Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Severino

[Resolvido] Tem como enviar dados de um form automaticamente ?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, tenho um formulário e gostaria que ao terminar a validação dos campos ele chamasse uma outra função para inserir os dados em um banco de dados sem a necessidade de um submit...

A validação, o form já está tudo ok...

function valida(){
// faz a validação dos dados....

inserirDados(); // insere os dados se estiver tudo ok...
}

Só que eu não sei o que posso fazer na função inserirDados :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, tenho um formulário e gostaria que ao terminar a validação dos campos ele chamasse uma outra função para inserir os dados em um banco de dados sem a necessidade de um submit...

A validação, o form já está tudo ok...

function valida(){
// faz a validação dos dados....

inserirDados(); // insere os dados se estiver tudo ok...
}

Só que eu não sei o que posso fazer na função inserirDados :(

Tem sim, basta usar ajax. Voce está usando jQuery ? Se estiver, fica mais facil ainda. Voce atrela uma funcao ajax ao evento onclick do submit, ou até mesmo onfocusout ou onblur do ultimo campo, dessa forma voce nao precisa nem do botão. Se voce estiver usando jQuery eu posso explicar melhor e postar o codigo base !

Compartilhar este post

Link para o post

Ok ! Aprendo 2x mais quando mostro, entao vamos lá:

$(document).ready(function() {
 $('#form').submit(function() {
   if(blablabla)
   {
  	// entra aqui se passar na validacao
  	var campo1 = $('#campo1').val();
  	var campo2 = $('#campo2').val();

$.post('inserenobanco.php', { valor1: campo1, valor2: campo2 },
		function(data)
		{
                 // faz algo na pagina dependendo da resposta do servidor que é passada no parametro data
		}
  	});

}

else
  {
     return false; // nao passou na validacao, entao o evento submit nao segue sua logica comum, ou seja, nada é enviado para o servidor
  }
 });
})

valor1 --> Variavel no servidor que recebe o campo1 do formulario

valor2 --> Variavel do servidor que recebe o campo2 do formulario

Isso é um codigo bem basico de jQuery, mas se voce nao souber nada a respeito dificilmente isso vai ser util pra voce. Enfim, espero de algum modo ter ajudado, qualquer duvida posta. Abracos !

Compartilhar este post

Link para o post

É porque assim, eu não manjo mt de jquery parada minha é php e para fazer uma coisa dinamica eu fiz o seguinte.

Criei uma função que é executada a partir de uma ação de um formulario, ou seja, tem 7 formularios na mesma pagina e cada formulario tem a seguinte ação que é aberta em uma outra janela(popup), ou seja, independente do resultado interpretado pelo servidor ele não perde os DADOS.

action="op/inserirRegistro.php?acao=<?php echo cod("formacao", 1);?>" target="janela" onsubmit="abriForm('formformacao');"

dentro da pagina inserirRegistro, eu faço a verificação de cada ação e entao insiro ou atualizo(caso o usuario clique 2 vezes no botão enviar) ^_^

Eu até conseguiria implementar esse código, mas no caso eu teria que chamar essa função através do .js :thumbsup:

Mas obrigado pela ajuda, pode deixar o topico resolvido que pra mim já esta bom, vou dar uma estudada nesse codigo e na próx vez ja vou saber e uso ele

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.