Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 15, 2011 Ola! Eu quero fazer uma animação. Embora eu ja tenha feito uma pergunta semelhante aqui, ainda tenho duvidas. Por exemplo... suponhamos que o meu boneco, cruze os braços. A duvida é mais ou menos assim: Qual é o método para fazer isso frame a frame, mas que a arte finalização fique exata, sem variação de tonalidades, posição e iluminação? Qual é a metodologia que profissionais usam para animação? Fazem desenhos separados e arte finalizam um a um, ou tem uma técnica especial para isso? -- Nesse caso ae...o braço...para ter um movimento real...é necessário criar as articulações e nestes o eixo, para ficar algo livre e real. Mas por exemplo...Se o braço esticado ficar dobrado....os desenhos se separariam, mas como faz exatamente para que isso não aconteça, sem ter que ficar editando imagem por imagem a parte sobreposta? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Luiz Henrique 1 Denunciar post Postado Janeiro 17, 2011 Olá pessoa, Trabalhei com isto algum tempo, e o processo eras o seguinte: 1º - Esboço desenho d acordo com a história; 2º - Aprovação; 3º - Ilustração (Lápis); 4º - Digitalizar e vetorizar; 5º - Colorir; 6º - Animar. Qualquer movimento de braços, dedos etc... por exemplo é necessário que seja feito um novo desenho para o mesmo, para que o movimento fique bom, o que podemos fazer para evitar excesso de desenhos é cortar algum deles, retirar fora, pois toda animação deve ser feito em 24fps, não mais do que isto, de acordo com estudos nossos olhos captam apenas 24fps, com isto você pode fazer vários efeitos de movimentos sem necessitar de muitos desenhos. Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 17, 2011 certo!, obrigado.. Mas dae você usaria um desenho, do ponto inicial...e um do final? O movimento do braço por exemplo, você dividiria ele em dois para fazer o movimento independente. Por exemplo, eu quero fazer esse boneco colocar as mãos nos bolsos, mas ta meio dificil! =\ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Dá uma olhada, cada parte do boneco deve ser independente >> Clique aqui Usei para um exercício simples com a bone tool, mas é o mesmo pra uma animação frame a frame. Você terá cada parte do boneco (movie clip) em uma layer e irá animar separadamente. Se o que você precisa é apenas que o personagem coloque a mão no bolso, basta que os braços sejam articulados (antebraço, braço e mão). Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 opa!...obrigado...esse desenho é de muita ajuda. Mas tipo, ainda eu to fazendo algo errado. Depois de ter feito o desenho eu recortei o braço e o antebraço, e fiz separado em layers diferentes.Coloquei o eixo ali na pontinha, como no desenho, dae só que quando começa a dobrar o braço, mas eles se separam um pouco =\ Olha só: Exemplo As articulações estão assim (só não fiz da mão): Valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Mesmo animando com a bone tool o boneco precisa estar 'preparado' para estes imprevistos. :grin: O braço precisa ter um pedacinho a mais que vai ficar escondido pela layer que estiver acima (corpo), ou então, pode improvisar (gambiarra na boa ;) ): crie uma layer ao fundo com um shape na mesma cor da camisa, ao movimentar o braço não aparece o espaço vazio. Ficou legal. :clap: Para outros movimentos, como por exemplo, fazer o boneco sorrir, piscar o olho, virar a cabeça de lado, etc, aí sim vai precisar outros desenhos para compor a animação. Apenas para informar, não é adequado postar swf por conta da segurança do fórum. Quando necessário, publique no server e adicione apenas o link para visualização. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Luiz Henrique 1 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 O ideal é fazer quadro a quadro, sem usar motion, eu reduziria este movimento em 3 ou 4 partes no máximo, já estaria muito bom o efeito, o movimento de andar eu utilizava 4 desenhos e fazia frame a frame e ficava perfeito, pois a velocidade do mesmo já da a ilusão de qu eo movimento está completo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 AHHH beleza...valeu...vo fazer uns "gatos miaus" para disfarçar...uauaua mas dae qual é a velocidade ideal para que fique legal os movimentos? O padrão 12, eu acho que fica muito lento...eu to usando 30 porque fica tudo bem suave. Qual você me recomenda? No caso...a parte de cima eu fiz frame a frame tambem, ficou até legal. Dae a parte de baixo eu fiz assim, só que parecia aquele filme do king kong..o primeirao...uahauhau, dae para ganhar tempo, cabei optando usar o tween. Sobre colocar o swf, eu num sabia, mas obrigado também por me informar, eu vou editar e postar o link la ^_^ Quando eu terminar...eu vou postar no forum para a turma ver ^^. Aproveitando as dicas, e para fazer rastro de "pato" na agua, como será que faz :ermm: Valeusss :joia: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Fiz um exemplo bem ralado simples apenas com tween. Tempo curto, não repare. Nem tive o cuidado em posicinar o ponto para rotacionar, foi a olho. Criei os mcs com alpha para facilitar a visualização. Segue por mp (mensagem privada). Segue um print screen e o swf para visualização (uso o CS5). Salvei para a versão CS4 com Flash Player 9. O 'rastro de pato' não sei como você imagina, mas eu pensaria em usar uma máscara animada e um movie clip com alpha e gradiente. À medida que o pato fosse nadando, a máscara ia revelando o rastro. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 opa valeu! o arquivo do flash num abriu...mas deu para ter uma nocao com os outros arquivos que você me mandou. Eu queria fazer assim os patos "quebrando" a agua, mas eu fiz bem devagarzinho eles nadando dae ficou bom =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 ahahahhh, patos 'quebrando' a água deve ser ótimo. Entendi, tô brincando. :lol: ou será um 'rastro de pato quebrado'??? Teria que criar algumas layers como ondas suaves e animar. Não é tão complicado. Eu sei como fazer isso, se der uma folga aqui faço um exemplo (print screen). Se botar a cuca pra funcionar o esquema das máscaras também pode resolver isso. Observei (pela imagem que postou) que não poderia abrir o fla, por isso enviei junto o swf e as imagens. Também tenho o CS4 instalado, posso salvar no máximo até o CS3, só que detona a animação (na conversão o que era tween vira frame a frame, mas funciona do mesmo jeito, só dificulta a visualização). Nisso o print screen ajuda, supre a diferença das versões do Flash. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Luiz Henrique 1 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 Ainda afirmo que é melhor você fazer frame a frame, principalmente se sua animação for longa, a manutenção será mais fácil, quanto a velocidade, o padrão para animações é 24fps mesmo, é o que funcionaria bem se sua aplicação fosse para TV. Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 Ainda afirmo que é melhor você fazer frame a frame, principalmente se sua animação for longa, a manutenção será mais fácil, quanto a velocidade, o padrão para animações é 24fps mesmo, é o que funcionaria bem se sua aplicação fosse para TV. Abs. Nem sempre colega, a bone tool é incrível de usar. Conforme a necessidade, a técnica adequada. Já vi a animação de uma retroescavadeira totalmente em classes AS3 com uso da TweenMax e ficou ótima. Abs ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Luiz Henrique 1 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 Sim, mas há "casos e casos", uma retroescavadeira é algo menos complexo de trabalhar do que um personagem, imagine criar um boneco fazer ele caminhar e no meio do trajeto fazer outros movimentos, como movimentar roupa, os cabelos etc..., com o andar e por aí vai. Bom este é o meu ponto de vista, como trabalhei com produção de desenhos animados, foi a forma mais fácil e rápida que encontramos. Mas isto é pensando em JOBs grandes, trabalhos pequenos talvez seja melhor o que você indicou. Abs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apenas Eu 13 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2011 Ola! Eu conclui o projeto finalmente. A ajuda de você´s foi muito importante :joia: Eu quero mostrar como ficou...é claro que num ficou uma coisa que se diga: "SUPIMMPA QUE VÍDEO PARA GANHAR UM OSCÁR....mas da pra assistir" :D Eu vou postar la na galeria de Flash, portanto, vou postar um link para lá... http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/421905-animacoes-com-o-uso-do-flash/ Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Elektra 102 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2011 Ficou muito legal Danilo :clap: Adoro animações. Assisti apenas a parte final agora, as outras vejo mais tarde. O tempo aqui anda curto, estudando muito. Grande abraço ps: Merece um oscar sim, pelo esforço e dedicação. O cenário está lindo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites