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Mário Monteiro

UE pede mais rigor dos fabricantes para evitar abusos na internet

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UE pede mais rigor dos fabricantes para evitar abusos na internet

'Dia Internacional por uma Internet Mais Segura' é realizado em 65 países.

Campanha tem o lema 'internet é mais que um jogo, é sua vida'.

 

Da Agencia EFE

 

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Comissária da UE Neelie Kroes reúne professores e alunos em Bruxelas para falar sobre web segura. (Foto: AFP)

 

A Comissão Europeia solicitou nesta terça-feira (8) aos fabricantes de novas tecnologias que se somem aos esforços para proteger as crianças de possíveis abusos na internet.

 

Uma a cada três crianças se conecta à rede de telefones celulares e uma a cada quatro por meio de seus consoles de jogos. Além disso, metade dos adolescentes de 13 a 16 anos acessam à internet de seus quartos, o que dificulta o controle dos pais. "É difícil para os pais vigiarem seus filhos", declarou a comissária europeia de Agenda Digital, Neelie Kroes.

 

Esta realidade requer, segundo Kroes, "uma maior responsabilidade do setor das tecnologias da informação e da comunicação no momento de oferecer produtos e serviços".

 

A comissão da União Europeia abordou o assunto por causa do "Dia Internacional por uma Internet Mais Segura", realizado nesta terça-feira (8) em mais 65 países com o lema "internet é mais que um jogo, é sua vida".

 

Uso consciente

A Comissão se comprometeu a revisar as recomendações comunitárias sobre proteção ao menor em meios audiovisuais e internet e sobre conteúdos prejudiciais nos videogames.

 

"A solução não é bloquear a internet, mas ajudar os usuários a utilizar a rede devidamente, algo que é uma responsabilidade dos pais, professores e das próprias crianças", assinalou Kroes nesta terça-feira (8) em seu discurso durante um seminário organizado em Bruxelas.

 

A comissária recomendou, por exemplo, máxima segurança ao criar contas nas redes sociais, dado que 59% das crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos têm algum perfil em uma rede social e 26% têm perfis completamente "públicos", enquanto 14% deles publicam endereço e número de telefone em seus perfis.

 

A Organização Europeia de Operadores de Telecomunicações (ETNO) anunciou nesta terça-feira (8) a criação de um site com informações e recomendações para elevar o nível de conscientização dos usuários.

 

"Já que as crianças que usam internet são cada vez mais jovens, nossa missão é fazer a rede mais segura e incluir ferramentas de controle dos pais e oferecer serviços especificamente projetados para crianças", destacou em comunicado o presidente da divisão de proteção da infância de ETNO, Pedro Gonçalves.

 

Fonte: G1

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