplesmente para backup de segurança.

2 - Se for permitido o acesso externo, um servidor dedicado ou clound também lhe permitiria segurança das informações e vários mecanismos de controle.

3 - Em tese, hospedar o sistema de e-mail em sua empresa poderia ser mais arriscado já que imagino eu, esta não é a "área fim" (segmento de atuação) da empresa. Hospedar em uma empresa especializada teria o mesmo efeito de funcionalidade e ainda teriam o suporte para a instalação dos aplicativos necessários.

Servidor interno de webmail na empresa é a melhor solução mesmo?

Lembrando que mesmo que os sistemas sejam impecáveis.. não há como impedir a fuga de dados pelos colaboradores, se estes realmente quiserem fazer isso. Por tanto, outras políticas conjuntas são necessárias.

Fica ai uma humilde consideração, sobre o assunto.

Cordialmente,

Herbert Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Helbert,

Na verdade nós utilizamos um servidor para controle desses e-mails, o pessoal da infra monitora todos que entram e sai, a maioria fica barrado no firewall(recebemos uma qtd enorme de spam).

A finalidade desse webmail seria apenas para visualizar os emails @web.

Pelo fato dos e-mails já estarem rodando internamente, essa é minha dúvida, como fazer para instalar um 'programa' para gerenciar os mesmo via web. Não sei se essas soluções tais como:

-Round

-Squire

-Etc...

São as soluções corretas para isso.

Obrigado pela ajuda :thumbsup:

Abraços e até mais

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Helbert,

Na verdade nós utilizamos um servidor para controle desses e-mails, o pessoal da infra monitora todos que entram e sai, a maioria fica barrado no firewall(recebemos uma qtd enorme de spam).

A finalidade desse webmail seria apenas para visualizar os emails @web.

Pelo fato dos e-mails já estarem rodando internamente, essa é minha dúvida, como fazer para instalar um 'programa' para gerenciar os mesmo via web. Não sei se essas soluções tais como:

-Round

-Squire

-Etc...

São as soluções corretas para isso.

Obrigado pela ajuda :thumbsup:

Abraços e até mais

Olá;

Agora pude compreender melhor vossa necessidade.

Perceba que se você usar as ferramentas que citou... as únicas diferenças de se usar o servidor de sua empresa e um servidor dedicado, será a localização do servidor (terceirizado / próprio), e a capacidade de administrar livremente o firewall que barra os inúmeros spams que a empresa recebe diariamente, pois o sistema anti-spam oferecido pelo host pode não ser o ideal, muito embora razoavelmente eficiente.

E da mesma forma que um servidor dedicado lhe permitiria administrar tudo externamente, o servidor de sua empresa também pode. Entretanto, para não comprometer a banda utilizada para a circulação destes dados, também é preciso verificar se a estrutura de sua empresa vai permitir plena funcionalidade, sem atrasos, travamentos, sobrecargas etc... Mesmo assim, o acesso externo não deverá ser tão intenso e esta parte nem chegue a afetar o processo.

Se a empresa não estiver no meio urbano com acesso a uma conexão de alto desempenho poderá usar múltiplas conexões através dos Routers Load Balance.

Acredito que a utilização das ferramentas como o RoundCube, Squire, etc... são alternativas de baixo custo para a empresa. E é provável que esta seja a razão para NÃO estarem buscando soluções mais profissionais.

Cito inclusive, as soluções da empresa EMC2, só não são as mais baratas. "rs"

A nível de curiosidade, visite o site e vejas as soluções de segurança e de comunicação:

Brazil.emc.com

Perceba que se a emrpesa estiver disposta a investir tudo é possível. Mas se TI não for a atividade principal de sua empresa nem sempre é viável.

Evidentemente, no seu caso, como a empresa por razões administrativas, sistemas e etc... já tem a necessidade de ter um departamento de TI acaba sendo viável realmente usar estes servidores para o webmail da empresa também.

As ferramentas de licença livre poderão atender sua necessidade sim, mas somente os e-mails que forem enviados/recebidos após a instalação serão visualizados no webmail quando visualizado via browser. Isso porque, no momento estão usando o Outlook, as mensagens são descarregadas no computador. Mas posteriormente será possível manter simultaneamente no Outlook e no servidor, inclusive se o usuário deletar uma mensagem no Outlook na próxima verificação ele atualizará também no servidor e apagará a mensagem lá também.

Então não haverá motivos para se preocupara com migração de e-mails, apenas com o momento que isso tudo será feito para não perder as mensagens durante a transição dos sistemas. Mas... após os testes... nada que algumas horas-extras num domingo de madrugada não resolva. hehehehe!

Como este processo de instalação pode ser mais técnico, sua empresa pode buscar um profissional ou empresa especializada para fazer esta implantação. (lembrando em que se a empresa contratasse um servidor dedicado para isso), estas instalações já estão incluídas no administrador terceirizado.

Destaco que o barato pode sair caro! Não é impossível você obter todas as informações necessárias na própria internet para ativar e desenvolver a referida solução, mas recomendo que os gestores em reunião, considerem a possibilidade de contratar um suporte externo ou de não usar uma ferramenta de e-mail grátis (licença).

Em fim... lhe desejo boa sorte então com este desafio corporativo.

E espero ter ajudado, muito embora eu saiba que você queria mesmo é as informações técnicas para já executar mesmo o processo de instalação e colocar tudo pra funcionar.

Cordialmente,

Herbert Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post

tem um brasileiro e muito bom eh o expresso mail, porem ele so roda em sistemas debians e derivados, porem alem de ser em portugues, você pode colocar varios dominios, eh gratuito e pode integrar com outras aplicacoes como joomla por exemplo...ele ja instala tudo pra você, servidor smtp, akelas coisas todas, ah, e mais vem com um setup...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.