walnor 0 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Eaee galera!! To precisando de uns conselhos! A rede da minha empresa hoje é composta de aproximadamente 200 dispositivos de rede, contando computadores e impressoras. Tenho 5 Servidores HP Proliant G5 e 6 Servidores Montados. Temos 9 Switches 3Com 2928 e 2 Switch 3Com 4200 (todos gerenciaveis)) Utilizamos um IP de classe C para enderessar os Host's. A rede é toda IP fixo (Queremos montar um servidor DHCP) Utilizamos um Firewall (Aker) Minibox Como o crescimento da rede esta ocorrendo de forma muito rápida, logo não teremos IP disponíveis para endereçar mais Host. Gostaria de saber a opinião da galera! - E mais viável criar uma 2ª Rede e colocar um roteador entre as duas? - É mais viável criar várias VLan's utilizando os switch ja presente na rede? - É mais viável mudar para um IP de classe A ou B? A previsão de crescimento da rede é para +ou- 500 computadores ou mais. É impressindível que a rede esteja com um bom nível de segurança Grato! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Todos os equipamentos estão geograficamente no mesmo espaço físico (mesma edificação) ou existem equipamentos que acessam de algum tipo de unidade/filial? Apenas lembrando que se você baixar 1 bit na sua máscara de rede o total de hosts aumenta para 510 e 2 bits aumenta para 1022. Se hoje sua rede com máscara /24 atende bem, não vejo problema em mudar para uma mascara /23 ou /22. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walnor 0 Denunciar post Postado Janeiro 18, 2011 Todos os equipamentos estão geograficamente no mesmo espaço físico (mesma edificação) ou existem equipamentos que acessam de algum tipo de unidade/filial? Apenas lembrando que se você baixar 1 bit na sua máscara de rede o total de hosts aumenta para 510 e 2 bits aumenta para 1022. Se hoje sua rede com máscara /24 atende bem, não vejo problema em mudar para uma mascara /23 ou /22. Ola amigo! todos os equipamentos estão no mesmo prédio, porém pretendemos colocar 2 servidores de redundância em outro prédio. minha faiza de IP atual é a seguinte: 192.168.10.0-255 / 255.255.255.0 - Posso apenas alterar a mascara que os equipamentos aceita? ou teria que alterar a faixa de IP para Ex: 10.1.1.0 ou 172.16.0.0 ? Várias pessoas ja me disseram que não é aconselhavel alterar apenas a mascara! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas_Santos 0 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2011 Pode ser criado sub-redes e cadastrar rotas na tabela de roteamento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
walnor 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2011 Fala galera! Agradeço vocês pela ajuda! Vou fazer um roteamento através do Firewall; pois isso me permitira segmentar minha rede e disponibilizar acesso aos serviços realmente necessários. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites