Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RenanMonteiro

efeito "limpar" foto

Recommended Posts

tô criando um arquivo em flash pra ser a apresentação de um site: http://www.targetvisual.com.br/midias/home.swf - o pessoal da empresa me pediu pra fazer ele, e ao passar o mouse, a imagem vai ficando clara, como se estivesse limpando a a faixa escura, deixando o arquivo assim: http://www.targetvisual.com.br/midias/home-limpa.jpg Então é isso, uma bolinha grande pra ser usada como "bucha" rs. Ai aonde ela for passando, vai desencobrindo. Já tá tudo feito, as layers a bolinha, só falta o efeito mesmo, isso, alguem sabe como fazer?

NINGUÉM?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for apenas uma animação a ser apresentada para o visitante é simples, o uso de máscaras na timeline resolve.

Agora ... se for algo para o usuário interagir com o mouse já é outra história.

É pura programação, nenhum feijão com arroz.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, eu ralo estudando ActionScript e ainda não cheguei perto disso não.

Já tentou desenvolver alguma coisa?

Prontim por aqui não tem não!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é meio cabeludo isso rsrs...

Mas uma ideia talvez ajude, a bola vai usar startDrag lógico, então cria uma action que ao movimentar o mouse:

onMouseMove = funcao;

Dentro da função pega as coordenadas do ponteiro:

function funcao(){
  posX = this._xmouse;
  posY = this._ymouse;
}

Agora a parte complicada que seria desenhar a partir de AS, lineTo, curveTo, etc... e cria este circulo nas dimensões da sua "borracha", e posiciona a partir do posX e posY, desta forma a cada movimento do mouse é criado um circulo, e tudo isto deve ser feito dentro da mascara para a camada mascara em um level inferior funcionar.

A partir disto da para tentar algo.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Agente vê muito chefe capeta :devil: atormetando a vida dos desenvolvedores por aqui, nem esquenta.

Honestamente, nunca vi nenhum tutorial ou template semelhante pra indicar.

Ainda penso que criar esse efeito sem a interação do usuário seria mais adequado, para não desperdiçar o tempo útil de acesso à página. Algo rápido e com efeito bem trabalhado (talvez usando um shape em forma de brush na máscara) seria de bom tamanho.

Mas fazer o chefe entender isso é que é, rsrsrss

A sugestão do Luiz Henrique tá valendo ouro, se vai funfar, não sei! :grin: (só encarando)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tentei aqui e não funcionou, tentei de 2 formas colocando a AS dentro da mascara e e fazendo da linha uma mascara, segue o code para ver se consegue algo aí.

this.createEmptyMovieClip("mascara",0); // cria a ponta do lápis que no caso será  a máscara
objMascarado.setMask(mascara); // pegamos a mascara e mascaramos o objeto desejado no caso objMascarado
mascara.lineStyle(60,0x000000,100); // Configuração da linha (expessura, cor, alpha) 
onMouseDown = function () { // No clique do mouse inicia
mascara.moveTo(_xmouse,_ymouse); // cria o ponto de partida	
onMouseMove = function () { // no movimento do mouse
	mascara.lineTo(_xmouse,_ymouse); // vai criando a linha
};
};
onMouseUp = function () { // quando solta o mouse
delete onMouseMove; // para de desenhar
};

Tenta aí, se conseguir avisa.

Abs..

Compartilhar este post

Link para o post

Cara é meio cabeludo isso rsrs...

Mas uma ideia talvez ajude, a bola vai usar startDrag lógico, então cria uma action que ao movimentar o mouse:

onMouseMove = funcao;

Dentro da função pega as coordenadas do ponteiro:

function funcao(){
  posX = this._xmouse;
  posY = this._ymouse;
}

Agora a parte complicada que seria desenhar a partir de AS, lineTo, curveTo, etc... e cria este circulo nas dimensões da sua "borracha", e posiciona a partir do posX e posY, desta forma a cada movimento do mouse é criado um circulo, e tudo isto deve ser feito dentro da mascara para a camada mascara em um level inferior funcionar.

Abs.

Consegui fazer a bolinha seguir o mouse, e quando o mouse está em cima da animação, ele desaparece! Obrigado.

Eder Fortunato

Consegui fazer o mouse mostrar a camada do fundo como uma lupa, ou raio x, confere: http://targetvisual.com.br/midias/lupa.swf - agora vou tentar fazer o efeito com o código do Luiz Henrique, vamo ver no que vai dar, a proposito, teus links no outro topicos estao todos quebrados! ):

Elektra

Chefe é complicado mano, pior que não é legal você falar que não sabe fazer, então tudo que ele pede eu digo que sei fazer, ai me mato depois pra achar as coisas que não sei KKKKKKKK - sim, não tem tutorial nenhum, ja procurei em tudo... mas agora do jeito que tá, só a lupa ele achou legal, mas ainda quer o outro efeito rs. Obrigado pelas dicas! A partir disto da para tentar algo.

Compartilhar este post

Link para o post

lembrei que eu já fiz um exemplo disso a muito tempo

dá uma olhada nesse tópico, tem um link para download lá

[]´s

Eder o link tá fora do ar, algum outro onde possamos baixar o arquivo?

Também gostaria de ver isso.

Abraços

@RenanMonteiro

Isso faz parte colega, é assim que a gente aprende. A lupa com Drag também faço, falta o resto.

Boa sorte aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou na caça deste efeito também, como sou designer fica ainda mais difícil, hahaha.

Minha intenção é que o mouse vá limpando a areia sobre um objeto, se descobrir alguma coisa ai posta aqui para compartilhar.

Valeu.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

GALERA, eu achei um arquivo que tem o efeito que eu queria, quem estiver interessado, é este aqui:

http://ffiles.com/flash/actionscript/set_mask_893.html

A partir dele eu tô fazendo uma outra aniamção, só mudando as máscaras e foto. Abre-se um novo debate:

Como deixar o cursor redondo? Código principal:

onClipEvent(load)
{
_root.createEmptyMovieClip('square',0);
function drawSquare()
{
	x = _root._xmouse;
	y = _root._ymouse;
	with(_root.square)
	{
		moveTo(x-50,y-50); // Largura, Altura
		beginFill(0x00088);
		lineTo(x+50,y-50);
		lineTo(x+50,y+50);
		lineTo(x-50,y+50);
		endFill();
	}
}
_root.maskee.setMask (_root.square) 
}
onClipEvent(mouseMove)
{
drawSquare();
updateAfterEvent();
}

O código do Luiz Henrique é muito bom, usei pra fazer outra coisa um pouco mais diferente, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Renan, acho que é isso mesmo, agora vou fuçar aqui e tentar adequar ao layout de areia que precisava.

abs

GALERA, eu achei um arquivo que tem o efeito que eu queria, quem estiver interessado, é este aqui:

http://ffiles.com/flash/actionscript/set_mask_893.html

A partir dele eu tô fazendo uma outra aniamção, só mudando as máscaras e foto. Abre-se um novo debate:

Como deixar o cursor redondo? Código principal:

onClipEvent(load)
{
_root.createEmptyMovieClip('square',0);
function drawSquare()
{
	x = _root._xmouse;
	y = _root._ymouse;
	with(_root.square)
	{
		moveTo(x-50,y-50); // Largura, Altura
		beginFill(0x00088);
		lineTo(x+50,y-50);
		lineTo(x+50,y+50);
		lineTo(x-50,y+50);
		endFill();
	}
}
_root.maskee.setMask (_root.square) 
}
onClipEvent(mouseMove)
{
drawSquare();
updateAfterEvent();
}

O código do Luiz Henrique é muito bom, usei pra fazer outra coisa um pouco mais diferente, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.