Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Scherer

Formulário no Dreamweaver CS5

Recommended Posts

Pessoal,

Estou com uma dúvida de principiante. Quero fazer um formulário que terá campo de texto, área de texto, etc e no final os dois botões LIMPAR e ENVIAR. Quero que a pessoa preencha o formulário, e ao clicar ENVIAR ele seja enviado por email para o administrador do site. Antigamente eu fazia isso no Frontpage sem dificuldades. Agora, no Dreamweaver CS5, não consigo achar, nem nos livros, como fazer. Parece (corrijam-me se eu estiver errado) que o comando "action" é que vai definir isso. Mas a explicação que tenho encontrado é que no "Action" devo colocar o "nome do arquivo PHP que será chamado para processar o formulário". É aí que não entendi nada... alguém pode me ajudar? Que arquivo PHP é esse? E onde devo colocar a informação do endereço de email que deve receber o formulário? Obrigado! :-)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você vai colocar na action do formulario o link de um endereço de um arquivo em php que esteja em seu site, exemplo: "enviar.php" - e nesse arquivo (enviar.php) você vai colocar os códigos do php, que irão enviar o email pra você, e terá uma mensagem de "email enviado com sucesso". O Código da pagina "enviar.php" pode ser feita de várias maneiras, a mais simples é essa:

<html>
<head>
<body>

<?php 

$nome=(utf8_decode($_POST['nome'])); // Pega o que escreveram no campo 'nome'
$email=(utf8_decode($_POST['email'])); // Pega o que escreveram no campo 'email'

$para="seuemail@seuemail.com.br"; // Email para qual irá a mensagem
$assunto="Assunto do Email"; // Assunto

// Mensagem que chegará no email
$mensagem="Tudo o que estiver entre essas aspas aparecerá no seu email. Se quiser saber o nome e o email de quem enviou coloque assim:

Nome: $nome
Email: $email

";

mail("$para", "$assunto", "$mensagem"); 

?>

</head>
<body>
Email enviado com sucesso!
</body>
</html>

Lembrando que você tem que colocar NAME e ID nos campos do formulário, por exemplo, no campo nome, coloque assim:

<input name="nome" type="text" id="nome" />

Fim :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Renan, desculpe o abuso, mas você poderia ver no site www.airlung.com.br o que está errado? Tem dois problemas no formulário: não está indo por email (eu tinha achado um outro script antes de você me responder esse tópico, mas se não conseguir fazer aquele funcionar eu troco por este que você mandou agora), e outro problema é que naquela janelinha para você indicar o Estado do Brasil, ele devia ficar ali mesmo, mas vai para alguma outra página, que não existe...

Obrigado, abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pode ter certeza que esse que eu coloquei funciona, não dá pra saber porque esse 'enviar.php' não funciona pois não posso ver o código php dele, você teria que mandar ai pra gente. Antes de mais nada desenha ai uma página de "Mensagem eviada com sucesso" ou coisa do tipo na 'envia.php'. E Em relação a lista de Estados, você colocou esses valores em uma lista ou em um menu de salto(jumpMenu)? se colocou em menu de salto ao clicar ele vai ir para outra página mesmo, coloque assim:

<label for="select"></label>
 <select name="select" id="select">
   <option>SP</option>
   <option>RJ</option>
   <option>PR</option>
   <option>RN</option>
 </select>

E assim por diante, com todos os estados, e dentro do formulário, claro. Mais duvidas, posta ai :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, desculpem o abuso (e também a burrice...), mas vocês poderiam ver o que está errado em meus códigos? Vou colocar abaixo o código do formulário de contato, e em seguida o da página PHP. Tenho certeza de que o PHP tem muitos erros, eu me atrapalho com $, as localizações das aspas "" e pontos...

<td height="38" align="center" bgcolor="#FFFFFF"><table width="99%" border="0" cellspacing="4" cellpadding="4">
     <tr valign="middle">
       <td width="496" height="294">

<form action="enviar.php" method="post" name="contato" target="_self" id="contato">

<p align="right">
         <label for="nome">Nome</label> 
         <input name="nome" type="text" id="nome" size="48" />  
         </p>
         <p align="right">
           <label for="fone">DDD + Telefone</label> 
           <input name="fone" type="text" id="fone" size="48" />
         </p>
         <p align="right">
           <label for="cidade">Cidade + Estado</label>  
           <input name="cidade" type="text" id="cidade" size="48" />
           </p>
         <p align="right">
           <label for="email">E-mail</label>  
           <input name="email" type="text" id="email" size="48" />
         </p>
         <p align="right">
           <label for="mensagem">Mensagem </label> 
           <textarea name="mensagem" id="mensagem" cols="45" rows="5"></textarea>
         </p>
         <p align="right">
           <input type="submit" name="send" id="send" value="ENVIAR" />

<input type="reset" name="clear" id="clear" value="LIMPAR" />
         </p>
         <p align="right"><font size=1>OBS: O preenchimento de todos os campos é obrigatório.</font></p>
       </form></td>

E O PHP:

<html>
<head>
<body>

<?php 

$nome=(utf8_decode($_POST['nome'])); // Pega o que escreveram no campo 'nome'
$fone=(utf8_decode($_POST['fone']));
$cidade=(utf8_decode($_POST['cidade']));
$email=(utf8_decode($_POST['email'])); // Pega o que escreveram no campo 'email'

$para="airlung@airlung.com.br"; // Email para qual irá a mensagem
$assunto="Contato através do site"; // Assunto

$mensagem = "Nome:".$nome.<br>Telefone:".$fone".<br>Cidade:".$cidade."<br>Email:".

$email".<br>Assunto:".$assunto."<br>Mensagem:".$mensagem"; 

mail("$para","$assunto","$mensagem"); 

?>

</head>
<body>
Email enviado com sucesso!
</body>
</html>

Desde já, muito obrigado!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Atente para este trecho:

$mensagem = "Nome:".$nome.<br>Telefone:".$fone".<br>Cidade:".$cidade."<br>Email:".
$email".<br>Assunto:".$assunto."<br>Mensagem:".$mensagem"; 

Tente trocar para:

$mensagem = "Nome: ".$nome."<br>Telefone: ".$fone."<br>Cidade: ".$cidade."<br>Email: ".
$email."<br>Assunto: ".$assunto."<br>Mensagem:".$mensagem; 

As aspas devem vir após o ponto de concatenação...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.