Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Aender

iframe : Usar ou não usar ?

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem ?

Já trabalho a muito tempo com web, e até então tinha usado tabelas e iframe nos meus sites, mas vejo que isso não está correto. Gostaria que vcs pudessem me mostrar uma solução para o seguinte problema : Estou trabalhando com divs , mas pelo que entendi, agora vou ter sempre que repetir o menu e o topo em todas as páginas, ficando isso, uma coisa meio estúpida.Quando usava iframe eu criava a index e colocava o iframe no meio, onde as páginas iriam abrir, daí era simplesmente criar as páginas individualmente e mandar abrir dentro do iframe, sem repetir o menu e topo.Gostaria de uma solução como essa, usando css e outra linguagem , que permitisse criar a index com menu topo etc, criar as páginas individuais e mandar abrir no meio sem necessidade de repetir o topo e o menu em todas as páginas, e que o site fosse adaptavel à altura da página que vai abrir dentro dele , sem dar duas barras de rolagem.Quando eu usava iframe , usava um java script que fazia o iframe se adaptar à altura da página, assim só existia uma barra de rolagem em qualquer hipótese.Muito obrigado galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você vai precisar de alguma linguagem server-side [ php, asp, jsp ] para fazer include

 

assim, você não terá que 'repetir' menu rodapé, css... em todas as páginas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você vai precisar de alguma linguagem server-side [ php, asp, jsp ] para fazer include

 

assim, você não terá que 'repetir' menu rodapé, css... em todas as páginas.

 

ok William , obrigado pela dica , tb já tinha ouvido falar do include, mas como sou novo no ramo de PHP, ASP etc não consegui implementar.Bom, se não for pedir muito, você saberia me indicar um tutorial de como proceder? Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
use o Responder Azul respondery.png

ou a 'Resposta Rápida'.

 

http://lmgtfy.com/?q=navega%C3%A7%C3%A3o+include+php+tutorial

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informe a linguagem que deseja utilizar para movermos o tópico para a área mais adequada.

Bom, na verdade não tenho muita experiência com linguangens Server-side, a não ser, um pouquinho de PHP.Então o tópico poderia ser movido para um forum dessa linguagem.Obrigado!!!

 

 

OK William muito obrigado pela indicação do tutorial , más não precisa humilhar né !!!

Brincadeirinha bem interessante essa do Google.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode usar query-string também. Acho que resolveria seu problema.

 

Eu uso query string no meu site.

 

Faça um arquivo query.php:

<?php 
$sub = isset($_GET['sub']) ? $_GET['sub'] : ".";
$secao= isset($_GET['secao']) ? $_GET['secao'] : ".";
$inc = file_exists($sub."/".$secao.".php") ? $sub."/".$secao.".php" : "home.php";
include_once ($inc);
?>

Sendo que home.php é a página que ele já vai abrir de começo. Você pode mudar.

 

No seu index.php escolha o espaço onde vão abrir as novas páginas e coloque:

<?php include("query.php")?>

 

E no index.php você faz os links dessa forma:

<a href="?secao=link01">Link 01</a>

 

Se o arquivo que você quer abrir estiver em outra pasta, faça assim:

<a href="?sub=pasta01&secao=link02">Link 02 dentro da pasta01</a>

 

Espero ter ajudado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz.. n usa iframe, n convem.. mas se você quer carregamento sem refresh, usa ajax.. é legal,,.. mas n usa iframe.. nuss totalmente fora do profissa.. isso é gambiarra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz.. n usa iframe, n convem.. mas se você quer carregamento sem refresh, usa ajax.. é legal,,.. mas n usa iframe.. nuss totalmente fora do profissa.. isso é gambiarra.

 

Eu estava usando ajax, realmente é muito bom o resultado só localizei um problema que não consegui resolver de jeito algum, a pagina que você manda carregar se tiver jquery, o jquery para de funcionar. A solução que encontrei foi utilizar query string. Até gostaria se soubesse como reparar esse erro do jquery com ajax que me avisasse. Porque o ajax realmente fica legal. Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode usar query-string também. Acho que resolveria seu problema.

 

Eu uso query string no meu site.

 

Faça um arquivo query.php:

<?php 
$sub = isset($_GET['sub']) ? $_GET['sub'] : ".";
$secao= isset($_GET['secao']) ? $_GET['secao'] : ".";
$inc = file_exists($sub."/".$secao.".php") ? $sub."/".$secao.".php" : "home.php";
include_once ($inc);
?>

Sendo que home.php é a página que ele já vai abrir de começo. Você pode mudar.

 

No seu index.php escolha o espaço onde vão abrir as novas páginas e coloque:

<?php include("query.php")?>

 

E no index.php você faz os links dessa forma:

<a href="?secao=link01">Link 01</a>

 

Se o arquivo que você quer abrir estiver em outra pasta, faça assim:

<a href="?sub=pasta01&secao=link02">Link 02 dentro da pasta01</a>

 

Espero ter ajudado!

 

MiguelTb obrigado pela colaboração !!! Acho que a sua sugestão e as demais resolvem meu problema, agora é estudar um pouco de PHP pois o meu ainda tá meio fraquinho .Valeu , abraço!!!

 

rapaz.. n usa iframe, n convem.. mas se você quer carregamento sem refresh, usa ajax.. é legal,,.. mas n usa iframe.. nuss totalmente fora do profissa.. isso é gambiarra.

 

supertelnet beleza ? valeu pela participação no tópico .

Bom, eu não acho que é gambiarra, pois andei lendo a respeito e o uso do iframe torna a página mais leve , além de facilitar a criação do site como um todo, mas com certesa existem soluções mais inteligentes , como as sugeridas aqui por exemplo.Valeu, abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.