Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MeninoBonito

[Resolvido] Preciso de uma força com POO

Recommended Posts

Olá! Estudo programação orientada a objetos em php a algum tempo (acho que quase 1 ano) e nunca desenvolvi nada produtivo em POO como eu fazia de forma estruturada. Meu problema é que não consigo imaginar um sistema em POO. Fico atrapalhado... Entendo os conceitos da POO e sei entender a codificação com esse paradigma.

Gostaria de pedir a vocês, se possível, que me indicassem um sistema orientado a objetos feito em php, não precisa ser algo muito complexo. Meu objetivo é tentar dessa maneira entender como funciona a estrutura de um sistema feito em POO e dar um passo inicial para que eu consiga codificar minhas próprias ideias.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo , tem uns tutoriais , Singleton , Abstract .. aqui no forum feitos pelo João Batista Neto

um execelente material , ele excplica os padroes de projeto , etc , ja viu ??

http://forum.imasters.com.br/topic/402329-padroes-gof/

Compartilhar este post

Link para o post

Olha amigo , tem uns tutoriais , Singleton , Abstract .. aqui no forum feitos pelo João Batista Neto

um execelente material , ele excplica os padroes de projeto , etc , ja viu ??

http://forum.imasters.com.br/topic/402329-padroes-gof/

Então, eu gostaria mesmo é de um sistema feito em poo bem elaborado para que eu possa estudar como foi construído, nem precisa ser algo complexo quero mesmo é entender a estrutura... Tenho o livro Objetos PHP padrões e prática que aborda padrões de projeto que é muito bom. Espero que possam me ajudar. Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria algo mais parecido com um sistema e não só o script da classe em si. Não sei se ficou claro quando expliquei, mais meu problema é saber como organizar, estruturar juntamente com o html um projeto utilizando poo.

De forma estruturada eu utilizava php junto ao html e não sei como seria com orientação a objetos. Não consigo imaginar como devo dispor os arquivos com as classes e onde chamar os objetos. Acredito que se eu ver como funciona um sistema poo eu consiga depois me virar.

Para ficar mais claro, vou dar um exemplo. Poderia ser um sistema de cadastro e exclusão de alguma coisa, como textos ou produtos. Olha, não quero abusar ninguém pedindo que desenvolvam algo para mim. Eu poderia desenvolver algo assim facilmente de forma estruturada mais meu objetivo é aprender como as coisas são feitas de forma orientada a objetos.

Agradeço a ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Aí você teria que estudar também o conceito de MVC.

Que bicho é esse?

M - Modelo: A lógica do negócio, a parte persistente dos dados (banco de dados, arquivos, etc...)

V - Visão: A parte da aplicação que é mostrada ao usuário final (formulários, listagens, etc...)

C - Controle: A parte da aplicação que é responsável por fazer a interação entre o usuário e os dados, ou seja, entre a Visão e o Modelo (inserir, editar, etc...)

A verdade é que POO é muito mais do que declarar uma classe.

Se você não usar POO com os padrões de desenvolvimento incluídos, ela vai se tornar uma 'gordura' desnecessária.

Você vai ter o dobro do trabalho pra fazer a mesma coisa que fazia de maneira procedural.

Eu peguei o caminho das pedras faz uns 2 anos e até hoje não me encontrei.

Talvez se tivesse me preocupado com os tais padrões antes, hoje estivesse numa situação melhor.

Mas é isso aí, vivendo e aprendendo. :thumbsup:

Eu estou atualmente trabalhando no meu 'framework'.

Antes de finalmente utilizar um framework de verdade como o Zend, eu queria entender a coisa toda do jeito difícil.

Dificilmente ficará perfeito, já estou na terceira remodelação dele, dessa vez com mais calma.

Se eu gostar do resultado, publico aqui no Imasters para que você e outros membros possam entender melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

@off-topic

Rick eu começei a estudar poo esse ano, e estou focando bastante em aprender mvc e padrões de projetos.

Com relação ao tópico, tente fazer você mesmo um projeto, tente fazer um sis de cadastro de alunos, onde teria a sala/série/aluno e faça o cadastro (alterar/excluir/deletar), com poo, provavelmente vai ficar ruim + vai funcionar se você consegue fazer um sis desse estruturado e já tem uma boa base em poo, faça você mesmo, com ctz você vai conseguir, dps que você terminar você vai perceber que as disposições das pastas, as classes não seguiram em sua maioria um padrão, entao tente refazer usando os padroes de projetos.

Pelo menos estou fazendo assim :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas. Hoje encontrei no Netbeans 6.9.1 um exemplo de projeto que vem pronto, chamado AirAlliance. Seria um sistema fictício de passagens aéreas. É feito usando poo, tirou um pouco minhas dúvidas sobre a estruturação de um sistema orientado a objetos.

Só não gostei do fato do criador ter colocado php junto ao html. E isso eu ainda não imagino como seria de forma bem feita com poo rsrs. Ps: Vou passar o arquivo zipado do sistema para que vejam o que estou falando. http://www.baixa.la/arquivo/5862265 O site que fiz o upload não é muito amigável, mais foi o que achei...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.