Lucas FF 0 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 Boa noite! Primeiro post aqui no iMasters! Tô fazendo uns scripts (óbvio), já tive um bom progresso, mas travei em duas dúvidas: 1) Tenho um arquivo que processa somente as rotinas, com condicionais dependendo da URL ($_GET), quando faço um select com uma variável, como chamo a rotina de consulta, e como retorno os valores pra página? Separei em "rotinas.php" e "pages.php" 2) Quero fazer uma validação de erro, que só continue caso a última query foi executada com sucesso (numa das rotinas, faço três delas com um formulário apenas). mysql_query("INSERT INTO `formapgto` SET id = null, id_cli = '$id_cliente', tipo = '$tipopgto', confirmado = '$confirmado', valor = '$valor', sinal = '$sinal', entrega = '$entrega', loja = '$loja'") or die ('erro na inserção ' . mysql_error()); Alguém que puder ajudar, ficarei muito grato! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 1. Não entendi. explique melhor 2. Teste o retorno de mysql_query. Se der TRUE, deu certo. Outro recurso é usar mysql_affected_rows para ver quantos registros foram inseridos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas FF 0 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 1) Tenho dois arquivos, o pages.php e o rotinas.php Nos menus, se o browser requisitar pages.php?p=$1&action=add ele vai montar uma página. Se a action mudar para list, delete, ele monta páginas diferentes, faz isso com IF e $_GET. O pages.php é um formulário, que quando é preenchido faz um post para o rotinas.php, que trata esse post, faz as consultas, inserções no MySQL, mas não sei retornar um select ou algo do tipo para o pages, a partir desse rotinas.php. O melhor é usar $_SESSION, ou tem outra opção? 2) Poderia me enviar um exemplo do que tu falou? Eu não sei *burrice* usar consultas ao banco de dados dentro de $variavel. Seria só dar um alerta de erro Javascript e redirecionar o usuário para outra página. Obrigado pela ajuda! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 1) Tenho dois arquivos, o pages.php e o rotinas.php Nos menus, se o browser requisitar pages.php?p=$1&action=add ele vai montar uma página. Se a action mudar para list, delete, ele monta páginas diferentes, faz isso com IF e $_GET. O pages.php é um formulário, que quando é preenchido faz um post para o rotinas.php, que trata esse post, faz as consultas, inserções no MySQL, mas não sei retornar um select ou algo do tipo para o pages, a partir desse rotinas.php. O melhor é usar $_SESSION, ou tem outra opção? Para transferir os dados entre as páginas, tem que usar session ou cookie. Você pode, por exemplo, colocar tudo em objeto ou array, serializar e enviar.. Veja mais sobre serialização aqui: http://www.rberaldo.com.br/blog/2011/01/14/serializacao-de-dados/ 2) Poderia me enviar um exemplo do que tu falou? Eu não sei *burrice* usar consultas ao banco de dados dentro de $variavel. Seria só dar um alerta de erro Javascript e redirecionar o usuário para outra página. Veja no documentação: <?php $result = mysql_query('SELECT * WHERE 1=1'); if (!$result) { die('Invalid query: ' . mysql_error()); } fonte: http://php.net/manual/en/function.mysql-query.php sobre mysql_affected_rows: http://php.net/manual/en/function.mysql-affected-rows.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucas FF 0 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 Funcionou que é uma beleza, obrigado! Aproveitando o tópico, no index.php eu consigo chamar o pages.php?p=variavel? Queria que o index.php montasse a página, pegando o trecho do código que tem no pages.php, definido por if $_GET. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Beraldo 864 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2011 usando include/require? Não. Só é possível incluir arquivos, não URLs. Você inclui pages.php. Você faz uma requisição a pages.php?var=valor. São coisas diferentes Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites