Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nagaozen

iMasters abandonou ASP?

Recommended Posts

Saudações usuários do fórum iMasters,

Gostaria de saber se é apenas impressão minha ou o iMasters abandonou a nossa seção favorita ASP, pois embora eu tenha procurado por ASP na aba Frameworks e por VBScript em linguagens, não encontrei o que eu procurava. Mas alguém está sentindo falta dessas áreas no portal? Outra pergunta, vocês liam os artigos publicados na seção? Estou perguntando porque escrevi alguns poucos artigos e não recebi muitos feedbacks, gostaria de saber se ainda há interesse nessa área.

Cumprimentos,

Fabio Zendhi Nagao (nagaozen)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que colocaram só as mais populares nas abas.

Pessoalmente, tenho notado já faz algum tempo uma queda na procura por profissionais nessa area, e isso acaba se refletindo em todas as areas relacionadas infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Você fez a mesma pergunta que eu fiz há algumas semanas atrás. Não obtive a resposta esperada, mas ao que tudo indica só o Fórum e iMasters Code permanecem com ASP.

Você consegue localizar os artigos pela busca do Portal. Busque por "ASP" e vá filtrando pela data.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera... também sinto falta dos artigos e matérias sobre o ASP, afinal sempre serviram para inspiração.

~Thiago Lara , hoje programo utilizo apenas ASP e as vezes sinto que parei no tempo! rsrs

Imagino que para aplicações mais robustas, talvez seja realmente mais interessante ir para novas tecnologias, porém como programo há bastante tempo, tenho todas os trechos de códigos prontos, sendo necessário apenas ajustes entre um sistema e outro.

Tenho visto vários programadores indo para .net, php, mas vou ser sincero, até hoje não me deparei com uma situação onde o ASP não desse conta.

Sou autodidata, e como tudo que aprendi sempre foi baseado em VB e orientado à eventos, sinto, sinceramente, uma dificuldade em interpretar um código en PHP e C#, por exemplo.

Imagino que essa sensação de stop no tempo não seja só comigo, portanto aqui fica minha dica para o Imasters, já que não vão mais falar sobre ASP, sugiro que ajudem seus leitores à migrarem aos poucos para outras linguagens, inclusive solicitando aos colunistas a criação de uma série de tutoriais falando sobre iniciação em outras linguagens com exemplos comparativos entre o asp e a nova linguagem. Acho que isso facilitaria muito o entendimento de quem está acostumado com o VB e eventos.

Para saber qual a linguagem de maior interesse, sugiro uma enquete. ;)

Dessa forma, manterão seus leitores fiés, como eu! ;)

Bom, cada desenvolvedor deve saber o que é melhor para sí e essa é apenas minha opinião.

Abração galera!!

Compartilhar este post

Link para o post

Minha história é semelhante a sua David.

Trabalho com ASP desde 2001 +/-, sou auto didata em várias linguagens e programas. Curso mesmo fiz um pacote de MS-DOS e outros dinossauros que já morreram, na época que fiz o curso, nem windows existia ainda.

Também tenho muita rotina pronta e só preciso adaptar de acordo com o cliente.

Tenho pensado em migrar para outra linguagem, embora conheça um pouco de php, ainda não me entusiasmei com ele.

Estou vendo phyton agora, é uma linguagem que tem crescido muito e bastante amigavel para estudar.

Outra coisa que tem me interessado é o desenvolvimento de app´s e sites para celulares, é um mercado em crescimento e considerando o numero de celulares é muito promissor.

A sua sugestão de artigos comparativos é interessante, essa semana está corrida, mas semana que vem, devo começar um artigo comparando asp e phyton, e quem sabe algum tutorial de montagem de um sisteminha com uso de bd ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Vinicius, show de bola!

Sinceramente minha noção de phyton é ZERO!

Dei uma googlada rápida mas não achei muitos códigos para estudo, é isso mesmo ou é apenas impressão minha?

Tenho relutado, mas acho que estou a ponto de dar preferência ao PHP, o que acha?

Sobre o mobile, realmente cara... tenho lido bastantes artigos falando do poder do mobile somado à geolocalização, e com certeza será uma ótima oportunidade para nós deseolvedores.

Uma boa plataforma de desenvolvimento mobile alieada à uma boa linguagem pode fazer a diferença! rsrs

Bora estudá macacada!!

Imasters, não esqueça da gente aqueeee!! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Brigadão pelo apoio :)

Existem alguns exemplos por ai, mas é sempre o basico, tipo, viu um, já viu a maioria.

Na sub seção de phyton do forum, postei uma pergunta sobre indicação de livros e referencias, e deram boas dicas lá, já é um bom ponto de partida.

Sobre php, pretendo comprar ainda este mês ou inicio de março um livro que fala sobre php e mysql, creio que é um bom ponto de partida, pois qualquer projeto na web usa algum banco de dados, assim, tendo um livro pra referencia mais a documentação on-line, deve dar pra se virar tranquilo, além disso temos o forum de php aqui na imasters também onde tem muita gente fera.

Pessoalmente, acho que o mobile vai muito alem da geolocalização, claro que a geolocalização tem mais destaque, tem muita solução nova aparecendo no mercado e coisas que alguns anos atrás estavam voltadas apenas para grandes empresas, hoje em dia qualquer micro empresário pode implantar a custos razoaveis.

Com certeza temos que estudar para não ficar pra trás, e este ano promete muitas novidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, é pena não aparecer no imasters uma tab sobre asp. Em relação a migrar para outra linguagem(para já ainda não estou a pensar nisso) eu também vou mais depressa para php do que asp.net, por várias razões, servidores mais baratos, muito mais código disponível na net sobre php, eu uso muito jquery, a maior parte dos plugins que usam ajax são em php etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá gente, concordo plenamente com David Borges pois ainda temos muitos mas muitos programadores que usam asp ainda(como eu :) ) estou começando a dar meus primeiros passos em ASP.NET que eu sempre quis programar, e pensando que seria bem parecido com Asp clássico me deparei com uma programação muito diferente(pelo menos ao meu ver), não sei se é porque eu mal to começando mas enfim realmente o Imasters poderia proceder com a sujestão do nosso amigo David Borges ("sugiro que ajudem seus leitores à migrarem aos poucos para outras linguagens").

Grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

existem muitos sistemas em ASP, trabalho com .Net, mais programo bastante em ASP classic

Compartilhar este post

Link para o post

penso em migrar para PHP

mais realmente é como começar ler um livro do 0

por ter muita coisa ja pronta em ASP ,por conta

do tempo de trabalho,ainda me sinto inseguro em migrar :blush:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem está pensando em aprender uma nova linguagem,

sugiro que deem uma olhada com carinho no Ruby!

Além de ser extremamente poderoso e simples ele tem um ótimo framework

que é o Rails.

Estou aprendendo ainda mas estou maravilhado!

Muitas pessoas acabam parando na instalação que é um

pouco confusa, mas vale a pena insistir!

Quem tiver interesse -> LINK DO FÓRUM

Aos poucos estou escrevendo alguns tutoriais e matéria, e o que precisarem de ajuda

é só postar lá :)

Compartilhar este post

Link para o post

existem muito campo para ASP classic, tem muitos sistemas em ASP, porém a migração natural do ASP é para o .Net, eu trabalho ainda com ASP classic em vários projetos. em questão do php, isso vai da identificação de cada programador com a linguagem

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, muitas histórias parecidas, e a minha não é diferente. Autodidata, desde 2000 com ASP, e sem encontrar nenhum trabalho em que o ASP não desse conta. Gosto muito de ter o controle em meu código, sem pensar que um "componente terceirizado" pode dar problema e eu não saber como corrigir, principalmente porque trabalho sozinho... mas penso que o .net é a evolução natural... mas depois de um relacionamento amoroso de quase 12 anos, um divórcio é complicado ;-)

sds

Compartilhar este post

Link para o post

bem como podemos criar os próprios componentes, tanto em delphi, VB, .Net

Compartilhar este post

Link para o post

sugiro o mesmo do #14

quanto à migração do ASP para PHP, por exemplo, eu fiz isso em 2001

não lembro muito bem de todos os detalhes e dificuldades que tive nisso mas não foi muito "traumático" pois estava trabalhando com ASP desde 2000..

Já possuía sistemas CRM e CMS para websites onde apenas adaptava para cada caso/cliente..

Na época o php ainda tinha problema com controle de variáveis de sessão. No ASP isso era mil vezes melhor.

Em todo o restante achei o PHP muito melhor.. mais prático, livre, portável (rodava até no Windows 98 com o PWS), etc..

Por isso sempre aconselho para que evite acomodar-se numa tecnologia específica.

Estudem também como desenvolver para mobiles em Objective-C (ios) e JAVA (android).

As crianças de hoje já crescem aprendendo a desenvolver nesses ambientes e sabem também o básico de desenvolvimento web (PHP, html, asp, etc..)

Nos próximos 5~10 anos, são esses pirralhinhos que substituirão aqueles que não se atualizaram.

Tentem enxergar como uma empresa enxerga as pessoas.

Uma empresa olha o custo benefício.

Se tem uma criança de 15 anos de idade que sabe fazer sites e de quebra sabe desenvolver para mobile, então por que a empresa vai continuar mantendo um cara velho que só sabe mexer com asp ou apenas com algo específico a um custo muito maior ?

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal, participei, lá em cima, dessa discussão há um tempo atras e depois do meu post, resolvi estudar o php e iniciei alguns testes de sistemas para me aprofundar.

O que eu concluí, foi o seguinte:

EM SE TRATANDO DE APLICATIVOS E SITES WEB

- PARA MINHAS NECESSIDADES, tanto o ASP quanto o PHP suprem numa boa. Até porque ainda não me deparei com nada que o ASP não faça comparado ao PHP. (pode ser que não tenha procurado muito rsrs.. mas o fato é que não ví muita diferença entre as linguagens, se bem que não estudei muito, mas me pareceram bastante semelhantes na tratativa de variáveis, forms, condições e bando de dados)

O fato é que hoje programo sites institucionais, com adicionais de gerenciamento de fotos, notícias, formulários e principalmente com integrações com mysql, OU SEJA, tudo isso encontro no asp e em códigos que já possuo pronto.

Portanto, para aplicativos e sites, já decidi, NÃO VOU MUDAR para php.

Acho o seguinte, quem defende a migração para PHP entende que há frameworks open-source poderosíssimos disponíveis, o número de adeptos vem crescendo assustadoramente, a cada dia novos aplicativos open utilizando jquery e php vem sendo lançados, mas para mim, que já tenho tudo pronto e bem estruturado, isso não faz a menor diferença.

POR OUTRO LADO, EM SE TRATANDO DE APLICATIVOS MOBILE

Estou muito animado com essas mudanças mas sinto que meu conhecimento começou a ficar defasado nessa área.

Estou lendo em artigos pela internet, dizendo que não adianta PHP ou ASP para APLICATIVOS NATIVOS MOBILES, o correto é partir para o java.

ATENÇÃO, quando falo de aplicativos nativos, me refiro àqueles que você baixa no iTunes e no Market do Android, e não aos sites que você abre pelo navegador direto de um tablet ou celular.

Agora, eu prefiro criar um aplicativo que rode no navegador de qualquer dispositivo móvel e desktop (com interfaces diferentes) do que criar um aplicativo para mobile e outro para desktop. Além disso, com o avanço dos pontos de acesso à internet livre via wifi, acredito que os aplicativos multi-plataforma rodados diretamente no navegador ganharão muito mais espaço.

Bom.. .terminando...

Pelos clientes que tenho atendido, eles não querem saber se o site dele é em php, ruby, java, asp ou banana com caramelo, o que ele quer é estar na primeira página do google! kkkkk

Então vale a pena você rever seu código, independente da linguagem utilizada, para rever a questão de velocidade de carregamento, lixos de conexões antigas e por aí vai... além, é claro, de utilizar ótimas técnicas SEO.

Bom, é isso galera, resumindo o resumo rsrss... vou ficar com o ASP e (CONCORDANDO PLENAMENTE COM TUDO QUE O hinom DISSE) estudar algo para Mobile, provavelmente Java.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mobile eu uso o .NET Mobile, O .NET Mobile é uma extensão para o Microsoft ASP.NET e o Microsoft .NET Framework.

O .NET Mobile é um conjunto de Controles Web Forms do lado do servidor que permite a construção de aplicações para aparelhos celulares.

Estes controles produzem uma saida diferente para aparelhos de diferentes marcas através da geração de WML 1.1 , HTML 3.2 ou de compact HTML.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.