Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

'Ninja' da Wikipedia diz que Brasil precisa investir em educaç

Recommended Posts

'Ninja' da Wikipedia diz que Brasil precisa investir em educação

'A Wikipedia é de vocês', diz diretor do grupo Wikimedia.

Kul Wadhwa palestrou na Campus Party 2011.

Altieres Rohr Especial para o G1

“Eu sei um pouco de português porque minha mulher é brasileira”, contou Kul Wadhwa na Campus Party 2011. “E é por isso que eu sei que educação faz diferença. O pai dela só completou o ensino fundamental. A mãe só terminou o ensino médio. Ela tem um doutorado, e por isso cresceu, mas teve que estudar fora. Isso está errado. Vocês precisam falar com os professores, falar com o governo, para melhorar a educação aqui, no Brasil”.

22-kul01-620_.jpg

Kul Wadhwa, diretor da Wikipedia Foundation, disse ter adiado uma cirurgia para participar da Campus Party. (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)

Wadhwa é diretor da Wikimedia Foundation, a organização de apenas 64 funcionários responsável pela Wikipedia – 5º maior site do mundo. Mas seu título informal é “ninja para todas as finalidades”. “Sou ninja pela minha mobilidade”, brincou ele, que estava usando bengala devido a uma complicação na perna.

O “ninja” apresentou slides em português com dados sobre a Wikimedia: 408 milhões de usuários – atrás apenas do Facebook, Google, Microsoft e Yahoo; a 4ª marca mais valiosa do mundo – a ponto de dar nome a um prato em um restaurante chinês; cem mil editores ativos. Mas ele também apontou um problema: a Wikipedia em português, cujo público é composto 86% de brasileiros, precisa melhorar.

Um em cada quatro brasileiros prefere a usar a Wikipedia em inglês do que a português – um número que cresceu em vez de diminuir, apontou Wadhwa. Ele também disse que o uso da Wikipedia no Brasil é menor do que na Argentina e que o Brasil ainda não tem um capítulo da Wikimedia – que a Argentina também possui. “Vocês não podem deixar a Argentina usar mais a Wikipedia que vocês, certo?”, brincou, fazendo referência à rivalidade com o país vizinho.

22-kul02-300.jpg

'Educar é poder', apresentava slide em português do “ninja” da Wikimedia. (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)

A plateia interagiu mostrando que vários liam a Wikipedia, mas poucos a editavam. “Isso precisa mudar”, afirmou o “ninja”, enquanto o slide no projetor dizia “educar é dar poder”. O Brasil é uma das prioridades da Wikimedia – junto da Índia, do norte da áfrica e do oriente

médio. Wadhwa afirmou que um escritório da fundação poderá ser aberto no país “em até meio ano”.

Segundo ele, pela primeira vez um indivíduo pode editar um site que será lido por uma multidão de pessoas, tendo a possibilidade de impactar o mundo – uma consequência da “mudança de poder” das grandes instituições para as pessoas. Mas, para isso, é preciso ter conhecimento e educação. “O Brasil até onde sei é o país que mais usa redes sociais no mundo. Quero que vocês se juntem para criar coisas novas e que vocês se responsabilizem pela educação do país”.

Neste sábado (22), a Campus Party promove uma competição de edição na Wikipedia. O evento vai até domingo (23).

22-kul03-620.jpg

Diretor da Wikipedia diz que o poder de informar está cada vez mais com o indivíduo. (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)

Fonte: G1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Educação só vem a baila na campanha, na administração do dia-a-dia é esquecida.

Compartilhar este post

Link para o post

o cara puxou muito a sardinha pra brasa dele

Compartilhar este post

Link para o post
Ela tem um doutorado, e por isso cresceu, mas teve que estudar fora. Isso está errado.

:clap: :clap: :clap:

Falou tudo, está errado ! Temos que ter tudo aqui, a disposição, do bom e do melhor !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.